Dizem que a primeira impressão é a que fica e para a sua casa não seria diferente. Nesse caso, a residência deve oferecer o máximo em valor estético e funcional logo na entrada.

Esse aspecto proporcionará uma experiência positiva aos convidados e facilitará a passagem no cotidiano.

No artigo a seguir, saiba mais sobre a Pintura externa de casas e conheça alguns tipos de portões e revestimentos que podem fazer toda a diferença na otimização desse espaço.

Confira, ainda, informações sobre:

  • Soluções para a fachada;
  • Importância do revestimento de paredes;
  • Modelos de portões;
  • Desempenho e segurança.

Importância da fachada

Passamos a maior parte do tempo nos ambientes internos da casa. Mas, os locais na área externa são fundamentais para momentos de lazer e, ainda, para gerar mais funcionalidade na residência.

O principal desafio na hora de construir ou reformar a fachada é aliar resistência, praticidade, economia e impacto visual sem prejudicar a segurança, que é, extremamente, importante.

Por isso, fazer uma avaliação adequada das demandas estruturais da fachada e compreender as intervenções possíveis no local é o primeiro passo para garantir mais satisfação e maior qualidade.

Revestimento de fachada externa deve ser feito a partir da instrução de profissionais adequados e devidamente preparados para aliar todas as propriedades em uma mesma composição.

Entre as vantagens de realizar o revestimento está a alta durabilidade conferida à fachada. Entre as opções de materiais resistentes está a cerâmica, uma mistura de argila e minerais.

Quando o revestimento em cerâmica é utilizado, leva alguns anos para que o desgaste comece a se apresentar na forma de perda de brilho, cor ou textura nesse tipo de material.

Tal fator gera economia e um impacto duradouro, mesmo em locais que sofrem constantemente com ventanias, chuvas fortes e radiação solar.

Já no quesito sofisticação, o revestimento em cerâmica é muito recomendado, embora muitas pessoas estejam acostumadas a associar seu uso apenas a casas antigas e desgastadas.

Na verdade, esse material passou por diversas transformações nos últimos anos e, atualmente, pode ser empregado para conferir beleza a ambientes internos e externos. A cerâmica ainda apresenta grande diversidade de texturas, formatos, tamanhos e cores.

Se você quer tornar a sua fachada mais despojada e moderna, vale a pena fazer o revestimento de parede em todo o ambiente, pois as vantagens são inúmeras.

Além do mais, essa é a solução para quem quer se livrar dos transtornos relacionados à manutenção. A cerâmica é simples de limpar (água e sabão são o suficiente) e proporciona uma superfície sem manchas ou acúmulo de sujeira.

Há, ainda, entre as opções de revestimento o uso de materiais como o mármore e o granito. Essas opções conferem maior elegância à fachada e são materiais com disponibilidade maior de uso pelas empresas de revestimento.

Por fim, é preciso destacar a economia proporcionada pelo revestimento. Além da facilidade na limpeza os materiais utilizados conferem beleza e resistência à fachada como também possuem preços acessíveis.

Portões

Uma das maiores preocupações na hora de conceber a sua fachada é a escolha dos portões. Não por acaso: esses itens conferem não só beleza, mas também segurança.

Atualmente, é possível encontrar uma variedade quase inesgotável de modelos, tamanhos, materiais e mecanismos de abertura e fechamento.

Por isso, é muito importante estar atento às demandas do espaço onde o portão será instalado. No geral, os três principais tipos utilizados são basculante, deslizante e pivotante. Conheça melhor cada uma das opções abaixo:

1. Pivotante

Os Portões automáticos pivotantes são a alternativa perfeita para quem busca estruturas fáceis de abrir. Essa opção utiliza uma ou duas placas de metal (ou madeira) e possui movimento lateral.

Além disso, ele não ocupa muito espaço e é ideal para chácaras e sítios. Contudo, apesar de compacto, ele pode ocupar bastante espaço na hora de ser aberto.

2. Deslizante

O portão deslizante é o mais utilizado e funciona de forma simples e prática, deslizando sua estrutura lateralmente. Sua forma de funcionamento permite a passagem de automóveis ou de pessoas e sua abertura pode ser regulada conforme a necessidade no momento do uso.

3. Basculante

Por fim, o portão basculante é aquele que levanta quando acionado. Seu diferencial com relação aos outros modelos é que não possui deslizamento lateral, pois abre verticalmente, economizando espaço.

Uma dica para o uso desse portão é instalar uma porta adicional e menor ao lado, que permite a passagem de pedestres sem que o portão principal precise ser totalmente aberto.

Seja na escolha dos portões, que conferem maior segurança à sua residência ou à pintura, que revestirá a sua fachada da maneira que desejar, o importante é contar com produtos de qualidade certificada de forma a evitar transtornos e prejuízos futuros.

Não deixe de, também, consultar a opinião de profissionais da área, como técnicos, arquitetos, engenheiros e eletricistas antes de realizar a instalação/pintura.