Alguns itens, como a barra de ferro, são amplamente conhecidos como de primeira necessidade no ramo da construção civil.

Apesar disso, há muitos outros itens fundamentais para o andamento de projetos dessa área, e cada qual contribui para o todo conforme as suas particularidades.

Um destes objetos são os tubos metálicos. Sejam eles feitos de ferro e aço, ou mesmo de outras ligas metálicas, eles estão sempre presentes em tais projetos.

Apesar disso, nem todos conhecem suas aplicações: os tubos são mais vistos como objetos usados em contextos fabris, por mais que não se limitem a isso.

Quer aprender a respeito do uso dos tubos metálicos na construção civil? Então continue lendo e confira algumas de suas principais aplicações:

Tubulações de água e gás

Todo e qualquer imóvel precisa contar com instalações de água e de gás. No caso da distribuição de água potável, os tubos metálicos não são indicados: devido ao risco de contaminação e de entupimentos, indica-se o uso dos canos de PVC.

Ainda assim, no caso do esgoto e do gás natural, eles podem ser usados sem maiores problemas.

Em ambos os casos, pode-se usar um tubo sem costura. Trata-se de um nome técnico que designa os tubos que são fruto da soldagem de placas metálicas, processos que faz com que eles sejam mais acessíveis, e, consequentemente, populares.

Porém, por mais importantes que os tubos sejam, eles, por si só, não são suficientes para garantir que as instalações sejam seguras e eficientes: também é preciso contar com conexões de qualidade.

Como o seu próprio nome diz, sua função é unir dois ou mais tubos, permitindo a continuidade do fluxo do fluido neles transportado. Devido à sua importância, recomenda-se escolher modelos de qualidade, feitos em materiais resistentes, como as conexões inox.

Estruturas de edifícios

Apesar de o tijolo e o cimento serem os itens mais associados à estrutura de edifícios, eles, isoladamente, não são o suficiente para manter uma edificação estável e segura: é preciso contar com tubos metálicos para dar apoio.

Normalmente, eles são usados já nas fundações, fazendo com que o seu aterramento esteja dentro das etapas iniciais de boa parte das obras.

Entretanto, é preciso ter em mente que não são todos os modelos de tubos que são apropriados para esta finalidade: indica-se o uso do tubo metalon.

Trata-se de um item confeccionado em uma liga metálica especialmente rígida, uma das mais resistentes entre todos os aços: o carbono.

A maior porcentagem do químico homônimo é o responsável por sua dureza e resistência. A resistência, contudo, não é a sua única vantagem, já que ele também é:

  • Resistente à oxidação;
  • Resistente à corrosão;
  • Fácil de limpar;
  • Versátil (usado tanto em estruturas leves quanto pesadas);
  • Disponíveis em dois formatos (retangular e quadrado).

Isso faz com que ele também seja usado para a confecção de grades e até mesmo de máquinas de academia que envolvem o uso de pesos.

Corrimãos

Em edifícios com mais de um pavimento, as escadas são um item de primeira necessidade: sem elas, não é possível ir de um andar ao outro.

Apesar disso, especialistas também apontam que ela é uma das zonas mais críticas para acidentes domésticos, devido aos vãos que normalmente há entre elas e o chão do pavimento inferior.

Para evitar acidentes – que, por sinal, podem ser fatais – a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recomenda a instalação de corrimãos, de modo que quem sobe e desce tenha uma maneira de se apoiar de forma segura.

Por mais que a madeira seja o material mais clássico para confeccionar este item, os tubos metálicos também são uma opção interessante.

Entretanto, é interessante escolher uma liga de qualidade, que seja resistente, bonita e fácil de higienizar. Isso faz do aço inoxidável (ou, simplesmente, inox) uma das melhores opções para tal: ele reúne todas estas características.

Guarda-corpos

Porém, os corrimãos, por si só, não são o suficiente para evitar totalmente as quedas: caso haja vãos livres, é preciso providenciar um maneira de bloqueá-los.

Novamente, há um item projetado para tal: o guarda-corpo – que, por sinal, também pode ser feito de diversos materiais: da madeira ao vidro.

Caso o corrimão seja feito em tubos de metal, é possível projetar um guarda-corpo que também sejam fabricados a partir desta matéria-prima, de modo a tornar o ambiente mais harmônico.