Enquanto que alguns cômodos recebem uma atenção especial quando se trata da decoração, outros, tidos como meramente funcionais, são esquecidos. Esse é o caso do banheiro: para muitas pessoas, ele é apenas um espaço no qual são realizadas as rotinas de higiene pessoal.

Por conta disso, são realizadas intervenções mínimas no local, como a troca de um box acrilico por um modelo de vidro.

Isso, contudo, está mudando: atualmente, muitas pessoas – e decoradores – têm visto no banheiro uma oportunidade de construir um local de relaxamento.

Por esse motivo, cada vez mais proprietários de imóveis têm investido em reformas mais extensivas no local, de modo a torná-lo mais moderno e aconchegante.

Quer aprender mais a respeito? Então continue lendo e confira algumas dicas importantes para reformar o seu banheiro.

  1. Verifique o estado geral do cômodo

Quando uma pessoa decide reformar o banheiro de casa, ela logo começa a pensar no cômodo dos sonhos.

Seja a instalação de um box de vidro fume ou de móveis planejados, buscar referências estéticas costuma ser a primeira medida adotada pelos moradores.

Apesar disso, especialistas afirmam que, antes de mais nada, é preciso fazer uma verificação do estado geral de conservação do cômodo.

Na prática, isso significa buscar por sinais de vazamentos e outros problemas, tais como:

  • Paredes amareladas ou emboloradas;
  • Vazamentos em pias, torneiras e vasos sanitários;
  • Revestimentos que estejam se soltando;
  • Registros com vazamentos ou que não fechem por completo.

Caso você identifique um desses elementos em sua casa, será preciso providenciar um reparo antes de começar a reforma. Do contrário, você pode se deparar com outra obra em um período de tempo muito curto.

  1. Faça um planejamento

Com a certeza de que o banheiro está em bom estado de funcionamento, chega o momento de planejar a reforma.

Por mais que essa etapa costume ser subvalorizada, ela é muito importante, pois é nela que são definidos aspectos como prazos e o orçamento disponível para o projeto.

Vale ressaltar que, ao decidir o valor que será gasto na reforma, é preciso ser realista.

Por exemplo: De nada adianta sonhar com um revestimento de vidro temperado para o seu box se não há a possibilidade de investir uma soma considerável de dinheiro nele.

Assim, se você não pode investir uma quantia compatível com o banheiro com o qual você sempre sonhou no momento, talvez seja melhor adiar a reforma.

  1. Busque obter uma boa relação custo-benefício

Mesmo que os moradores de um imóvel tenham um quantia considerável para investir na reforma, é altamente recomendado que eles façam uma extensa pesquisa de preços antes de fechar com qualquer fornecedor.

Isso porque, em alguns casos, o barato pode sair caro. Ou seja, um produto com um valor muito abaixo da média do mercado tende a ser de má qualidade e, consequentemente, terá uma vida útil muito curta.

Um ótimo exemplo disso é o box de vidro. Como ele é mais caro que outras opções, como o box de plástico, muitas pessoas tendem a adquiri-lo em uma vidraçaria que ofereça um preço mais baixo.

Pese à economia que isso proporcionará no momento da reforma, um valor muito reduzido pode significar que o fabricante está cortando custos em áreas essenciais da produção do item, o que, por sua vez, reduzirá a sua qualidade.

  1. Acessórios são essenciais

Ao reformar um banheiro, as pessoas costumam se fixar mais nas peças fundamentais do cômodo, como o box e os armários.

Por mais importantes que esses itens sejam, é preciso ter em mente que há itens menores que também têm muita influência sobre o resultado final do projeto: os acessórios, como a lixeira, o suporte de papel higiênico e as torneiras.

De acordo com especialistas, a melhor opção para obter um resultado mais harmônico é garantir que todos esses objetos tenham a mesma cor e acabamento.

Nesse sentido, caso você opte por um espelho para banheiro com moldura em inox, esse material deve ser usado em todos os acessórios.

Há, ainda, a possibilidade de usar acabamentos em tons de cobre ou dourado, de modo a obter um apelo estético mais moderno para o cômodo.

  1. Fique atento às principais tendências de decoração

O mercado de decoração é extremamente dinâmico e as empresas do setor lançam novas soluções e produtos constantemente.

Por conta disso, ao reformar o seu banheiro, é interessante conferir o que há de novo. Pode ser que ir além da instalação de itens básicos, como um box frontal para banheiro, seja o que o seu cômodo precise para ficar perfeito.

Um excelente exemplo disso é que, recentemente, cada vez mais decoradores têm projetado banheiros que têm som ambiente.

Quando também há uma banheira, isso pode fazer com que o cômodo deixe de ser um local meramente funcional para se transformar em um espaço de relaxamento.