A construção civil demanda a verificação de um local de construção, por meio de um terreno, assim como do trabalho de uma equipe técnica ou construtora no local.
Esse setor, por sua vez, é responsável por ações como construção de casas, prédios e obras de grande porte e complexidade para a engenharia civil, como é o caso de pontes e viadutos.
Mas, para que uma obra ocorra é preciso delimitar qual será seu processo estrutural, conhecer alguns elementos importantes para sua composição, assim como outros equipamentos que podem ser utilizados no imóvel.
O processo estrutural da construção
Para que uma obra da construção civil possa iniciar, é necessário seguir um projeto estrutural elaborado por um engenheiro civil qualificado. Um dos pontos a serem delimitados nesse projeto diz respeito à instalação da parte estrutural e fundação do imóvel.
Essa parte é fundamental porque torna a sustentação do imóvel frágil ou extremamente resistente e durável.
Nessa parte de fundação, é comum que anteriormente, ocorram ações de terraplenagem, que consiste na remoção de terra e em seguida, o nivelamento do terreno para de fato iniciar a obra.
Muito sobre a fundação e parte estrutural de um imóvel passam pela utilização e instalação de elementos metálicos, como é o caso de uma viga metalica, assim como outras estruturas e suportes.
Os elementos metálicos são altamente utilizados no ambiente da construção por conta de apresentar uma durabilidade bastante interessante, além de sua resistência diante de impactos e capacidade de suportar cargas e pesos.
Em conjunto com aplicações de concreto, sem dúvidas, uma estrutura metálica fica muito mais resistente e pronta para a edificação de um prédio, casa ou centro comercial.
De modo geral, os elementos metálicos mais utilizados na construção civil são o ferro, ou seja, as vigas de ferro, algumas chapas metálicas e em alguns momentos, o aço também pode ser requisitado.
No caso do imóvel já contar com algumas estruturas pré-moldadas, que estão no auge por conta da sua resistência e durabilidade, além de otimizar o tempo investido na construção, o uso da treliça metalica pode ser solicitado.
Mas, o que é uma treliça de metal? Esse tipo de estrutura pode ser tridimensional e tem como objetivo absorver pesos e impactos em construções que serão pré-moldadas.
Com esse tipo de instalação a obra fica muito mais segura, pois é possível não ter rompimentos e muito menos, abalos no processo da construção.
A viga de metal concentra o peso da estrutura, só que de uma forma mais linear, quando que a treliça é utilizada para uma divisão de carga, aumentando o peso suportado.
Sendo assim, para cada tipo de obra e de intenção dentro da construção existe uma estruturas metalica que pode ser utilizada, a depender do tipo de obra, do terreno que receberá a construção, se o imóvel será feito com alvenaria ou não, dentre outros detalhes.
Detalhes adicionais para parte estrutural
Além da utilização do metal como viga ou treliça para a sustentação do peso de uma obra, seja ela uma casa, ginásio, estádio ou prédio, a utilização de porcas e parafusos também demandam o uso metálico em sua composição.
As porcas e parafusos são altamente utilizadas em um processo de construção civil, exatamente porque elas contribuem para um processo de fixação desse material.
Uma das porcas que podem ser utilizadas é a porca gaiola, que pode ser adquirida por meio da busca por um fabricante porca gaiola. Esse tipo de porca pode ser utilizado em algumas barras metálicas e apresenta um formato mais quadrado para o seu encaixe.
Sua principal funcionalidade dentro da construção civil é facilitar que o parafuso encaixe na rosca, e assim ocorra a firmeza nesse encaixe.
Vale ressaltar que os fabricantes podem confeccionar porcas gaiolas de diferentes modelos e formatos, assim como composições, já que algumas contam com a presença do aço inox.
Elementos posteriores à parte estrutural
Existem vários elementos que precisam ser verificados no momento posterior à fundação do imóvel, indo desde a parte elétrica, esgotamento sanitário, verificação do abastecimento de água no local, dentre outros.
Para isso, recomendamos a instalação boiler aquecimento solar.
Além de esquentar a água, ele consegue manter esse elemento quente, sendo um modelo mais compacto para o ambiente residencial. A utilização de energia solar também é interessante para o imóvel pelos motivos de:
- Maior economia na conta de luz;
- Luz sustentável e renovável;
- Pouca manutenção;
- Maior valorização do seu imóvel.
O boiler é um reservatório de água quente, em formato cilíndrico, que contribui para o aquecimento de água que será distribuído em locais como as banheiras e torneiras. Por isso, vale a pena estudar esse tipo de serviço na construção.