estruturais

Os projetos estruturais de um imóvel contam com diferentes materiais que, quando unidos, formam uma casa, um prédio, um edifício. São muitas peças conjuntas que precisam de técnica, dedicação profissional e elementos que fazem total sentido quando são finalizados.

Quando um empreendimento imobiliário é iniciado, é preciso fazer um planejamento adequado, com etapas estruturais específicas para que tudo faça sentido.

Esse cuidado atende normas de segurança, identificação de sustentação, divisão de cômodos, entre outros aspectos de uma construção.

De acordo com as finalidades empregadas no imóvel, muitos elementos utilizados podem ser necessários para a complementação do espaço.

Isso significa que empreendimentos residenciais são diferentes daqueles destinados para estabelecimentos comerciais ou galpões industriais.

Ambiente industrial valoriza segurança operacional

Os galpões industriais costumam ocupar uma grande área territorial, por diversos motivos, muitos deles relacionados à mobilidade e segurança.

A engenharia e arquitetura empregadas nesses espaços priorizam a facilidade de movimentação de carga, entre outras características próprias, entre elas:

  • Facilidade de acesso de veículos;
  • Interferência baixa na mobilidade urbana;
  • Presença de máquinas de grande porte;
  • Escoamento de bens de consumo direcionado.

Para atender toda a demanda de entrada de matéria-prima e saída de produtos finalizados para centros de distribuição, as estruturas imobiliárias destinadas ao setor industrial contam com portarias distintas e setores específicos para cada tarefa executada.

Certos ambientes contam com pisos industriais distintos, com o uso da chapa expandida como elemento essencial em sua composição. A estrutura principal é formada por aço inox, muito resistente e com grande durabilidade.

Por ser um material dinâmico pelas possibilidades de emprego, é possível encontrar esse material em patamares náuticos, centros de distribuição e como base de máquinas e equipamentos industriais.

Essa versatilidade também é comprovada por ser um material antiderrapante, o que justifica seu uso em diferentes ambientes imobiliários.

Por promover segurança e durabilidade, outros materiais também são utilizados nos acabamentos de imóveis destinados ao setor industrial.

A colocação de piso intertravado de concreto em vias de passagem de veículos é estimulada, principalmente, por causa da permeabilidade e pela sustentabilidade atrelada ao material.

Esse modelo de piso também é encontrado em outros ambientes, como pátios de condomínios, estacionamentos públicos e privados, além de corredores residenciais.

Isso porque possui um custo baixo e uma absorção de água eficiente, impedindo o aparecimento de poças.

Resistência mecânica justifica uso de concreto

Uma presença primordial em qualquer construção é do concreto armado. A combinação entre areia, pedra e cimento promove a sustentação de um imóvel desde a sua base, e vai subindo de diferentes formas, como vigas, colunas, pisos e lajes.

É possível identificar materiais específicos que são formados por esse tipo de material, como o bloco de concreto nas guias de calçadas, complementando a pavimentação e empregando segurança para motoristas e pedestres.

A decoração externa de um ambiente também é possível, como o uso das guias em praças e jardins públicos, além de áreas estruturais comuns de empreendimentos comerciais e condomínios residenciais.

O direcionamento de água pluvial também pode ser determinado pelo uso dos blocos, assim como a presença de canaleta de concreto com objetivo de encaminhar a água para bueiros e encanamentos próprios para esse tipo de recepção.

Proteção contra umidade reforça elementos estruturais

A água, aliás, é um elemento que precisa ser colocado dentro de qualquer projeto imobiliário, pois a chuva é comum ou mesmo o orvalho de áreas próximas a matas e florestas, além da região litorânea.

O reforço proporcionado pela impermeabilização com manta asfáltica sobre o telhado é uma solução eficiente e muito praticada. A água da chuva que cai sobre a cobertura não penetra no interior da construção, evitando o acúmulo de umidade e aparecimento de mofo e bolor nas paredes internas.

Muros de contenção podem receber esse produto, reforçando a sustentação em terrenos próximos a encostas e morros. Áreas de lazer podem ser reforçados com o uso de impermeabilizante para piscina, levando em consideração a presença constante de água por um longo período.

De qualquer forma, o tráfego pesado comum nos pátios industriais, as calçadas delimitadas por guias resistentes ou a impermeabilização para garantir a durabilidade de uma estrutura imobiliária são técnicas implementadas pelos profissionais do setor da construção civil.

Obras particulares ou relacionadas ao poder público devem valorizar todo o investimento, procurando sempre o melhor custo benefício. As tendências provocadas pelo emprego de tecnologia e novos materiais é sempre bem vindo à construção civil.

Com um planejamento adequado e um projeto com finalidades distintas, é possível evitar qualquer problema estrutural, mesmo que seja necessário uma manutenção preventiva ao longo do tempo.