Os toldos são partes essenciais de um grande número de imóveis e comércios. Isso se dá porque eles realizam a cobertura de uma área externa com praticidade, além de oferecer modelos e cores diferenciados, que podem agradar a todos os gostos.

Não apenas por uma questão estética, mas, principalmente, por uma questão utilitária, os toldos são elementos com uma estrutura relativamente simples, que visam proteger uma determinada área das intempéries ou mesmo da incidência de raios solares, proporcionando um espaço mais agradável e tranquilo.

Podem ser facilmente instalados e sua estrutura é personalizada, justamente para atender com eficiência o local em que será instalado, sendo por isso fabricado sob medida para cada imóvel.

Seja para quintais ou para garagens, os toldos podem resolver com eficiência um problema de exposição constante, como a queimadura da tinta dos tetos de carros ou mesmo cobrir uma área de lazer, que possua mesas e cadeiras, sendo uma opção bastante viável para diferentes tipos de funcionalidades.

Existem diferentes modelos de toldos, com a mesma função principal de cobertura, porém são facilmente adaptáveis para cada necessidade específica.

Alguns desses modelos são:

  • Toldo retrátil;
  • Toldo fixo;
  • Toldo túnel;
  • Toldo vertical;
  • Entre outros.

Conhecer alguns desses modelos pode ser ideal para ajudar no momento da escolha. A seguir, alguns deles serão abordados de maneira breve, expondo suas principais características.

Sobre o toldo retrátil

O toldo retrátil é um dos modelos mais práticos encontrados. Ele fornece o benefício principal de proporcionar uma área coberta ou, após a sua retração, uma área livre.

Pode ser facilmente automatizado, com a instalação de um sistema simples de abertura e fechamento remoto. Essa pode ser uma das suas funcionalidades mais interessantes, justamente em períodos chuvosos.

Além disso, ele pode ser confeccionado em diferentes cores e tipos de lonas, facilitando a escolha por um tipo que orne de maneira mais coerente com a decoração do local.

Sua instalação é relativamente rápida e a sua limpeza é feita com produtos de uso comum, precisando esfregar a superfície levemente para remover a sujeira.

Sobre o toldo fixo

Diferentemente do toldo retrátil, o modelo fixo permanece cobrindo a área durante todo o tempo. É muito utilizado em comércios, em locais como:

  • Restaurantes com área externa;
  • Escolas;
  • Lojas;
  • Prédios comerciais;
  • Entre outros.

Normalmente, esses locais optam pelo modelo fixo para disponibilizar uma área coberta permanente, que muitas vezes pode ser mais agradável aos seus usuários.

Em restaurantes que possuem salão externo, por exemplo, o toldo fixo é indispensável. Principalmente porque realizar uma refeição sob uma área coberta é muito mais confortável. Além disso, em dias de chuva, o estabelecimento não é prejudicado pelo mau tempo.

Em escolas, a mesma lógica se repete. Afinal, em dias de chuva, torna mais fácil conduzir os alunos de maneira segura, evitando que passem todo o período de aulas com roupas molhadas.

Em lojas ou prédios comerciais, é muito comum encontrar o modelo fixo de toldo transparente. Isso porque eles deixam o ambiente mais iluminado, além de proporcionarem uma área com maior amplitude visual. Desse modo, causam uma boa impressão em seus frequentadores.

Sobre toldo túnel

O toldo túnel é um dos modelos mais específicos. Ele é aplicado principalmente em corredores, pois o seu formato é mais direcionado para fornecer cobertura em relação ao comprimento de um espaço, sendo a opção mais adequada para locais de passagem ou mesmo para entradas estreitas.

Ele pode ser facilmente adaptável mesmo em corredores que possuam um condutor para calha ou cano na parede, tornando a sua fabricação mais específica, de modo a contornar o item, oferecendo a mesma eficiência obtida em locais com a superfície livre.

Sobre toldo vertical

O toldo vertical é um modelo bastante diferenciado. Isso porque ele não cobre áreas horizontais, mas é utilizado como uma “parede removível”.

Eles são muito vistos em lanchonetes e restaurantes com área externa, sendo utilizado principalmente em dias de chuvas, proporcionando uma estrutura auxiliar ao toldo convencional. Desse modo, é possível proteger o espaço de maneira mais completa, cobrindo também as laterais.

É também chamado de toldo de enrolar e pode ser facilmente recolhido quando não está sendo utilizado. Ele pode conter abertura e fechamento manual ou automática, que tornam sua estrutura muito mais prática.

Independentemente do modelo, os toldos são ótimas opções de cobertura para diversos locais, sendo uma solução bastante funcional e eficiente.

Além disso, substituem o uso de tenda em locais que possuem demanda por revestimento constante, sendo uma ótima alternativa em termos de custo-benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *