Ideias

Toda construção, principalmente, uma obra residencial, necessita de uma série de empresas e pessoas qualificadas para que todas as etapas sejam executadas com eficiência, desde a elaboração do projeto até a parte efetiva da construção.

Cada vez mais é exigido que esses processos construtivos, como a montagem de uma residência, sejam executados por profissionais e setores que tenham uma preocupação com a sustentabilidade.

Sendo assim, materiais que serão utilizados, móveis que serão escolhidos e outros componentes que fazem parte da estruturação das construções residenciais devem remeter a um projeto sustentável da obra.

O objetivo do nosso artigo é apontar exatamente estratégias e componentes que podem fazer parte de uma obra, como a construção de uma casa, e que são elementos cada vez mais essenciais atualmente para que recursos importantes não sejam desperdiçados, e para que os procedimentos da obra não causem mais problemas para o meio ambiente.

Essas são práticas importantes, e por isso qualquer conhecimento acerca dessas ideias podem ser interessantes.

Ideias de composições residenciais

Uma casa costuma possuir alguns cômodos e espaços, que são mais básicos.

Dependendo do tipo de orçamento para obra fica mais fácil implementar outras ideias sustentáveis nesses espaços para que a residência, juntamente com os moradores dessa casa, apliquem ideias e montem estruturas para um melhor desenvolvimento sustentável do espaço.

Para exemplificar melhor, listamos alguns cômodos e espaços que são comuns em casas, e alguns que costumam ter em residências mais amplas do que o básico, como:

  • Quartos;
  • Sala;
  • Cozinha;
  • Banheiros;
  • Jardim de entrada;
  • Jardim de inverno;
  • Área externa com piscina;
  • Escritórios.

Mostraremos as instalações que podem ser feitas nesses locais para melhorar a sustentabilidade do dia dia.

Sistemas fundamentais

Independente do tipo de casa, do tamanho e do modelo da planta residencial, existem sistemas que são imprescindíveis, como o sistema de instalação elétrica.

Nos dias de hoje é quase que básico e até primordial a instalação desse sistema, visto que são esses aparatos que possibilitam que a energia seja distribuída para todos os cômodos e espaços da casa.

A energia é fundamental para que aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos sejam ligados, e também que a luz artificial seja ascendida.

Como dissemos, existem ideias que podem trazer mais sustentabilidade para a residência, e é exatamente sobre a iluminação que podemos fazer um apontamento importante.

Utilizar uma placa solar 300 watts pode ser uma ideia bastante interessante e sustentável, visto que essas placas, instaladas nas partes superiores das estruturas das casas, como os telhados, captam a energia solar e a armazenam por meio de um sistema próprio.

Dessa forma, é possível iluminar todo o ambiente da casa sem que seja necessário gastar energia elétrica, evitando o desperdício desse recurso importante.

Esses sistemas de placas e energia solar também podem ser importantes para o ligamento de aparelhagem que, normalmente, dependem de eletricidade para funcionar.

É o caso dos sistemas de ar condicionados residencial, muito utilizado para melhorar o clima ambiente, principalmente em dias mais quentes.

A instalação de um painel fotovoltaico para ar condicionado faz com que a energia captada seja aplicada no sistema, diminuindo o consumo energético e criando uma prática de consumismo consciente.

Como evitar o desperdício de recursos

Evitar o desperdício de recursos importantes, como a própria energia elétrica, e também a água, é uma prática que deve ser adotados por todos cada vez mais, visto que são recursos esgotáveis e que precisam ser preservados.

Algumas ideias para diminuir o desperdício d’água, por exemplo, são diminuir o tempo de banho dos moradores, não utilizar mangueiras para lavagem dos pisos e outras estruturas, desligar as torneiras sempre que possível ou então utilizá-las em cargas reduzidas.

Existem ideias que também podem ser aplicadas em alguns espaços específicos, por exemplo, em casas que possuem jardins amplos em que as plantas e flores necessitam ser regadas constantemente.

Nesse caso, muitas famílias adotam por construir um sistema de irrigação com irrigadores que utilizam jatos d’água, o que acaba usando uma alta quantidade d’água em poucos segundos.

Uma ideia para diminuir esse desperdício e estar de acordo com conceitos de sustentabilidade é trocar esse sistema por um sistema de irrigação por gotejamento automatizado.

Esse último aparato mencionado utiliza menores quantidades de água, diminuindo o desperdício e ainda são mais aptos para não prejudicar as flores e plantações.

Ideias como essas mencionadas ao longo do texto estão se tornando cada vez mais essenciais e precisam ser aplicadas, visto que a degradação do meio ambiente nos últimos séculos foi bastante intensa.