O ar condicionado é um item indispensável para o tratamento do ar, seja para efetuar o aquecimento, resfriamento ou promover efeitos relacionados a umidade.

Uma vez que existem diferentes modelos desses equipamentos, naturalmente, a forma de instalação  de ar condicionado também varia, assim como outros aspectos, como manutenção e limpeza.

O ar condicionado split é um dos mais comuns e recebe esse nome por ser dividido em duas partes, sendo uma delas a condensadora e a outra a evaporadora. Além disso, pode ser encontrado em distintos modelos, tais como:

  • Split high wall: posicionado no alto da parede;
  • Split piso e teto: pode ser instalado tanto no piso, quanto no teto;
  • Multi split: pode ser composto por 1 unidade externa e diversas internas;
  • Split cassete: pode ser embutido no teto.

Entre os modelos apresentados, o mais popular é o high wall, principalmente para atender a pequenos lugares, como quartos, salas de estar e escritório.

Já o split piso e teto, conforme o nome já indica, pode ser instalado em ambos os locais, porém, é preciso ter cautela, pois pode apresentar uma vazão superior a outros tipos.

Um dos grandes diferenciais do multi split é sua composição por uma unidade externa e diversas internas, podendo ser até oito.

Dessa forma,  é possível que com uma única unidade desse aparelho, mais de um ambiente seja climatizado. Por fim, o split cassete carrega a vantagem de ser embutido no teto, não interferindo assim na decoração dos locais.

Conheça mais sobre a capacidade desses aparelhos

Para ter mais segurança na hora de adquirir e de acertar a instalação de ar condicionado preço, é interessante compreender de fato a capacidade desse tipo de aparelho, pois é algo totalmente decisivo para fazer uma boa escolha para o espaço. No caso, a capacidade de um equipamento para refrigerar o ambiente é medida em BTU/hora (British Thermal Unit).

Para que seja possível realizar o cálculo, é preciso se atentar a algumas regras relacionadas ao aparelho, cômodo, pessoas, entre outros aspectos, que são:

  • Cada metro quadrado do cômodo é multiplicado por 600 BTU/hora;
  • Cada equipamento eletrônico soma 600 BTU/hora;
  • Cada pessoa adicional soma 600 BTU/hora;
  • Se o cômodo tiver exposição direta ao sol, há mais 800 BTU/hora para cada medida.

Como é a instalação do ar condicionado split?

É preciso considerar alguns pontos quando se trata da instalação do ar split, por exemplo, uma parte do aparelho fica no ambiente interno e a outra no externo.

Por isso, ao buscar pelo preço de instalação de ar condicionado split, é importante recorrer a um profissional apto para atender a estrutura do local.

No entanto, essa não deixa de ser uma responsabilidade do proprietário, afinal, o profissional pode orientá-lo em relação aos melhores locais para a instalação, mas principalmente quando é necessário fazer alguma modificação estrutural, o dono do aparelho deve refletir antes da aquisição e da instalação em si.

Um dos principais problemas para o processo, é escolher onde a unidade externa será colocada. Em residências ou ambientes corporativos, pode não ser uma grande questão, porém, em apartamentos pode ser um dilema e é recomendado saber se o condomínio possui algum tipo de norma a respeito. Em prédios, comumente a sacada e a varanda são uma solução.

De qualquer forma, o preço instalação ar condicionado split pode variar, em especial, de acordo com o modelo. Por exemplo, a opção multi split dispõe de uma unidade externa e pode ter até 8 internas, uma em cada ambiente. Por esse motivo, situações como essas podem acabar apresentando um maior custo para o consumidor.

Além desses fatores, é indispensável que um especialista analise o quadro de luz para identificar se as instalações elétricas possuem a capacidade de atender ao consumo de energia desse tipo e aparelho.

Para isso, a empresa responsável pela instalação pode utilizar equipamento, como tubulações de cobre, bomba de vácuo, que são os essenciais, para observar se ocorre algum tipo de vazamento ou algum outro problema.

Caso essas medidas não sejam realizadas, é possível ter grandes prejuízos e ainda mais, a diminuição da vida útil o ar condicionado, que normalmente, dependendo da higienização, marca e conservação, pode chegar em cerca de 10 a 15 anos.

Na dúvida, é sempre indicado buscar orientação profissional, por mais simples que determinados processos possam soar.