Ao construir sua casa se pensa muito nos detalhes relacionados ao acabamento, mas saiba que o processo inteiro é importante. Existem equipamentos que auxiliam em toda a construção, tornando-a muito mais produtiva e mais rápida.

A maioria deles não são os protagonistas da obra, de forma que quase ninguém presta atenção no seu uso e nos seus diferentes modelos. Eles surgiram para ajudar, então é importante entender qual a utilidade deles.

A maleabilidade do arame recozido

Ele é bastante utilizado na construção civil, principalmente porque ele aumenta a produtividade e reduzindo as perdas. Com fácil manuseio, ele serve para fixar as ferragens do concreto, amarrando as peças.

O arame recozido é produzido a partir do fio-máquina proveniente da laminação quente, formado pelo aço de baixo teor de carbono. Ele necessita passar por um processo de eliminação de impurezas chamado decapagem, para depois passar para a etapa de trefilação.

Ele tem a largura reduzida e comprimento aumentado ao passar por um equipamento conhecido como trefila, processo que o torna duro e quebradiço. Seguindo ao próximo estágio, chega o recozimento em uma espécie de forno. Com isso, ele perde a característica de firmeza, se tornando mais maleável.

Pode ser que ele ainda passe por uma fase de galvanização para receber uma camada de zinco. Esse processo é uma ótima ferramenta para torná-lo resistente à corrosão. É possível encontrá-lo em lojas especializadas em rolos de 0,5 kg, 1 kg e 2 kg, além de pacotes que podem variar de 10 a 200 quilos.

As utilidades da lixadeira pneumática

Este é um dos equipamentos mais utilizados em diversos setores da indústria, a lixadeira pneumática é uma ótima opção para conseguir realizar os processos de lixamento, que tornam o acabamento dos produtos bem mais eficiente. Ela ainda é capaz de fazer uma combinação da alta potência de corte com bastante precisão.

Por conta disso, este é um equipamento bastante grande e robusto, que oferece uma performance de alto desempenho. Os materiais que são utilizados para produzi-lo possuem uma qualidade de ponta, dentre eles a fibra de nylon e um termoplástico conhecido como polipropileno.

A combinação destes dois formam uma estrutura capaz de reduzir as ondas vibratórias emitidas durante o seu uso, evitando transtornos e incômodos que pessoas que se encontram próximas poderiam sentir. Isso também aumenta a quantidade de trabalho e, com essa maximização, há uma melhora no desempenho e na produtividade.

Essa espécie de serra circular é chamada de pneumática pois isso significa que a sua força não vem da energia elétrica, mas sim do ar pressurizado que é gerado por um compressor ligado a ela por uma mangueira. O fato de ela não ter motor a torna mais leve e, portanto, muito mais fácil de ser manuseada.

Ela é muito versátil e os segmentos da indústria que utilizam esta ferramenta são vários, mas entre os principais pode-se destacar as funilarias, as empresas especialistas em pinturas, as oficinas mecânicas, as marcenarias e as serralherias

Existem vários modelos que variam de acordo com a potência, o tamanho da sua serra circular, como é sua entrada de ar, quanta pressão ela aguenta, a velocidade de rotação e qual o tipo de compressor instalado nela.

A força do rompedor hidráulico

Com a principal função sendo perfurar e demolir, o rompedor hidráulico para retroescavadeira é importante para obras que envolvem escavação e demolição de terrenos, prédios e pedreiras. O cilindro do rompedor elimina a maior parte da tensão que é provocada por culpa dos golpes em vazio.

Isso acaba gerando uma economia de gastos relacionados à reparação, que é apenas uma das várias vantagens que o uso deste equipamento pode oferecer às obras de construção. Entre as outras estão:

  • Facilidade na manutenção e na operação;
  • Proporciona o mínimo de esforço para o trabalhador;
  • Funciona tanto a gás quanto a óleo;
  • Permite que o trabalhador tenha um bom campo de visão.

Há ainda alguns modelos desse aparato que potencializa o trabalho da retroescavadeira, com diferenças na potencialidade, na barra de ventilação, no acumulador de alta pressão, na retenção do equipamento, entre outras coisas.

Todos essas ferramentas estão presentes de alguma maneira nos mais variados tipos de obra, então na próxima vez que você passar por uma, procure por eles!