A caixa d’água é um item indispensável para as edificações, que serve como reservatório de água potável.

As caixas d’água podem ser encontradas em todos os tipos de construções, na maioria dos processos humanos: residências, prédios, fábricas, aeroportos, alojamentos, fazendas, estabelecimentos comerciais, escolas, prédios públicos e muito mais.

A água é totalmente necessária para a vida humana, e além de ingeri-la, usamos para várias outras coisas.

Utilizamos a água para refrigeração, para processos industriais, como corte e prensa, para gerar energia nas caldeiras, para equilibrar a temperatura de motores em automóveis, etc.

Nos centro urbanos, onde geralmente a criação de poços artesanais é proibida, a água vem através dos dutos da companhia de abastecimento, desde a estação de tratamento d’água até as residências e estabelecimentos comerciais.

E nas áreas rurais, ainda que a água seja proveniente de fontes ou poços, a caixa d’água se faz necessária, porque, na maioria das vezes, o fluxo de água não é suficiente para o abastecimento completo nos horários de pico de uso.

Então, a caixa enche durante o dia e noite, e a água é utilizada sem problemas nos horários de pico de consumo.

As caixas d’água podem ser particulares (do dono, ou do condomínio), ou então da companhia, que tem reservatórios regionais, que são como enormes caixas d’água.

Cuidados necessários ao construir, comprar ou manter uma caixa da água

Os principais cuidados a se tomar com a caixa d’água são:

  • Capacidade;
  • Instalação;
  • Impermeabilização;
  • Selagem;
  • Limpeza;
  • Inspeção.

1. Capacidade

A caixa d’água tem que ser compatível com o consumo pretendido. A capacidade, ou seja, o tamanho dela é a medida direta do volume de água (litragem), que ela poderá armazenar de uma vez.

Cada tipo de uso exige uma capacidade diferente. Por exemplo: uma enorme fábrica, automatizada, pode precisar de menos água do que um alojamento estudantil médio.

Isso porque é possível que a fábrica automatizada não necessite de tanta água, por ter poucos funcionários e a água dos sistemas hidráulicos ser reutilizada. Já o alojamento estudantil demanda bastante água para consumo, higiene, limpeza, etc.

Cada tipo de estabelecimento específico demanda quantidade diferente de água e isso é importante de se observar. Uma pessoa, no Brasil, consome em média 150L de água por dia, isso varia de região para região, mas já dá uma base para o cálculo.

2. Instalação

A instalação deve ser feita cuidadosamente, de maneira que fique nivelada, e sem nenhum risco à estrutura do lugar. Em casos de reservatórios de metal, eles devem ser bem presos para que não ocorra risco de soltarem em tempestades.

A instalação deve ser pensada, também, em relação à altura. A altura do reservatório determinará a pressão da água na tubulação.

Por esse motivo os reservatórios costumam ficar acima do térreo. Se o reservatório for muito alto, será necessário um diminuidor de pressão na rede de tubulações.

3. Impermeabilização

A caixa deve ser impermeável e, se for feita em concreto, deve receber um tratamento de concreto especial para que não haja nenhum tipo de troca entre a caixa e a água. Assim não haverá vazamentos, infiltrações, nem contaminações.

As caixas plásticas e de fibra são boas, mas para dimensões muito maiores, por vezes, a caixa de concreto é uma solução melhor, principalmente em prédios, onde há o reservatório no térreo e no elevado.

4. Limpeza

A limpeza do reservatório deve ser feita de 6 em 6 meses, seguindo as instruções do fabricante. Escovas de aço, geralmente, não são indicadas, pois podem contaminar a água.

5. Selagem

Assim como a impermeabilização de caixa d água, a selagem deve ser adequada para evitar que qualquer agente contaminante entre em contato com a água.

A selagem impede que mosquitos se proliferem na água, folhas ou animais caiam dentro do reservatório, e, até, que pássaros venham se banhar na água.

6. Inspeção

O reservatório deve ser periodicamente inspecionado para garantir que não há nenhum problema em sua estrutura.

A inspeção deve vistoriar a selagem, a impermeabilização e integridade do reservatório. Além de periódica, deve ser feita sempre que for notado um problema.

Manutenções na rede podem ser feitas sem aviso prévio

As empresas de abastecimento de água podem cortar o fornecimento para fazer manutenções da rede, sem aviso prévio, por até 24 horas em área urbana.

Portanto os reservatórios de água devem possuir capacidade para o abastecimento de 24 horas em área urbana. Em casos de problemas com o reservatório é possível contratar um caminhão de água para suprir o estabelecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *