imóveis

O desenvolvimento urbano tem influenciado cada vez mais na construção civil. O aumento da densidade demográfica em cidades que servem como polo de concentração de serviços e empregos gera uma procura cada vez maior por imóveis.

O poder público e empresas privadas, entre as quais construtoras e incorporadoras imobiliárias, oferecem programas e projetos arquitetônicos que atendem todo o tipo de público.

Desde moradores individuais até grandes famílias, todos conseguem encontrar um modelo imobiliário que atende as necessidades de moradia, conforme o número de cômodos e o espaço disponível.

Interferência de empreendimento demanda estudos

Para construir casas e sobrados em bairros estruturados e devidamente planejados, de acordo com o plano diretor municipal, as construtoras e incorporadoras precisam apresentar um estudo de impacto de vizinhança para atender pontos que interferem na dinâmica da população.

A apresentação de pontos positivos e a solução para situações que podem apresentar problemas pontuais devem ser levadas em consideração.

Esses estudos são preparados por profissionais de diversos setores, entre os quais:

  • Arquitetos e urbanistas;
  • Engenheiros civis;
  • Geógrafos e historiadores;
  • Ambientalistas.

Todos os processos devem ser avaliados de maneira individual e, a partir de então, verificar como que o impacto de vizinhança vai influenciar no local, e as consequências para toda a região.

Com isso são apresentadas medidas que possam compensar em quesitos como mobilidade urbana, meio ambiente, setor cultural, evitando todo e qualquer conflito que possa surgir.

Nesse ponto, cabe ao poder público acatar todos os pontos apresentados, aprovando a construção que vai beneficiar a população no setor habitacional. Vale reforçar que a participação da sociedade civil deve ser levada em consideração sob todos os aspectos.

Elementos estruturais fazem diferença no ambiente

Uma vez que a construção de um bairro planejado ou um condomínio residencial está aprovado, cabe à construtora e incorporadora se incumbir dos materiais que serão utilizados nos imóveis.

A aplicação de divisoria de ambiente de gesso é uma forma de empregar novos elementos que fazem parte da construção civil moderna. Esse material utiliza uma tecnologia na montagem estrutural, pois conta com placas pré-fabricadas de fácil instalação.

Além disso, é possível encontrar em acabamentos de teto, prontos para incluir uma iluminação embutida. Outra característica que valoriza o uso está no isolamento acústico proporcionado entre os ambientes.

Proprietários utilizam acessórios para decoração de imóveis

Quando as pessoas procuram moradias em novos bairros e condomínios residenciais, esperam encontrar um imóvel moderno, com possibilidades infinitas de acabamento e decoração.

Dependendo do espaço disponível e dos moradores que irão ocupar os espaços, é possível incluir um piso emborrachado antiderrapante para garantir a segurança durante a locomoção, além de ser mais confortável para caminhar.

Esse tipo de material pode ser encontrado na área de lazer, próximo à piscina, para evitar escorregões e acidentes. Há placas emborrachadas que podem ser aplicadas no quarto infantil, com desenhos lúdicos e que protegem as crianças durante um longo período.

As janelas dos quartos podem contar com uma persiana rolo com tecido blecaute, pois esse material evita ao máximo a entrada de luz natural. A estrutura desse acessório permite uma abertura facilitada, assim como a higienização quando é feita a limpeza doméstica.

Economia na conta de eletricidade é possível nos imóveis

A energia elétrica é uma obrigatoriedade que precisa estar presente em qualquer empreendimento imobiliário, devido à tecnologia empregada em diversos cômodos.

Um dos grandes vilões quanto ao gasto de energia elétrica é o chuveiro e, para economizar de maneira inteligente, construtoras estão implementando o aquecedor a gas 20 litros apenas nos banheiros.

Essa é uma maneira de economizar na conta de energia elétrica, pois em comparativo com o gás natural, os valores possuem diferenças exorbitantes e, por isso vale todo o investimento nesse tipo de equipamento.

Nova mentalidade social para melhoria global

A economia é válida para todos os públicos que buscam formas de adquirir empreendimentos imobiliários sustentáveis. Determinados pontos sugerem a aproximação com a preocupação com o meio ambiente, como serviços que permitem o uso moderado de veículos próprios, entre os quais:

  • Mobilidade urbana inteligente;
  • Transporte público de qualidade;
  • Escolas e universidades;
  • Clínicas de saúde e hospitais;
  • Proteção e segurança.

A instalação de parques e praças públicas com variedade de árvores, ou mesmo condomínios construídos acompanhando o desenvolvimento urbano dos municípios, além de bairros planejados, está em franca expansão, e não há um limite para que isso acabe.

Por fim, as cidades estão valorizando projetos imobiliários que aplicam modelos sustentáveis, e a população está mostrando interesse em participar da mudança da própria sociedade, para um futuro melhor e com mais verde no horizonte.