Construir, para muitas pessoas, é sinônimos de dores de cabeças e desembolso de grandes quantias em dinheiro. Entretanto, com a pesquisa e informações corretas, é possível passar por esse processo sem problemas financeiro e estresse.

Passo a passo para uma construção

O primeiro passo para uma construção com bons resultados, é contar com um profissional especializado e qualificado, seja para te ajudar com o projeto ou chefiar a obra. Esse cuidado garante uma construção segura e com ótimos resultados lá na frente.

Depois de encontrar o profissional, é hora de colocar na ponta do lápis todos os gastos na obra em geral.

Essa etapa é responsável pela elaboração do orçamento da construção, medindo assim, tudo que será empregado para cada coisa durante o desenvolvimento da obra, colocando na lista os colaboradores, materiais e revestimentos.

Durante a elaboração do orçamento, é de suma importância buscar não apenas mão-de-obra especializada, mas, também materiais com um ótimo custo benefício, como é o caso dos pisos Vinílicos e pisos laminados.

Em seguida, é momento de se certificar que toda a documentação do terreno está em dia, garantindo assim, uma construção segura e em conformidade com a lei.

No caso de quaisquer irregularidades, é essencial regularizar antes de seguir com implementação da obra.

Com o projeto pronto e todos os documentos em dia, é hora de cuidar do desenvolvimento da obra, que pode ser resumido em:

  • Fundação;
  • Estrutura;
  • Paredes;
  • Vedações;
  • Telhados;
  • Forros;
  • Instalações hidráulicas;
  • Instalações elétricas;
  • Revestimentos;
  • Esquadrias;
  • Pintura;
  • Limpeza.

No caso deste último item, você pode contar ainda com uma empresa especializada em limpeza pós obra, que entende as maneiras corretas de como limpar pisos e outros materiais da construção.

Conheça os tipos de pisos e coberturas para sua obra

Um dos segredos para uma obra bem feita, é escolher materiais de qualidade. Por isso, é essencial pesquisar os produtos disponíveis no mercado, como também seu custo e benefício.

Por isso, separamos os modelos mais comuns de pisos e coberturas, que geralmente consistem nas áreas que mais geram dúvidas. Confira abaixo.

Modelos de pisos

O mercado dispõe de diversos tipos de pisos, que por sua vez, são utilizados para finalidades e intenções distintas. Então, antes de tomar a sua decisão, conheça os principais modelos usados.

Pisos laminados

Os pisos laminados, também conhecidos popularmente como durafloor, geralmente imitam madeira, sendo de fácil instalação e conservação.

Uma das principais vantagens desse tipo de piso é o custo-benefício, sendo encontrado por um valor bem acessível. Além disso, é um material totalmente versátil, sendo utilizado como pisos e até mesmo durafloor rodapé.

Pisos de madeira

Os pisos de madeira consistem em uma ótima para salas e quartos, principalmente porque é menos resistente à umidade e outras intempéries.

Seu valor também é acessível, variando de acordo com o tipo de madeira escolhida e tratamento necessário para utilização (como por exemplo, pinturas).

Pisos de porcelanato

O porcelanato se tornou um dos pisos mais queridinhos, principalmente por sua versatilidade, que pode imitar não apenas a madeira, mas também granito e mármore.

Além disso, possui uma ótima durabilidade e resistência a umidade, sendo um bom pedido para cômodos constantemente umedecidos, como acontece com a cozinha, por conta do vapor.

Pisos cerâmicos

Os pisos cerâmicos são os mais utilizados e a maior vantagem é a sua relação de custo e benefício, sendo acessíveis e disponíveis em diversos modelos, se adequando às necessidades do cliente.

Modelos de coberturas

Steel Deck

O modelo de laje Steel Deck, basicamente, é composto por uma camada de aço seguido por uma de concreto, sendo muito utilizado tanto em estruturas de concreto quanto metálicas.

Dentre suas principais características temos: resistência a altas temperaturas, ótimo conforto térmico, o período de instalação é menor, quando comparada a outros modelos e economia de materiais.

Lajes maciças

As lajes maciças consiste no modelo mais utilizado no mundo da construção civil, principalmente em obras residenciais. De modo geral, é caracterizado pela concretagem da laje com vergalhões de ferro que sustentam a estrutura, sendo construída diretamente no local.

Lajes pré-moldadas

As lajes pré-moldadas são caracterizadas como o tipo de material que chega ao canteiros de obras prontos, apenas para ser instalado na estrutura.

De modo geral, são formados por placas de concreto, possuindo também um ótimo custo e benefício, além de ser uma opção que contribui com uma obra mais rápida.