A produtividade dentro de um canteiro de obras depende diretamente de uma série de fatores que devem ser levados em conta na hora de executar um projeto.

A qualificação dos profissionais envolvidos e a qualidade dos materiais empregados são exemplos de questões que não podem ser negligenciadas para bons resultados.

Além disso, o uso dos equipamentos corretos é fundamental para garantir mais segurança, otimização e agilidade dentro das construções, evitando atrasos e falhas que podem comprometer não só a entrega no prazo determinado como a satisfação dos resultados entregues.

Por isso, reunimos no artigo a seguir algumas dicas e informações mais detalhadas sobre equipamentos que fazem parte do cotidiano desse setor não apenas por serem importantes, mas por serem decisivos na obtenção de qualidade e rapidez.

Telas

A tela está presente em praticamente todo canteiro de obras, como você já deve ter reparado. Ela também faz parte de projetos de contenção, sejam provisórios ou permanentes, que podem ser encontrados em vias públicas, estacionamentos, garagens, etc.

O objetivo das telas, que são variadas e podem fornecer diferentes performances, é conter uma área, evitando que pessoas a acessem, seja pelo risco oferecido ou para que um processo construtivo não seja interrompido ou danificado.

Dessa forma, elas servem tanto como uma barreira sinalizadora quanto como uma contenção propriamente dita, como quando estão instaladas em fechamentos periféricos de andares em prédio não concluído.

Existem diferentes modelos disponíveis no mercado e é importante contar com aquele que melhor atende às demandas de cada canteiro de acordo com a função desempenhada.

A Tela tapume laranja é a mais conhecida e possui fabricação em tecido, o que a torna muito mais durável que alguns outros modelos existentes. Isso sem falar que sua cor chamativa é ideal para que as pessoas possam estar mais atentas aos procedimentos de contenção.

A instalação das telas passa pelo seguintes procedimentos:

  • Demarcação;
  • Fixação;
  • Fixação dos apoios;
  • Instalação dos cabos;
  • Fixação das telas.

Guinchos

Os guinchos plataforma são utilizados não só dentro dos canteiros de obras, oferecendo a possibilidade de locomover cargas e equipamentos de peso elevado de um ponto a outro dentro do espaço, como também fora, nas estradas, onde realizam o transporte de itens importantes.

Dessa forma, é fundamental garantir o bom desempenho de um guincho plataforma, evitando problemas para a produtividade da construção e garantindo segurança com relação aos variados transporte realizados pelas rodovias.

Andaimes

Podemos dizer que sem os andaimes não haveria construção civil como a conhecemos hoje. Isso porque esses itens responsáveis pelo içamento de cargas, equipamentos e trabalhadores é fundamental para garantir o acesso a diferentes tipos de estrutura e gerar um trabalho mais preciso em cada detalhe que compõe uma obra de qualidade.

Desse modo, é impossível pensarmos em uma grande quantidade de atividades e tarefas importantes nesse setor sem considerar a eficiência do andaime, que pode ser encontrado em diferentes tipos de composição e com finalidades cada vez mais específicas.

Um exemplo é a Plataforma Suspensa Elétrica, utilizada para o deslocamento de trabalhadores, ferramentas e materiais de forma prática e rápida, de forma que os diferentes pontos do canteiro são atendidos com eficiência e agilidade.

Também conhecido como Balancim elétrico, esse item é composto de:

  1. Plataforma;
  2. Guarda corpo;
  3. Motor elétrico;
  4. Dispositivo de segurança;
  5. Painel elétrico;
  6. Cabo de energia;
  7. Cabos de aço.

Isso sem falar nos acessórios que são empregados para a melhor fixação, como as vigas, os contra-pesos, os suportes e os distanciadores.

Os balancins, que podem, ainda, ser chamados de Andaimes Motorizados, são ideais para trabalhos em altura e possuem muita utilidade também nos variados segmentos industriais.

Mini gruas

A Mini grua para construção civil é outro exemplo de equipamento usado para içar cargas e pode suportar até meia tonelada. Com ela, é possível alcançar uma altura de até 120 metros de forma segura e altamente precisa.

Entre suas principais características, podemos destacar:

  • Possui freio eletromagnético;
  • Giro de 360º;
  • Ascenção rápida;
  • Motor trifásico;
  • Facilidade de transporte e manuseio.

O mais importante é sempre garantir a boa procedência de cada material empregado na construção. Além disso, vale lembrar que os equipamentos utilizados devem ser fornecidos por empresas de confiança e contar com serviços adequados e qualificados de supervisão e manutenção, assegurando o padrão de qualidade nos resultados obtidos.