equipamentos

Para quem possui grandes empreendimentos ou está responsável pelo gerenciamento, equipamentos e manutenção predial de empreendimentos, sabe o quanto os cuidados com a aparência e estética de um edifício ou alguma fachada de loja fazem diferença.

Principalmente os prédios mais altos, que não tem nenhuma proteção ao redor, costumam sofrer maiores danos causados por intempéries, ficam mais sujos que a maioria e, algumas vezes podem sofrer outro tipo de danos.

Por essa razão, a manutenção constante desses edifícios precisa ser feito por empresas de engenharia civil responsáveis pela reforma e limpeza de fachadas de prédios e comerciais e residenciais.

Não pode ser feito por pessoas comuns, pois é um procedimento extremamente perigoso e envolve riscos de acidente, levando a vítimas fatais, nos casos de prédios mais altos.

Equipamentos utilizados por profissionais em limpeza

Dentre alguns dos equipamentos que são utilizados por profissionais em limpeza e reforma de fachadas em grandes prédios, podemos citar:

  • Balancim;
  • Cintos de segurança;
  • Capacetes;
  • Linha de vida.

O balancim, amplamente necessária e utilizada em trabalhos do setor de construção civil, é um equipamento de segurança usado para transportar pessoas e materiais de construção entre outros tipos à grandes alturas.

Um balancim possui vários modelos para diferentes formas de usos, todas relacionadas a obras e construções, além do serviço de limpeza de fachadas.

O balancim cadeira é utilizado por somente uma pessoa e, geralmente, é aplicado para utilização em limpezas e restauração de fachadas de edifícios.

O balancim elétrico, é um dos mais seguros. É controlado pelo próprio funcionário e além do próprio funcionário, pode levar outra pessoa e também transportar materiais. E o balancim manual também leva mais de uma pessoa.

A locação de balancim deve ser feito em empresas de equipamentos de segurança e engenharia civil.

Estas empresas costumam contar com todo o aparato necessário para a realização do trabalho, bem como uma equipe de especialistas para indicar qual o melhor modelo atenderá ao seu projeto, seja ele de limpeza ou restauração.

Os serviços de atendimento e consultoria de engenharia civil não se restringem somente a locação de equipamentos e serviços.

Os trabalhos de consultoria da área envolvem uma série de outros serviços de apoio e manutenção de construções, bem como orientações e outros trâmites relacionados a obras e construções, tudo para que os trabalhos comas edificações, transcorra da melhor forma.

Os cuidados com a segurança durante as construções

Para que uma obra transcorreu sem sobressaltos e dificuldades, são necessário vários equipamentos e estruturas para garantir a segurança tanto de funcionários quanto a estruturação correta da edificação.

Um dos equipamentos da construção civil que confere grande segurança as estruturas em construção são as escoras.

Podendo ser composta de diversos materiais,as escoras são estruturas de sustentação provisórias, utilizadas em obras e que evitam acidentes, desabamentos de lajes e outras estruturas, até que estas apresentem a capacidade de se sustentarem dentro da construção sem a presença das escoras.

Muitas construções utilizam escoras de madeira para a realização de seus trabalhos, porém esse procedimento não é indicado.

O aluguel de escoras, geralmente de metal, são as mais indicadas. Escoras de metal são produzidas de acordo com as normas técnicas de segurança estabelecidas para a sua produção.

O aluguel desse equipamento pode ser realizado em empresas de aluguel de equipamentos de segurança e materiais para o setor de construção civil, como o aluguel de andaimes.

Andaimes são outro exemplo de estruturas de segurança amplamente utilizado em obras para a realização de serviços de construção e manutenção de edificações.

Andaimes são estruturas construídas em formatos de torres provisórias para alcançar determinadas alturas, possuem um método próprio de travamento para evitar acidentes e desmoronamentos da estrutura.

Empreiteira de obras, quando contratada por uma construtora, já se responsabilizada pelo provimento de segurança de todos os seus funcionários, durante o exercício dos trabalhos.

Principalmente porque as empreiteiras são responsáveis pelos trabalhos mais pesados, como o lançamento dos fundamentos entre outros.

O mesmo ocorre quando empresas de gestão predial contratam especialistas para a realização da manutenção. Empresa de pintura predial precisam prover todos os equipamentos de segurança necessários.

Isso são normas técnicas estabelecidas pela NR 35, que se refere a proteção de trabalhos a grandes alturas. Normas regulamentadoras de segurança são medidas de proteção e valorização da vida humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *