A construção civil ocupa um papel importante na economia brasileira. O setor emprega milhões de pessoas e, além disso, é essencial para o desenvolvimento de outras áreas comerciais.
Diz-se que serve como medição de como anda a saúde financeira do país.

Equipamentos industriais utilizados na construção

Quando o ramo da construção está em alta, a demanda por produtos relacionados também aumenta. Alguns desses equipamentos são industriais e marcam presença nas construções. É o caso da talha.

Através de um cabo de aço, essa ferramenta é capaz de elevar pesos que a força humana não suporta ou não deve carregar por razões de segurança. Desse modo, a talha pode locomover um objeto fazendo movimentos de subida ou descida.

Existem normas da ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas), e também do Ministério do Trabalho, que dispõem da produção, uso e fiscalização desse equipamento.

O instrumento apresenta tipos variados. Um deles é a talha manual, que possui ganchos nas extremidades.

Como podemos deduzir pelo nome, o funcionamento depende da operação humana. Um trabalhador puxa correntes e a talha realiza o processo de içar a carga.

No entanto, ao contrário do que se pode pensar, não é um procedimento inseguro, pois a existência de rodas dentadas impede que o operador exerça força superior ao estipulado pelas normas.

Outro tipo é a talha elétrica, que se diferencia da manual, principalmente, pela capacidade de funcionar sem um operador. Mas é mais cara do que a anterior.

Por outro lado, exige manutenção com mais frequência, em comparação à manual. Essas talhas são utilizadas para o deslocamento de objetos muito pesados.

A talha elétrica pode ser encontrada em diversos postos de trabalho, além da construção civil, como estaleiros, indústrias de automóvel, embarcações, etc.

Funciona através de um teclado de controle. Após ser colocada em um guindaste, ou algum equivalente sólido e fixo, já está pronta. Geralmente, contém um sistema de embreagem para os casos de sobrecarga.

Nas construções civis, também é comum o uso de grampos de fixação, que servem para segurar cabos de aço, entre outras funcionalidades.

Trata-se de uma espécie de prensa e estão disponíveis em variadas versões, conforme as finalidades do uso.

O uso das estruturas

No mundo da construção civil, algumas estruturas são bastante conhecidas e utilizadas, principalmente quando exercem função de sustentação.

As vigas estão entre o rol dos elementos que compõem as edificações. O intuito do uso desse material é a transferência de peso de partes da construção para colunas.
Existem formatos diferentes, como a Viga i. Isso significa um perfil reto e extenso. Há também peças no formato H.

São responsáveis pela sustentação. Geralmente, as vigas ficam alocadas acima das paredes, entre duas colunas.

A ideia é conferir resistência ao edifício. Os engenheiros devem acompanhar e analisar as instalações da viga, que deve constar no projeto.

Os equipamentos para construção civil são variados e demandam estudos mais aprofundados, de acordo com as necessidades da sua obra. Mas alguns deles estão presentes com grande frequência.

A cantoneira, por exemplo, é um objeto metálico em formato de L, com ângulo de 90º. Seu uso pode variar, mas costuma servir para arrematar quinas, dobras de parede ou ter função de apoio.

Também são instrumentos que têm serventia na montagem de estruturas, como torres de transmissão, ou podem valer em outras áreas de trabalho, como a serralheria.

Já falamos de vigas e cantoneiras no campo dos perfis estruturais, que podem abarcar uma gama de usos – seja como revestimento ou pilar. Outros componentes também fazem parte da lista, como os perfis do tipo U, W e H.

Assim como outros apetrechos da construção civil, esses também obedecem a um esquema determinado de normas de segurança.

As estruturas de perfil em formato de U são bem próximas do cotidiano. Podem aparecer em detalhes da casa, mas também em posições mais complexas. Eis alguns usos:

  • Corrimão de escadas;
  • Grades;
  • Prateleiras;
  • Equipamento de transporte;
  • Escoramento;
  • Implemento agrícola.

As de perfil H tomam grande parte na indústria e construção. Podem ser aplicadas na indústria mecânica, assim como o perfil W, que possui grande resistência. Este último aparece muito em:

  • Pontes;
  • Equipamentos de ferrovias;
  • Agroindústria.

Esses são apenas alguns dos materiais que podem ser usados tanto na indústria quanto na construção civil. É de suma importância o estudo das finalidades, bem como da origem do equipamento.