ambientes

Os ambientes prediais são espaços que demandam uma maior complexidade, assim como atenção para a realização de todos os procedimentos técnicos.

Isso envolve desde a construção até a obtenção de licenças para garantir a segurança dos moradores. Diante da importância e da expansão de zonas com áreas prediais, é necessário entender sobre alguns dispositivos que são importantes para um prédio, como itens de construção civil e segurança.

Após a construção de um prédio, é preciso se atentar com a necessidade de reformas ou manutenções para garantir a segurança dos moradores e a valorização do imóvel.

Dessa forma, é possível realizar o conserto de fachada de predios, manutenção das áreas em externas, reparo dos sistemas hidráulicos, de energia e de segurança, além de renovar a pintura dos ambientes.

A importância das calhas e rufos

Uma das ações importantes durante uma construção, independentemente do tipo de imóvel, é realizar a instalação de calhas e rufos. As calhas e rufos são materiais criados para serem instalados no telhado.

No caso das calhas, elas são instaladas com o objetivo de deslocar a água pluvial, evitando que ocorra um processo de degradação do telhado por meio da sobrecarga de água da chuva.

Além disso, se não houver uma calha, toda a água da chuva é direcionada somente para um local no solo, causando um processo de erosão, o que provoca o surgimento de buracos no solo.

Já o rufo telhado, tem uma função mais específica, e deve ser instalado somente em alguns pontos do telhado, com o objetivo de evitar que a água da chuva infiltre no imóvel. Isso é importante, inclusive, para prevenir ações de mofo, assim como evitar danos na estrutura das paredes e da pintura.

Ou seja, o uso de calhas e rufos conseguem aumentar a vida útil de qualquer imóvel, promovendo uma proteção maior para os telhados e para à parte estrutural.

Diante dessa importância, vale a pena buscar por um modelo de calha para telhado, assim como de rufos que mais se encaixem dentro das necessidades de cada imóvel.

A escolha das portas

Uma das ações essenciais para ajudar na segurança do prédio é realizar a instalação de portas de segurança, como é o caso da porta aco automatica loja.

Este tipo de porta, além de apresentar uma elevada durabilidade, consegue ter um acionamento automático por meio do pessoal da portaria.

Além disso, este é um material muito resistente, o que agrega mais segurança ao local. Para instalar o portão automático, é fundamental ter atenção com a manutenção preventiva da porta de aço de correr, verificando sua lubrificação e a qualidade do motor.

Segurança para os ambientes prediais

Em um prédio residencial, é preciso pensar sobre a necessidade de realizar procedimentos que envolvam segurança. A segurança deve estar presente desde de evitar a entrada de criminosos por meio de dispositivos de segurança, assim como a terceirização de uma empresa especializada.

Além disso, uma equipe de segurança também pode realizar serviços para o público interno do prédio, na prevenção de acidentes e incêndios.

Por isso, o prédio precisa contar com:

  • Um sistema elétrica bem consolidado;
  • Extintores de incêndio;
  • Detector de fumaça;
  • Hidrantes;
  • Central de alarme de incêndio.

Estes dispositivos são essenciais em um processo inicial de contenção de incêndio, evitando uma proporção maior dos danos.

No caso dos ambientes prediais, ainda é necessário obter a licença de CLCB bombeiro (Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros). Esta licença possui a mesma forma de atuação do laudo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Este laudo funciona como uma licença e é indicado para os locais que apresentam uma área superior a 750 metros quadrados construídos, assim como para prédios com três andares, por exemplo.

Esse tipo de licença só pode ser emitida a partir de uma avaliação técnica realizada por profissionais qualificados que verifica os dispositivos de segurança presentes no prédio.

Por isso, é um tipo de licença que carece de renovação em um determinado período, para que o prédio esteja em dia com a legislação e as normas regulamentadoras.

Dessa forma, é importante que os prédios desenvolvam um plano de proteção e prevenção diante de incêndios, por meio de uma equipe especializada que irá avaliar o que o prédio necessita para proporcionar mais segurança aos moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *