engenharia

Tudo o que vemos de infraestrutura depende da engenharia civil. Essa é a área responsável por projetos e construções, desde as pequenas, como casas, até as grandiosas, como estádios de futebol. Assim, a importância de uma empresa de projetos de engenharia civil em nossa vida é enorme.

Todo o desenvolvimento e bem estar de um local, seja ele uma rua, um bairro ou uma cidade, é obra da engenharia civil. Suas funções, de modo geral, são:

  • Planejar e projetar;
  • Supervisionar obras;
  • Realizar manutenções de infraestrutura;
  • Analisar obras já feitas.

É claro que dentro da engenharia civil existem muitas subáreas, cada uma especializada em uma função. Assim, é preciso contratar empresas de engenharia adaptadas para o tipo de construção que se quer fazer.

As áreas da engenharia civil são: construção civil, estruturas, projetos de recursos hídricos, recursos energéticos, transportes, geotécnica, ambiental, saneamento, orçamento e planejamento, infraestrutura e mapeamento.

Sendo assim, uma construtora de galpões industriais não é a mesma que uma construtora residencial. Porém, independentemente de qual for o ramo de atuação, todas as áreas necessitam de um projeto inicial para funcionarem.

Nesse projeto consta tudo: desde prazos até materiais e valores.

Importância da fiscalização

Além do projeto inicial, outra parte necessária e que não se diferencia para nenhuma área é a fiscalização de obras e serviços de engenharia. Isso é ainda mais importante quando falamos em obras públicas, mas abrange desde construção de casas até de galpão industrial.

Essa fiscalização tem a função de analisar tanto as disposições e cumprimentos contratuais quanto as normas necessárias para aquela construção. Por exemplo, o galpão pré moldado de concreto precisa seguir a NBR 9062, que define todas as regras de qualidade para esse material.

É a fiscalização que vai garantir a segurança do ambiente que está sendo construído, a fim de proteger tanto as pessoas quanto a própria estrutura. Sem a fiscalização, muitos acidentes poderiam acontecer, causando até tragédias. É por isso, inclusive, que é feita por um profissional experiente e reconhecido no mercado.

Necessidade da sustentabilidade na engenharia

Por ter uma importância tão grande no nosso dia a dia, a engenharia civil está cada vez mais próxima da ideia de sustentabilidade. Isso porque, construções civil têm um impacto direto no meio ambiente. Assim, realizar esse trabalho de forma menos prejudicial à natureza é essencial.

Além disso, a construção sustentável faz com que as obras se tornem mais baratas. Esse conceito pode ser aplicado em todos os tipos de projeto, desde casas até grandes infraestruturas.

Para isso, são utilizadas tecnologias e materiais mais ecológicos, com a ideia de poupar mais os recursos naturais. Isso porque a construção civil é a que mais utiliza a natureza: madeira, pedras e areia são alguns exemplos disso.

Uma das formas de realizar uma construção sustentável é a instalação de energia solar. Além de ser uma fonte renovável e inesgotável de iluminação, é uma opção que evita a utilização de hidroelétricas, que trazem alguns prejuízos para o meio ambiente. Além disso, ao utilizar essa energia, nenhum gás ou outro tipo de produto é liberado no ar.

As obras que pensam em sustentabilidade também diminuem drasticamente a poluição. Com isso, os materiais são reaproveitados, evitando o desperdício. Além disso, utilizar materiais ecológicos também ajuda muito nesse sentido, como plásticos reciclados e madeira de reflorestamento.

O telhado verde é outra opção de aumentar a sustentabilidade de uma construção. Ele é como um teto vivo, feito com plantas, muito utilizado ultimamente em construções residenciais, como condomínios. Além disso, ele proporciona vantagens como:

  • Produção barata;
  • Isolante acústico;
  • Melhora a filtragem da água;
  • Retém poluição;
  • Deixa o ambiente mais fresco;
  • Torna o ambiente mais bonito.

Outra vantagem das construções sustentáveis é a manutenção mais barata e facilitada.

Para concluir

Por fim, conseguimos compreender o quanto a engenharia civil está presente em nossas vidas. Tudo que nossos olhos alcançam quando o assunto é estrutura, foi planejado e executado por engenheiros civis.

Por isso, é muito importante que hajam profissionais excelentes no mercado. Nossa segurança, desenvolvimento e bem-estar dependem disso.

Além disso, é apenas por conta da engenharia civil que alcançamos a modernidade que vivemos hoje, com estruturas tecnológicas, sustentáveis e confortáveis.

Conhecer os passos e analisar sua importância é fundamental para darmos valor e compreendermos o trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *