Já pensou em ter seu próprio pier flutuante modular? Seja para atividades de lazer em sua propriedade à beira da represa ou para atividades comerciais como em um pesqueiro, são muitos os benefícios de ter uma estrutura como essa.

A ampla gama de construção de cais e docas flutuantes atende as seguintes atividades:

  • Obras submarinas em instalações hidrotécnicas;
  • Atividades em construções submarinas;
  • Atividades turísticas;
  • Sistemas portuários.

Benefícios da doca flutuante

Docas flutuantes são um ótimo complemento para qualquer propriedade privada ou comercial à beira-mar, em rios ou represas. As docas flutuantes são versáteis e fáceis de obter acesso à água ou a um barco, sem precisar de um estudo de sondagem de solo.

As docas flutuantes não submergem durante tempestades onde ocorrem inundações nem deixam os pés acima do nível da água durante as estações secas.

Melhor ainda, as docas flutuantes são simples o suficiente para serem instaladas por empreiteiros profissionais e podem ser removidas do corpo de água para armazenamento no inverno por um operador de maquinas.

Considerando sua versatilidade e facilidade de construção — sendo necessário fazer um muro de contenção —, as docas flutuantes são uma ótima solução para proprietários privados ou marinas. No entanto, a usabilidade de uma doca flutuante depende muito do que a estrutura é feita.

Tipos de materiais para doca flutuante

Materiais de doca flutuante de alta qualidade são um investimento inteligente se você quiser que o seu sistema de doca funcione corretamente.

A madeira continua sendo um material tradicional para docas flutuantes por alguns motivos. A madeira é fácil de trabalhar, tem beleza natural e tende a ser um material mais econômico para se construir. Quanto melhor a qualidade da madeira que você escolher, maior será a sua doca flutuante.

Já a prancha composta é o material de doca flutuante mais avançado para projetos em que a resistência máxima aos elementos, como sol e chuva, é desejada. As pranchas compostas são projetadas especificamente para docas e são ideais para docas flutuantes privadas, públicas ou comerciais.

Cada placa individual é revestida para proteger contra umidade, mofo, bolor, insetos e manchas. Dependendo da qualidade do material adquirido, as placas podem ser submersas na água sem comprometer a integridade estrutural.

Muitas aplicações, no entanto, necessitam de um produto que ofereça a beleza da madeira verdadeira, mas com melhores características de desempenho e menores exigências de manutenção.

Por muitos anos isso não existiu, no entanto, com as inovações do setor, surgiu a madeira modificada. Agora é possível obter uma doca de madeira verdadeira, sem necessidade de manutenção pesada, que dura no ambiente hostil das aplicações marítimas, por exemplo.

Cuidar de decks de madeira modificada é muito fácil e não requer manutenção além da simples limpeza. Com o passar do tempo, o deck desenvolverá naturalmente uma pátina prateada, tornando ainda mais útil para aplicações náuticas.

Além disso, como um produto de madeira real, ele permanecerá mais frio sob a luz direta do sol do que muitas outras opções de decks para docas.

Uma doca flutuante pode ser tão básica ou tão elaborada como você gostaria, mas a base de qualquer doca é que materiais foram usados ​​em sua construção.

Ao selecionar materiais de alta qualidade, como madeira modificada ou produtos compostos, você está ajudando a garantir a longevidade e a estabilidade de seu novo píer.

Construção de docas e píeres

Lembre-se que para a construção de um píer, será necessário fazer uma obra de contenção de taludes, a fim de fornecer estabilidade de inclinação para o projeto.

As instalações de contenção requerem múltiplos geossintéticos (produtos industrializados em que um de seus componentes é um polímero), o que cria a necessidade de projetar com uma forte compreensão da interface entre solos e geossintéticos e entre diferentes geossintéticos.

No caso de docas estacionárias, normalmente, (exceto em áreas onde grandes ondas podem atingir a doca) não é necessário ancorar a doca estacionária em si. Estaca strauss sendo empurrada para dentro do fundo da água irá garantir a estabilidade.

Você deve ancorar qualquer barco com amarras de modo a não bater ou raspar nas docas, protegendo assim o barco e as docas. Se suas docas estiverem instaladas em um área rasa, você deve ser capaz de instalar a amarração facilmente.

Você também pode escolher uma instalação de elevador de barco.

Enfim, ter uma doca flutuante requer menor investimento em infraestrutura e maior retorno do investimento em curto prazo. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *