A construção de um empreendimento requer muito mais atenção do que a construção de uma casa, pois será necessário entender quais tipos de processos esse empreendimento irá empregar, se irá manipular algum material ou maquinário específico, se irá necessitar de alguma parte elétrica mais específica, etc.
Isso é algo muito trabalhoso, que demanda muita atenção, recurso e tempo. Por conta disso é sempre necessário ter um planejamento muito bem feito, que conte com imprevistos, fornecedores de confiança e uma equipe que saiba executar o trabalho de forma rápida e exemplar.
Pode ser um pouco difícil entender todos os passos envolvidos na construção de um empreendimento, porém durante este artigo iremos elucidar diversos pontos referentes à construção e prevenção de acidentes de um empreendimento.
Realizando a demolição
Para fazer a construção e reforma de algum local será necessário entender se a estrutura já presente no espaço poderá ser reaproveitada ou deverá ser demolida, em alguns é possível optar por terrenos vazios, o que não é comum, pois é muito trabalhoso realizar o nivelamento e a construção de toda uma fundação.
Por conta disso a demolição é a principal responsável por começar a adequar o terreno para receber o empreendimento.
A demolição pode ser feita de duas formas e a escolha de qual delas será aplicada irá depender muito da qualidade da estrutura atual e de quanto da fundação deverá ser preservada.
As demolidoras em sp zona sul tem a escolha de implodir uma edificação ou realizar a demolição através de máquinas e de pessoal especializado que realizam o procedimento parede por parede.
Implodir, geralmente, causa danos na fundação, mas que podem ser reparados, e a implosão é muito mais rápida, já a demolição feita por maquinários é mais lenta, porém irá preservar, de forma mais ampla, a fundação.
Como já abordado aqui, a demolidora irá entender em primeiro momento qual a necessidade de preservação da fundação para assim escolher qual dos 2 métodos irá aplicar, atendendo corretamente à necessidade do cliente.
Projetos implementados em uma construção
A engenharia civil gera diversos tipos de construções sendo que o foco dessa área é produzir empreendimentos para facilitar a vida da sociedade e, ao mesmo tempo, gerar proteção e cuidado com o meio ambiente, tentando preservar ao máximo qualquer tipo de vegetação, rio, lago ou vida animal que poderia ser afetada de forma negativa por algum procedimento incorreto.
Por isso essa área é tão minuciosa na aplicação dos seus projetos, sempre pesquisando, melhorando, aplicando e investindo em novas tecnologias e equipamentos.
Iremos entender a partir de agora alguns projetos que são implementados tanto para criar plantas de casas quanto para plantas de empreendimentos e os seus benefícios finais.
Cuidando e implementando a parte elétrica
Atualmente a parte elétrica é a com maior foco na segurança, sendo que existem diversos sub-projetos que devem ser atendidos para gerar a rede de forma totalmente segura, além de contar sempre com proteções extras, como:
- Geradores;
- Protetores de surto;
- Aterramento;
- SPDA (Proteção contra raios).
Além disso, a energia que chega até o empreendimento pela rede de distribuição elétrica, normalmente, é muito forte ou muito fraca, precisando ser trabalhada para ser transferida como 110V ou 220V para os maquinários do empreendimento.
A máquina principal para realizar esse tipo de procedimento é a cabine primária, que irá regular a tensão e a voltagem, e passar para uma cabine secundária que fará as últimas verificações, podendo ou não conter um transformador para regular algumas outras informações, como frequência e distribuição.
A cabine primaria preço é acessível e pode ser encontrada com facilidade do mercado em diversos modelos.
Planejamento estratégico
O mais importante além de ter diversos projetos para se aplicar, é planejar como cada um será feito, por qual empresa e qual será o investimento de tempo e de dinheiro nisso, visando sempre a maior produtividade e o menor gasto.
Qualquer empresa de projetos de engenharia civil tem como prioridade criar um projeto que irá responder ao prazo e ao orçamento do cliente.
Existem diversas implicações negativas em negligenciar esse pontos, primeiro que irá impactar na produtividade da construção, pois sem o planejamento adequado no fornecimento dos produtos, tipos de insumos, maquinários que deverão ser alugados ou comprados, a obra terá diversos tipos de contratempos, e é válido ressaltar que sem um planejamento existem riscos de falhas elétricas que poderão comprometer a integridade dos colaboradores e o orçamento.