O piso de madeira deslumbra os amantes da arquitetura e desenho de interiores, desde os tempos da Idade Média. Com forte influência da arte barroca, é desejado e muito apreciado até os dias de hoje.

Esse tipo de piso é resistente e tem grande durabilidade, além de manter o ambiente mais quente.

Porém, apesar de resistente, esse piso exige cuidados específicos, como o uso de produtos de limpeza apropriados para esse tipo de material e medidas para manutenção do mesmo.

Existem dois tipos de madeira: o assoalho e o taco. Os tacos são definidos e padronizados, eram mais utilizados antigamente mas, também, são utilizados atualmente pelos amantes do estilo vintage. Esse material permite compor diferentes formatos de instalação.

Já os assoalhos, são tábuas corridas e mais utilizados atualmente, pois criam uma sensação de amplitude do ambiente e possui diversas aplicações dependendo da largura das tábuas.

Para aqueles que querem adquirir o piso, verifique se seu revendedor é confiável e analise se, a madeira da sua preferência é seca e de bom acabamento, faça valer seu investimento!

Acompanhe agora dicas de como manter seu piso impecável

  • Para limpeza diária, é necessário utilizar uma vassoura com pêlos sintéticos e macios;
  • Vassoura elétrica também é uma boa aliada da limpeza;
  • No caso da utilização de aspirador, confira se o acessório que entra em contato com seu piso, possui espuma (para não riscar o piso);
  • Coloque feltro debaixo dos móveis e evite arrastá-los;
  • Cuidado com cadeiras que possuem rodas e sapatos com salto alto, se o piso não estiver devidamente encerado, pode ocasionar riscos no assoalho;
  • Utilize produtos específicos para dar brilho ao piso madeira, como cera industrializada em pasta ou acrílica;
  • Na entrada dos ambientes, que têm assoalho, utilize tapetes e capachos. Esses elementos detêm pequenas partículas que podem sujar/riscar seu piso.
  • Mantenha a dedetização em dia, isso ajuda a evitar cupins, um dos maiores vilões do assoalho de madeira;
  • O uso de fitas e colas adesivas pode marcar seu piso;
  • Evite o contato direto com água e líquidos em geral, até mesmo xixi de animais de estimação, enxugue imediatamente;
  • Atenção às janelas abertas em dia de chuva;
  • Utilize cortinas ou persianas, a luz solar pode acarretar mudanças na cor;
  • Fazer a raspagem de assoalho para manter a qualidade do piso;
  • Considere buscar profissionais especializados no ramo, uma vez que cuidados inapropriados podem fomentar defeitos no piso.

Saiba como é realizada a reparação do piso

A medida mais apropriada para manutenção da vida-útil do piso, é a raspagem, ela prolonga sua durabilidade e corrige as pequenas imperfeições.

Existem empresas especializadas na raspagem de piso de madeira, que utilizam equipamentos apropriados, resinas sem cheiro e atóxicas, maquinários com baixa emissão de poeira e acabamentos finalizados conforme o gosto do cliente.

Como é feito esse procedimento?

O profissional começa limpando as gretas, retirando toda a sujeira, com elas já limpas e com a mesma massa do taco ou assoalho cobrem-se as brechas.

Com as brechas já calafetadas, inicia-se a raspagem, no mesmo sentido dos veios da tábua, com a máquina devidamente adequada.

No caso da raspagem de tacos, esse processo é dificultado, dependendo da exposição, muitas vezes, feitas em diferentes posições.

Após esse procedimento, é feita a aplicação a finalização com um selador. Os preços da raspagem variam de R$ 1.642,00 à R$ 3.550,00 dependendo do m² e do material da madeira.

O ideal para aperfeiçoar seu piso de madeira e o deixar brilhando, é analisar as condições da superfície para escolher a técnica mais adequada.

É recomendado que o piso seja lixado, quando riscado, depois é importante a realização da aplicação do verniz, que pode ser fosco, semi-fosco ou brilhante.

Pode se realizado o mesmo procedimento, caso o piso esteja lascado. Para isso, é importante remover os móveis do espaço e proteger as paredes do local.

Após o processo de lixamento, é preciso retirar o pó do piso, – através do uso de aspirador ou vassoura – selar e aplicar o verniz, por último. Lembre-se de deixar o local isolado e entrar apenas 48 horas depois da aplicação.

Após do tratamento ideal, com a imagem de novos ares ao piso de madeira, o trabalho ainda continua. É importante realizar manutenção frequente, com uma vassoura de pêlo e pano macio levemente umedecido.

Assim, você deixará seu piso de madeira constantemente limpo, com aparência de novo. Seu brilho trará muita luz para seu lar!