construção

Durante uma construção, alguns processos ligados à parte estrutural residencial ou empresarial precisam ser vistos. Isso pode envolver as instalações elétricas (que são fundamentais para garantir que o local tenha acesso à eletricidade), assim como as instalações hidráulicas. 

Um projeto hidraulico residencial é fundamental, pois envolve uma preocupação a respeito do deslocamento dos fluidos pelos canos residenciais ou, até mesmo, empresariais.

Isso vai envolver, portanto, a distribuição de água no local, o uso de uma caixa de água e sua interligação com os canos, a questão do esgotamento sanitário, dentre outros.

Essa é uma parte fundamental que vai garantir a chegada e saída de água de um local. Mas, como realizar esse projeto? Além disso, existem outros detalhes que você deve se preocupar? Alguma dica? Não se preocupe que falaremos sobre isso a seguir.

Como realizar uma instalação hidráulica eficiente?

Primeiro, para quem está construindo, é fundamental ter orientação de profissionais como o arquiteto e o engenheiro civil. É no projeto arquitetônico que tudo isso será visto, como:

  • Onde serão instalados os chuveiros?
  • Em que parte estará o registro de água?
  • Onde estarão as pias?
  • Onde o cliente pretende instalar sua máquina de lavar?
  • Onde é possível instalar ralos e grelhas?

O projeto arquitetônico deve responder a essas perguntas e, a partir daí, trabalhar em cima de um projeto hidráulico que verificará a viabilidade técnica dessas instalações, como: onde as tubulações serão instaladas? A presença da caixa de água também é verificada, assim como suas posições, capacidade, conexões e presença de tubulação.

É fundamental contar com esse projeto para evitar problemas posteriores com vazamentos de esgoto ou de água, distribuição irregular da água, dentre outros.

Ter esse projeto, tanto para casa como nas empresas é fundamental, pois eles são feitos a partir também de uma verificação das instalações elétricas.

A instalação hidráulica com a elétrica não pode se cruzar pois água não combina com eletricidade. Para garantir um processo ainda mais seguro, em alguns casos é necessário obter um Prontuário das instalações elétricas.

Esse Prontuário das Instalações Elétricas segue normas técnicas e se refere a diversos documentos técnicos que são emitidos por um engenheiro elétrico, assumindo uma responsabilidade técnica acerca das instalações elétricas do local.

Esse procedimento é mais comum em empresas, pois é necessário garantir a segurança dos funcionários. Esse prontuário é fundamental para garantir que o local se encontra seguro, além de trazer dados técnicos a respeito do local.

Para obter esse documento é necessário verificar:

  • As medidas técnicas com administração e segurança;
  • Documentação a respeito dos sistemas de medição, assim como instalações efetivas diante de descargas elétricas;
  • Utilização de equipamentos de proteção individual;
  • Quando os funcionários forem treinados, apresentar uma documentação que comprove isso;
  • Verificação das instalações elétricas e da documentação comprobatória.

Já que falamos sobre as instalações hidráulicas e elétricas, vamos falar também de outros elementos que são importantes na construção. Confira!

O tipo de pintura e de telha

Durante uma construção, o uso de elementos metálicos é muito comum, até por conta de sua resistência e durabilidade. No entanto, o tipo de tinta para estrutura metalica também deve ser visto durante a construção, já que alguns metais apresentam particularidades, como facilidade em oxidar, o que gera a ferrugem. Por isso, essa tinta é especial e, geralmente, à base de zinco, que fortalece esse metal.

Outra dica vai também diante do tipo de telha que você pode escolher. A dica é utilizar a telha sanduíche preço, que é composta por elementos metálicos com camadas de isopor, o que aumenta o seu isolamento térmico e acústico.

Instalação de um jardim na construção

Por fim, para tornar o seu ambiente residencial ou comercial ainda mais agradável, uma dica pode ser a montagem de um jardim. Um profissional voltado ao paisagismo pode trazer orientações e um projeto único para você.

Contudo, nesse artigo vamos trazer a dica de realizar a instalação de grama sintética em seu jardim. Esse tipo de grama apresenta diversas vantagens em sua instalação, como ser durável e agregar muito mais beleza ao local. Mas, como existem vários modelos disponíveis no mercado, é interessante que o cliente verifique qual é o melhor modelo.

Por isso, ter cuidado com as instalações do local é fundamental, assim como verificar o custo-benefício. Dentre as dicas:

  • Verifique o tipo de solo do local;
  • Elimine as ervas daninhas;
  • Verifique se existem outras plantações no local;
  • Nivele o seu terreno;
  • Conte com um sistema de drenagem eficiente.

Diante disso, consulte também grama sintetica valor com o objetivo de obter o melhor material para o seu jardim.