O acabamento de uma residência se dá na aplicação de pisos, azulejos, pintura, entre outros serviços que precisam ser realizados no espaço, tanto na parte interna, como na parte externa. Mas é na decoração que as características do morador transparecerão.

A presença de quadros, luminárias, vasos de plantas, entre outros objetos, vai determinar como será a convivência, no dia a dia, com móveis e eletrodomésticos essenciais, como camas, sofás, mesas e cadeiras.

Todos os cômodos precisam de uma ambientação, e a melhor forma de se aproveitar os espaços é saber adaptar cada peça, seja móvel ou um objeto decorativo, com as necessidades diárias.

Variedade de estilo na decoração

Em um quarto, é preciso ter uma cama confortável, com espaço dedicado para guardar roupas e calçados.

A presença de um guarda-roupa pode ser eficiente, pois, na maioria das vezes, esse tipo de móvel permite a organização de roupas de estação, espaço para os sapatos, e ainda todo o enxoval de cama, com lençóis, cobertores, travesseiros e edredons.

As salas de estar costumam ser compostas por um aparelho de som e televisor, em frente a um sofá, e poltronas, para a recepção da família e amigos. É nesse espaço que as pessoas costumam expor fotos da família e amigos, mostrando afeto e carinho para com todos.

Esses objetos de decoração também podem ser funcionais, como espaço para guardar as chaves da residência, e de veículos, e também um espaço para as correspondências.

Para acertar em uma decoração clean, é importante contar com a ajuda de um profissional, pois ele pode fazer diversos apontamentos, que ajudam na organização e na escolha dos objetos, assim como no uso inteligente da iluminação natural.

Os profissionais também ajudam em outros aspectos, como:

  • Escolha de cores para paredes;
  • Determinação funcional do ambiente;
  • Reciclagem de móveis usados;
  • Fluidez na mobilidade com espaços arejados.

Por mais que se escolha objetos de decoração, os moradores podem ter os ambientes decorados com poucos itens e, ainda assim, ter um espaço bonito e elegante, que seja atrativo aos olhos e tenha destaque com o uso de tecidos diferenciados, ou quadros e fotografias nas paredes.

Para os moradores que gostam de receber os amigos, em noites para um bate papo descontraído, ou aos finais de semana, em que se reúne a família ao redor da mesa, é preciso ter uma cozinha com espaço suficiente para que todos fiquem confortáveis, pelo menos na hora do almoço ou jantar.

Por isso, a organização de todo o local deve ser imprescindível, com armário planejado para cozinha, com espaços e divisórias para panelas, talheres, pratos, em conjunto com a despensa, onde ficam guardados os alimentos e demais ingredientes.

Construído com as medidas exatas do cômodo, é possível aproveitar da melhor forma possível, do chão ao teto, para guardar inclusive os eletrodomésticos, como batedeiras e liquidificadores.

Conforto ao morador, comodidade ao vizinho

A sala de estar precisa receber diferentes móveis e objetos de decoração, que também podem ser confortáveis e usuais.

O carpete em manta acústica, por exemplo, pode ser instalado em um apartamento, o que proporciona conforto aos moradores, e comodidade ao vizinho do andar inferior, pois ele não será incomodado pelo som de sapatos no piso, por exemplo.

Entre as características desse tipo de instalação, está a aplicação de uma manta de látex, que permite isolamento acústico e térmico, proporcionando uma sala bastante confortável.

Para garantir a privacidade, o mercado oferece diversas possibilidades de cobertura para as janelas, com modelos variados de cortinas e persianas.

A persiana romana é funcional e tem uma estética que pode combinar com diferentes estilos de decoração, devido à sua característica de fechamento, criando faixas únicas, em harmonia com o ambiente, além de otimizar o espaço de instalação.

A iluminação também é um detalhe que deve receber a devida atenção em todos os cômodos. Luzes baixas, em abajures, nas laterais de uma cama, podem ser o suficiente para a leitura.

Mas é preciso que as lâmpadas principais sejam potentes o suficiente para permitir a iluminação, quando é necessário.

Para ambientes como escritórios, o mercado oferece diversos lustres para sala pequena, que podem ser o suficiente para iluminar um espaço de trabalho.

As escrivaninhas e mesas de trabalho também podem receber luminárias, que podem ser acionadas apenas em casos de emergência, ou para melhor iluminação de um espaço específico.

O importante é contar com objetos que sejam decorativos, mas também tenham utilidade, em todos os ambientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *