A garagem é onde guardamos nossos veículos para garantir a sua proteção e segurança.

Ela tem a função de proteger contra sol, chuva, vento, e outros fatores decorrentes do tempo, também serve para proteger o veículo quando não está sendo usado, evitando assim riscos de furto e avarias variadas.

Uma das coisas que necessárias para aumentar a segurança e permitir o fluxo dos veículos é o portão de garagem preço variando de acordo com o modelo e material.

Quais os modelos de portão existentes no mercado?

Existem vários tipos de portão, que variam de acordo com o projeto, tamanho e tipo de abertura. Podendo ser manuais ou automáticos, e abrir de maneira basculante, correndo em um trilho ou bipartido.

Com o custo dos equipamentos necessários para se montar um portão automático cada vez mais baixos, esses modelos vêm sendo usados por diversas edificações mais modernas e também sendo adaptados em construções antigas.

Por serem acionados através de um controle remoto, esse modelo se torna mais seguro e prático, pois evita que o condutor saia do carro para realizar a abertura do portão.

Um modelo popular nas loja e comércios, é a porta de rolo ou porta de enrolar preço que pode variar entre os modelos manuais e automáticos.

As portas metálicas retráteis, começaram a ser utilizadas no Brasil no início do século XX.

Economiza espaço, pois, geralmente, é fixada atrás do vão e acima da porta. No início dos anos 80, começou a ser feita no modelo elétrico e podem ter mais de 10 metros de comprimento sem precisar de divisórias.

Elas são feitas de lâminas de metal encaixadas umas as outras que correm por guias laterais, que podem ter sua profundidade variada e se enrolam a um eixo logo acima.

Os modelos automáticos podem ser acionados por controle remoto ou interruptores, alguns portões apresentam grandes dimensões sendo necessário o uso de motores, que podem suportar mais de uma tonelada de peso.

Um motor para porta de garagem pode ser basicamente de três modelos, basculante, que fica suspenso depois da abertura, sendo geralmente é feita para cima.

O deslizante usado em portões que abrem para os lados, esse motor geralmente fica exposto e deve ser resistente ao tempo; e o motor pivotante, usado em portões que abrem para o lado de dentro ou para o lado de fora, como ocorre com uma porta bipartida.

Por possuir difícil manutenção é menos recomendado sendo pouco utilizado nas construções.

Qual a utilização de cada modelo de portão?

Além de proteger e garantir o acesso, os portões podem apresentar diversos modelos para diversas finalidades. Conheça a seguir alguma delas.

A primeira coisa que vemos ao passar em frente a uma residência é a sua fachada, seu portão.

Eles possuem diferentes estilos, portão de ferro, madeira, basculante deslizante, etc. Desde o mais simples aos mais elaborados.

Fazem parte da construção e devem estar em harmonia, unindo o modelo do portão ao estilo da fachada.

Com uma mistura de materiais, composições e texturas, eles fazem a proteção e embelezam nossos lares e empreendimentos. Conheça alguns modelos e materiais, a seguir.

  • Portão automático: são todos os portões que utilizam um motor para acionar o mecanismo de abertura.
  • Normalmente esse modelo possui um controle ou interruptor de acionamento, às vezes, os dois;
  • De abrir: esse modelo é um dos mais tradicionais e, normalmente, é utilizado em construções com entradas pequenas, sendo necessário apenas o espaço interno para abertura das folhas;
  • Deslizaste, ou de correr: esse modelo é muito utilizado pelas indústrias. Ele desliza em uma linha horizontal, através de um trilho e precisa de um espaço na fachada de mesmo tamanho ou maior para sua abertura ser completa;
  • Portão basculante: é o modelo que abre para cima, não necessita de muito espaço livre, perfeito para otimizar o espaço da garagem;
  • Portão pantográfico: popularmente, conhecidos como sanfonado, são várias hastes que correm ligadas umas às outras, por um mecanismo em X, elas trabalham encaixadas em um trilho que guia as hastes;
  • Portão de aluminio: opção muito popular no mercado, pois dispõe de um excelente custo-benefício, além de serem leves, duráveis e apresentarem uma baixa manutenção.

 Como escolher o modelo correto?

Em diversos materiais e com design personalizado, existe um modelo ideal para compor a fachada da sua residência.

Existem disponíveis, hoje em dia, uma infinidade de designs e materiais utilizados para a fabricação dos portões, alguns modelos podem ser fabricados, especialmente, para sua casa ou empresa.

Esses modelos podem ter um desenho diferente, apresentar uma inscrição ou logotipo à sua escolha. Tanto os automatizados quanto os manuais podem ser feitos em diversos materiais.

Com características mais rústicas ou com design moderno, eles são parte essencial das construções e quando harmonizados, e integrados à fachada, compõem o estilo ideal para a sua entrada.