revestimento

Existem vários benefícios em usar um revestimento como o papel de parede em vez de simplesmente pintar uma parede em sua casa. Talvez o benefício mais óbvio do uso do papel de parede seja a enorme variedade de opções de decoração que você possui.

Com o papel de parede, você pode escolher entre centenas de padrões, cores e designs. Alguns papéis de parede podem ser pintados, permitindo que você coloque um pouco de textura na sala enquanto adiciona sua cor de tinta favorita.

Você pode até variar a maneira como o papel de parede é colocado na sala. Alguns quartos ficam ótimos com uma borda de papel de parede no quarto, enquanto outros ficam melhores com um papel de parede completo.

O papel de parede é fácil de limpar. A maioria dos papéis de parede de hoje é revestida de forma a serem limpos das marcas domésticas comuns. Isso torna a sua parede mais durável do que algumas tintas, que desaparecem com a repetição de lavagens.

Para salas em que as paredes tendem a ficar sujas, o papel de parede é uma ótima opção. Além de serem fáceis de limpar, os padrões no papel ajudarão a esconder sujeira e manchas.

Finalmente, o papel de parede pode esconder manchas no gesso da parede muito melhor do que uma camada de tinta.

Por que usar papel de parede?

Existem muitos benefícios para o uso papel de parede, como pode ser conferido a seguir. A chave é obter o papel de parede certo para a sua aplicação.

Veja algumas das vantagens proporcionadas pelo uso do papel de parede:

  • Tem ampla variedade de modelos, padrões e acabamentos;
  • Pode ser colado em armario de cozinha para combinar com a decoração;
  • É prático, pois é colado;
  • O papel de parede pode ser facilmente removido e substituído;
  • Alguns tipos podem durar mais de 15 anos;
  • Muitos tipos de papel de parede são laváveis;
  • Tem durabilidade e facilidade de manutenção;
  • Pode ser instalado em casas alugadas e removido sem vestígios;
  • Pode cobrir paredes irregulares e esconder os defeitos facilmente;
  • É ecológico, pois pode ser fabricado exclusivamente com materiais naturais.

Tipos de papel de parede

São inúmeras opções para escolher e algumas delas podem ser conferidas a seguir:

1. Linear

Também conhecido como papel de revestimento, esse tipo de papel de parede é feito de papel ou fibra de vidro.

É eficaz para esconder defeitos de parede e minimizar reparos, e pode ser uma base para tipos de papel de parede mais delicados. Pode ser usado sozinho e até pintado. Além disso, é fácil de aplicar e remover.

2. Impresso

Esse tipo é comumente usado e disponível em uma ampla variedade de cores e padrões. O papel de parede impresso digitalmente é normalmente mais barato que o impresso à mão e pode ser produzido em massa, mas pode ser rasgado com mais facilidade.

Além disso, a tinta de impressão é à base de água, por isso é melhor não ser usada em cozinhas e banheiros.

3. ViniL

Esse tipo de papel de parede é composto por papel impresso revestido com uma camada de vinil. Atualmente, é o tipo de papel de parede mais utilizado, devido à sua alta durabilidade.

Quanto mais espessa for a camada de revestimento de vinil, mais durável será o papel de parede. O papel de vinil pode ser usado como papel de parede para cozinha e banheiros, pois pode suportar o vapor. Também pode ser lavado, facilitando a manutenção.

4. Laminado

Uma folha de metal polida é usada como base para esse tipo para dar, ao espaço interior, um efeito metálico brilhante. Devido à sua alta refletividade, o papel de parede laminado destaca defeitos na parede.

Portanto, a parede da base precisa ser reparada, tratada ou coberta com papel de revestimento primeiro.

O processo de revestimento e aderência precisa ser limpo o suficiente, para não arruinar a refletividade e o brilho da folha. É recomendado para cozinhas, pois combina com armário de aço cozinha.

5. 3D

O papel de parede 3D é distinto por seus padrões tridimensionais confusos, criados a partir de uma fibra semelhante a veludo que é impressa em uma base de papel.

É um dos tipos de papel de parede mais caros, mas é difícil de manter. Sua textura aveludada reflete uma sensação de luxo; no entanto, não é lavável e pode ser difícil de remover.

Consequentemente, é melhor quando usado em salas com tráfego menor, como o quarto principal com armario ou o quarto de hóspedes.

6. Poliéster

O papel de parede de poliéster compreende uma base de papel impresso e um filme de poliéster aplicado sobre ele.

Tem uma aparência úmida ou brilhante, semelhante ao papel de parede laminado e, da mesma forma, destaca defeitos na parede, portanto recomenda-se o revestimento prévio do papel.

O filme de poliéster permite ser lavado e também é fácil de remover. No entanto, deve-se ter mais cuidado com o processo de instalação para evitar vincar o papel. É mais comumente usado em cozinhas e banheiros, combinando com móveis para cozinha pequena.

7. Bambu

Esse tipo de papel de parede é feito à mão a partir de bambu natural e colado ao papel. É ecológico e seu tom varia de um rolo para outro devido à sua base natural.

No entanto, requer um tratamento delicado ao colar e instalar, pois os adesivos podem danificar sua aparência e não são laváveis.

Enfim, alguns proprietários optam por colocar papel de parede na metade de suas paredes com uma borda no comprimento do trilho da cadeira, dando a eles outra maneira de decorar com papel de parede.

Como proprietário, o papel de parede se torna uma extensão da sua personalidade. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *