O paisagismo é uma área que tem como finalidade trazer, a diversos espaços, a decoração de paisagens.

Plantações e áreas verdes fazem parte do planejamento de um profissional paisagista que trabalha, também, em locais que, de alguma forma, foram afetados por obras de construção civil.

O paisagismo em meio a áreas comerciais

A jardinagem e paisagismo são duas áreas muito importantes que estão interligadas.
Os espaços comerciais também se beneficiam muito da atuação do profissional paisagista. Espaços comerciais mais verdes trazem uma série de benefícios, como:

  • Melhora a qualidade do ar;
  • Alívio do estresse;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Promove melhor qualidade do sono;
  • Aspecto visual agradável;
  • Ótima relação de custo-benefício;
  • Valorização imobiliária.

A área do paisagismo voltada, especificamente, para uma decoração de paisagens em empresas e comércios, de maneira geral, é o Paisagismo comercial, que vem sendo cada vez mais buscado, uma vez que seus benefícios são comprovados.

Além dos projetos de paisagismo, comércios e empresas também podem se beneficiar muito com escolhas de revestimentos de piso, que devem ser feitas com muito cuidado.

Uma ótima opção consiste no piso intertravado, composto de diversos blocos feitos em concreto.
Os Pisos Intertravados de Concreto oferecem muitas vantagens a quem optar por esse tipo de piso.

Uma dessas grandes vantagens é a durabilidade, que pode chegar a muitos anos com cores vivas. As cores, aliás, existem em abundância nesse tipo de piso.

Esse piso também é, extremamente, resistente, suportando o tráfego de pessoas e de veículos.
É por isso que é muito comum ver esse tipo de piso nas calçadas, nas ruas e em estabelecimentos, como os estacionamentos.

Os pisos intertravados também oferecem resistência a problemas como enchentes e alagamentos, já que a passagem de água é permitida, não promovendo a impermeabilização do solo.

Além disso, diminui, consideravelmente, a absorção de calor do solo, o que evita um piso muito quente, de forma que a comodidade também se torna um diferencial desse tipo de piso.

Um piso intertravado pode ser a escolha ideal por proporcionar uma série de vantagens como, por exemplo, a grande resistência e a longa vida útil desse tipo de piso.

Outro fator fundamental para empresas

Além de detalhes como o paisagismo, a jardinagem e o tipo de piso a ser escolhido, o tratamento terciário de efluentes também é algo que faz diferença em qualquer empresa.

Esses tratamentos visam remover poluentes, podendo ser aplicadas diversas técnicas para que seja alcançado o objetivo.

Oxidar a matéria orgânica, por exemplo, é uma tecnologia utilizada para remover poluentes no tratamento de efluentes, entre as várias tecnologias disponíveis para isso.

A estação de tratamento de esgoto é um dos maiores exemplos de tratamento de efluentes e é popularmente conhecida pela sigla ETE.

O tratamento de esgoto passa por várias etapas para a remoção de poluentes, sendo que a primeira é a etapa de gradeamentos. Na etapa de gradeamentos, as barreiras presentes na ETE retêm os resíduos sólidos do esgoto.

Retidos os resíduos sólidos, sejam grandes ou pequenos, a areia suspensa no esgoto acaba no fundo do tanque, em uma etapa chamada de desarenação. Na desarenação, os materiais orgânicos seguem nas camadas superiores do tanque.

A primeira etapa de decantação é a próxima etapa do processo e é conhecida como decantador primário.

Nessa etapa, o material orgânico forma iodo, através de uma transformação química causada pela mistura desse material no fundo do tanque, onde é sedimentado.

A próxima etapa do sistema de tratamento de esgoto consiste em uma etapa de centrifugação, em que a fase sólida é separada da líquida, que é armazenada em tanques.

Pela separação ocorrer em uma espécie de peneira, a etapa é conhecida como peneira rotativa.
E, após passar pela peneira rotativa, uma digestão anaeróbica cumpre o papel de neutralização das bactérias e gases, potencialmente perigosos, atuando diretamente no iodo restante no sistema.

Após isso, a mistura segue em um tanque de aeração, onde há uma transformação dos resíduos orgânicos em gás carbônico.

Dessa forma, é facilitada a decomposição desses resíduos, já que alguns microorganismos poderão se alimentar deles.

A próxima etapa de decantação é conhecida como decantador secundário, diminuindo a matéria sólida ainda presente no lodo, e passando para uma próxima fase em que o Iodo é filtrado, até, finalmente, passar por um processo de coagulação e desidratação.

Dessa forma, termina toda a parte sólida que existia no Iodo. A compressão mecânica extrai o que resta da parte líquida deste.

Por fim, o material passa pela etapa final, conhecida como secador térmico que, ao ser exposto a temperaturas muito altas, ocorre uma evaporação em todos os resíduos líquidos ainda presentes.