condomínios

Os condomínios são espaços que podem ser compreendidos como compartilhados em suas áreas em comum, com os moradores sendo proprietários de uma área privativa que é um apartamento ou uma casa.

Ou seja, é um local que concentra diversas unidades de apartamentos ou de casas, reunindo diversas famílias em espaços privativos e compartilhados.

O processo de construção de um condomínio pode ter algumas diferenças. Por exemplo, pode ser que já exista um projeto de construção e o cliente compre e decore seu apartamento, dependendo de sua particularidade e gosto.

Além disso, o cliente também pode realiza a compra de um terreno dentro de um condomínio de casas e realizar a construção da maneira que preferir.

Apesar de serem processos diferentes, o que eles têm em comum é o fato de que é necessário comprar com a elaboração de um projeto feito por um engenheiro civil em parceria com um arquiteto.

Além disso, tratando-se de um ambiente predial ou com uma área grande, existem alguns laudos que precisam ser obtidos pelo Corpo de Bombeiros para que a obra ocorra e que o local seja liberado para a moradia.

Pensando em todos estes detalhes que compreendem o processo no período posterior à construção do imóvel, é preciso saber sobre todos itens que são importantes para o processo de composição predial residencial.

Elementos importantes nos ambientes condominiais

No momento da construção de um prédio ou ambiente de condomínio de casas, como falamos na introdução, existem os pontos de áreas compartilhadas, que podem ser:

  • Piscinas;
  • Parquinho;
  • Playground;
  • Academias;
  • Supermercado interno;
  • Área de jogo;
  • Quadra;
  • Cinema interno.

Ou seja, existem diversas áreas externas voltadas para o entretenimento e o lazer que precisam ser construídas e contar com todo um sistema de segurança.

Por isso, é fundamental utilizar itens como uma tela para campo de futebol ou quadra presente no ambiente condominial com o objetivo de proteger a quadra, assim como evitar que a bola escape e acabe incomodando os moradores.

O mais interessante é que existem diversos tipos de tela pra campo e cabe ao síndico, junto com a administradora do condomínio e até mesmo a equipe de construção com o projeto do local verificar qual é o melhor modelo para aquele local.

Por exemplo, um modelo interessante de tela que existe é o alambrado para campo de futebol, que serve como um elemento metálico e altamente resistente.

Quais serviços podem ser terceirizados em condomínios?

Dentro de um condomínio é uma ação corriqueira realizar a contratação de empresas terceirizadas de condomínios. Isso ocorre primeiro porque existe a figura de um síndico no ambiente predial ou condominial, que pode ser um morador que tenha conhecimentos técnicos sobre o assunto ou uma pessoa contratada externamente.

Uma administradora de condomínios também é contratada com o objetivo de contribuir no gerenciamento do local, levando em conta a realização de atividades como a gestão financeira e a emissão dos boletos com as taxas de condomínio. Com isso, o ambiente fica muito mais organizado.

As empresas terceirizadas são contratadas para prestar serviço no ambiente predial. Estes serviços são prestados, sobretudo, nas áreas externas e nos locais de partilha em comum.

Estes serviços compreendem desde ações de portaria, para o controle e o monitoramento de quem deseja entrar no local, até os serviços gerais e a limpeza.

Em caso de contar com uma empresa de portaria e até mesmo de segurança patrimonial, existem diversos benefícios que envolvem essa desde o controle de pessoas, assim como a verificação dos dispositivos de segurança, que são as câmeras, alarmes e cercas elétricas.

No caso da equipe de limpeza, esta é uma ação considerada como indispensável para o ambiente residencial, sendo necessário contratar uma equipe especializada que realizará:

  • A desinfecção dos locais com os produtos específicos;
  • A limpeza da piscina e de áreas de lazer;
  • A manutenção do jardim e partes arbóreas;
  • A remoção do lixo dos pontos prediais e coleta nos apartamentos.

Esta equipe já conta com o conhecimento de como utilizar os produtos de limpeza, como é o caso do alvejante sem cloro preço, que é um tipo de água sanitária que limpa diversos tecidos, roupas e outros produtos sem causar manchas ou danos no produto.

Além disso, é possível trabalhar com outros tipos de produtos de limpeza e até mesmo outros alvejantes. Para isso, é fundamental que o condomínio tenha uma boa administração no que se refere aos gastos, verificando o alvejante preço, assim como realizando uma boa gestão financeira em relação aos outros produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *