Muitas pessoas, na hora de realizar a construção de algum espaço, não abrem mão das técnicas antigas de construção, mesmo em projetos modernos, que existem cada vez mais no mercado.

O cimento, por exemplo, aglomerante hidráulico, que em contato com a água forma uma massa consistente e, quando seco, fica rígido e resistente, muito utilizado em reboco de paredes, tijolos de cimento e até mesmo arranjos decorativos para o jardim.

Outro objeto que nunca sai da construção das casas por ser fácil de ser encontrado, barato e leve, são as cercas. Elas levantam instalações, seguram artefatos e dividem lugares distintos.

A utilização das cercas

O mourão de cimento, colocado junto à cerca, é de extrema importância para limitar o perímetro dos locais, normalmente, usado em áreas rurais que necessitam dessa delimitação de espaço para separar alimentos distintos ou até mesmo animais.

É uma forma muito barata de realizar uma separação, não necessitando fechar o local com paredes, além de ser muito difícil de ser derrubado por conta de sua rigidez e por ser cravado na terra, dificultando sua derrubada.

É muito utilizado em locais de grandes extensões, que são abertos, e que necessitam de uma separação, para num mesmo lugar haver dois tipos diferentes de coisas, como plantações, animais, ou até mesmo um parque ecológico que necessite de cercamentos de espaço.

Dentre suas vantagens, abaixo estão listadas as mais importantes:

  • Separação de locais;
  • Não ocupa espaço;
  • Fácil de ser achado;
  • Fácil instalação;
  • Preço popular;
  • Muita rigidez.

Dessa forma, é de muita necessidade se pensar sobre a instalação do mourão em algum local, pois são muito versáteis e baratos, não deixando o básico e antigo de lado, pois sua eficiência ganha em disparada.

Um sinônimo de rigidez

Para ganhar mais rigidez e resistência para aguentar todos os tipos de incidente, é necessário ter um material de boa qualidade, que não falhe em desempenhar seu papel, sendo de muita destreza e eficiência.

Para isso, a argamassa refrataria ganha espaço, por ser um material de extrema qualidade, revestindo coisas que serão usadas com muita frequência e expostas a várias condições, como um local extremamente quente ou frio, ou um ambiente aberto, sofrendo alterações com ventos, chuvas e, até mesmo, pequenos tremores.

Desta forma, o revestimento dessa argamassa faz com que o produto revestido, no caso o mourão feito de cimento, seja muito mais resistente às condições ambientais, ainda mais por, geralmente, estar em locais abertos como campos.

O material refratário é composto por componentes de cerâmica, que ajudam na resistência a altas temperaturas. Sua química, física e estrutura devem ser estáveis, além de alta resistência a choques que possam danificar o material.

Os materiais, podem até ser resistentes a altas temperaturas, porém existe um limite. Eles suportam até, aproximadamente, 2000ºC, depois dessa temperatura, eles começam a se danificar e deixam de exercer seu papel de resistência.

Os refratários que suportam temperaturas mais altas têm seu prefixo como super, e são feitos de outros materiais mais resistente às temperaturas, como zircônia.

A zircônia é uma pedra que imita um diamante, pelo fato de não se danificar facilmente, por isso é muito mais resistente que uma peça feita de cerâmica.

Apesar disso, são muito mais custosas do que peças feitas de cerâmica, por isso deve ser muito estudada a sua necessidade para que o dinheiro não seja perdido.

Em casos de utilização em locais externos e em peças que não estarão expostas a uma alta temperatura, o recomendável é utilizar um refratário de cerâmica, que será, de longe, mais barato que a zircônia, e tendo o mesmo papel de rigidez e eficiência.

Entretanto, nos casos mais específicos em que se necessita de uma resistência à temperatura maior, o ideal é a utilização da zircônia, o investimento será mais alto, porém com mais qualidade.

Partindo de todo esse pressuposto, a cerca de tela é extremamente importante para o assunto. Usada inúmeras vezes, antiga e muito barata, ainda é a querida dos construtores por sua maleabilidade e custo baixo.

As cercas são utilizadas no início de construções, divisões de locais e até mesmo em grandes shows, que necessitam de uma proteção maior, além da segurança que ela oferece, quando bem-acabada e instalada.

Para isso, é extremamente imprescindível procurar lojas de materiais para construção e especialistas que entendam do assunto, para o dinheiro ser investido em uma boa instalação, que assegure, aos ocupantes do local, uma boa divisão e segurança.

Desta forma, seguindo as dicas acima, é possível conhecer mais sobre os materiais e artefatos de cimento, que podem ser instalados em residências, indústrias ou até locais rurais, pois são extremamente versáteis.