construção

A construção civil envolve diversos procedimentos e estudos da área, assim como a elaboração de um projeto que seja eficiente. Além disso, existem serviços e atividades que ajudam no processo de otimização do tempo de obra e que reforçam a segurança do local.

Por isso, neste artigo, separamos algumas dicas sobre serviços e materiais que são indispensáveis em sua obra.

O serviço de terraplenagem

Em uma construção o serviço de terraplenagem pode ser muito importante para nivelamento do terreno. Em muitos terrenos existe um excesso de areia ou terra, assim como a presença de desníveis, buracos, dentre outros elementos.

No momento de realizar uma fundação para a construção, esses desníveis atrapalham o processo da obra, podendo comprometer a segurança do imóvel.

Por isso, o serviço de terraplenagem é realizado para o alinhamento desse terreno. Funciona da seguinte forma: uma máquina como escavadeira é utilizada no processo, realizando a remoção de terra.

Após isso, um rolo compactador de solo é passado no local para finalização do nivelamento. Inclusive, existem empresas especializadas em terraplenagem, que podem realizar um serviço com excelência.

O uso do metal e do concreto na construção

Com o terreno limpo e nivelado, a obra finalmente pode iniciar. Para qualquer tipo de obra, seja ela de pequeno ou grande porte, a atenção à estrutura e fundação são fundamentais para garantir a sustentação do imóvel.

Geralmente, essa estrutura é feita por meio da fundação e inserção de dois itens básicos: metais e concreto.

Esses dois elementos são complexos, mas altamente versáteis, resistentes e duráveis, ou seja, são materiais que apresentam uma confiabilidade em sua utilização.

Um dos materiais muito utilizados em uma obra de construção civil é o ferro, que pode estar atento em barras, parafusos e até mesmo por meio do vergalhão de ferro. O ferro é um elemento metálico altamente utilizado nas construções porque é muito forte e resistente.

Geralmente, seu uso se dá na elaboração de estruturas. Com a mistura, o ferro se torna aço e ganha ainda mais durabilidade e até mesmo resistência diante da umidade e oxidação. Com isso, existe o vergalhao de aco.

Esse material é utilizado para fabricação do concreto armado. Esse elemento é fundamental em construções, principalmente, na fundação.

Por meio do concreto armado, é possível construir:

  • Paredes;
  • Lajes;
  • Vigas;
  • Calçadas.

Todos esses materiais precisam de uma construção muito bem fundamentada e consolidada, o que é possível por meio do uso do concreto armado. O ferro em contato com o concreto são importantes aliados para uma fundação forte e firme.

O concreto é a mistura do cimento com areia e pedras e é fundamental não somente no processo de estrutura, mas para aplicação do reboco entre os tijolos.

Esses elementos fazem parte da base de um imóvel, prédio ou outro tipo de construção mais complexa. Com o uso do concreto ainda é possível obter um meio fio de concreto.

Esse material é utilizado em calçadas, servindo como uma borda, ou seja, em locais onde há desnível, essa calçada ou uso do meio fio, contribuem para reduzir esse desnível entre calçada e pista. Ainda, contribui também para o procedimento hidráulico e de escoamento de água de uma rua.

Para obter o meio fio de concreto preço é importante realizar o orçamento em casas de construção, visando encontrar não somente um preço bom, mas também materiais de qualidade para sua construção.

Além desses elementos que já falamos aqui, para a construção de outros locais mais complexos, como galpões ou até mesmo para ambientes industriais, recomenda-se o uso do corte e dobra de aço, que pode ser por meio de chapas metálicas, dobras para instalação de portas, além da própria montagem de peças que serão utilizadas na estrutura.

Inclusive, esses dobras são feitas a partir da edificação a ser construída, agregando ainda mais resistência e durabilidade.

Outros elementos da construção

Você já deve ter percebido a importância do ferro e do aço para uma construção, principalmente, em sua fundação.

No entanto, além desses materiais, existem vários outros que são importantes nesse processo e um deles é o bloco de alvenaria, que é a base para a edificação de paredes, independentemente da obra.

Além desse bloco, existem outros materiais como areia, água, telhas, madeira, argamassa, brita, dentre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *