As empresas do setor imobiliário devem ter, em seu quadro de funcionários, profissionais que sejam presentes em todo o andamento das obras, desde a fundação até o acabamento

Na maioria das vezes, uma equipe de arquitetos e engenheiros é responsável por todos os processos burocráticos, como a documentação junto a órgãos públicos e liberação de ocupação de espaço.

Engenheiros e arquitetos

Estes profissionais também podem ser os responsáveis pela escolha de empresas que serão fornecedoras de material de construção, de maquinários que serão utilizados nas mais diferentes etapas, em um canteiro de obras, e dos operários que irão colocar a mão na massa, de forma literal e figurativa.

Durante cada etapa, será preciso, também, a contratação de profissionais para áreas específicas, como geólogos, para o estudo de movimentação de solo, e quais as soluções que podem ser adequadas ao modelo de construção que está sendo empregada.

Profissionais do setor elétrico são necessários para apresentarem um projeto de todo o sistema de captação e distribuição de energia. Isto se aplica desde o início das obras, até o final, com a distribuição das tomadas e interruptores, dentro da construção.

O mesmo pode ser dito dos profissionais do setor de encanamento, que devem atender a diferentes leis de meio ambiente, para a devida captação de água, e todo o sistema de distribuição, e, em casos específicos, da instalação de uma estação de tratamento de água e esgoto, como em centros comerciais, condomínios residenciais e industriais.

Para fazer toda a movimentação de máquinas e equipamentos dentro do canteiro de obras, operadores devidamente capacitados, com documentação comprobatória, devem ser contratados, de modo a fazer assentamento do terreno, movimentação de terra a locais de descarte regular, e, até mesmo, para abastecer as caçambas de caminhões, que levam para outros locais, o excesso que pode ser retirado de um lugar, e ser reaproveitado em outro.

Todo o acompanhamento de obras deve ser feito por profissionais responsáveis, que precisam estar atentos durante todo o andamento do projeto, verificando se todas as técnicas de segurança estão sendo aplicadas, se os profissionais que estão trabalhando nas obras estão utilizando os equipamentos de proteção individual, e se os materiais de construção são de qualidade e específicos para cada aplicação.

Veículos especiais presentes nas obras

Em espaços onde é necessário realizar a movimentação de carga, como sacos de cimentos, ferragens para vigas e colunas, a equipe responsável pelo local deve disponibilizar veículos especiais, desenvolvidos para o trabalho em canteiros de obras, que suportem muito peso, e possam atender à demanda de pesos variados, durante todo o período de obra.

Nas obras que envolvem projetos prediais, com pisos superiores ao térreo, existe a possibilidade de contratação de uma empresa de içamento, para levar a pontos mais altos, as colunas, vigas e partes do telhado, como ferragens e telhas, para a cobertura do local.

Dependendo da estrutura a ser construída, o projeto envolve a contratação de guindastes, que atendam, de forma eficiente, todo o projeto, com alturas variadas e áreas bastante grandes.

No solo, é preciso fazer a movimentação de equipamentos, como misturadores de concreto, ferramentaria, como parafusadeiras, furadeiras, marteletes, perfuradores.

É possível ter à disposição uma empilhadeira de carga, que faz toda a parte de transporte, em espaços curtos, e com a vantagem de não precisar do esforço físico de um operário.

Com o andamento das obras, é possível que alguns ambientes fiquem impossibilitados de receber a entrada de máquinas maiores, conduzidas por operadores.

Nestes casos, o trabalho manual se torna uma necessidade, mas ainda assim, com certa facilidade, graças a alguns equipamentos que ficam à disposição.

O carrinho de mão é uma ferramenta eficiente, e que está disponível em todos os canteiros de obras. Dependendo do material a ser transportado, pode ser que seja muito mais útil o uso de uma empilhadeira manual, com diversas vantagens envolvidas, como:

  • Processo de trabalho mais produtivos e operacionais;
  • Ótimo custo-benefício para a empresa;
  • Fácil carregamento e descarregamento;
  • Mesmo com peso, operador não se prejudica.

Este tipo de equipamento é de fácil utilidade, oferecendo, de forma prática, maior agilidade nos trabalhos realizados dentro de espaços, mesmo que mais restritos.

Dependendo das obras em que estão inseridos, podem caber em elevadores de cargas, com a facilidade de amarração dos objetos a serem carregados, e podendo ser operado por qualquer trabalhador.