serviços construção

A sociedade atual é composta por diversas estruturas e serviços que permitem os seus avanços e desenvolvimento. Essa estruturas contribuem para que as atividades cotidianas sejam realizadas com mais praticidade, comodidade e facilidade. Assim, elas interferem no processo de locomoção, comunicação, afazeres domésticos e profissionais.

Em sua maioria, as estruturas são criadas por meio de projetos e trabalhos na segmento da construção civil. Por isso, é uma das indústrias mais importantes para o desenvolvimento econômico e social, interferindo direta ou indiretamente em todas as atividades realizadas na rotina das pessoas.

Construindo casas, estabelecimentos comerciais, vias públicas, praças, parques, prédios, indústrias, escolas, hospitais, redes de saneamento básico, redes de distribuição elétrica e edificações diversas, a construção civil é uma área muito ampla e segmentada.

Para atender todas as demandas e elaboração de espaços distintos, há muitas máquinas, profissionais, processo e itens que são essenciais para o setor.

Serviços

Há muitos serviços prestados pela construção civil e outros que são realizados para que ela possa ocorrer com segurança e eficiência. Dentre eles está o serviço de içamento que pode ser realizado durante a obra ou nos processos posteriores a ela, como na decoração dos locais..

O içamento consiste em realizar as ações de subir, erguer ou descer produtos, mercadorias e até mesmo móveis em locais de altura elevada.

Durante a obra, o serviço é realizado por guindastes que conseguem transportar desde cargas leves e simples até as mais pesadas e complexas.

Isso torna os processo de transporte e locomoção mais fácil de ser realizado, diminuindo:

  • Mão de obra;
  • Tempo de execução;
  • Esforço dos trabalhadores;
  • Acidentes e danos aos funcionários.

Além disso, são meios mais seguros e, em alguns cenários, é a única forma de realizar o trabalho.

Para mudanças e reformas, os móveis maiores nem sempre conseguem ser retirados pelas portas e elevadores dos apartamento. Assim, a opção é removê-lo pelas sacadas e varandas, principalmente os sofás, colchões, pianos e cofres.

Materiais

Os materiais mais lembrados para o desenvolvimento de um projeto de construção são o cimento, a areia e a pedra, por serem os mais solicitados.

Entretanto, há outros materiais que servem para moldar e sustentar que também são importantes para o desenvolvimento de muitos projetos de construção.

O caibro de madeira é utilizado para a construção dos telhados. Responsáveis por sustentar as ripas, servindo de base para a estruturação de um elemento essencial às obras de edificações, eles precisam ser resistentes, duráveis e fortes. Por isso, o caibro construído da madeira é uma preferencia nos canteiros de obra.

As principais madeiras utilizadas são a maçaranduba, garapeira, sucupira e camaru, pois são todas bem pesadas e resistentes.

Além disso, esses materiais possuem características que agregam mais resistência a umidade, fungos e cupins, deixando-as ainda mais apropriadas para utilização em obras.

Outro elemento muito importante é a viga de madeira, que serve como elemento principal de sustentação de um telhado, ou seja, são materiais essenciais que servem de suporte, inclusive para os caibros.

Para sua formação, a madeira também precisa ser bem escolhida, pois precisam ser fortes e duráveis.

Por serem elementos estruturais de sustentação, as madeiras das vigas e caibros precisam ter um processo de manutenção periódico, tanto para conservação e prolongamento da vida útil dos materiais, quanto para segurança de todas as pessoas presentes nestes locais.

Nas manutenções é preciso reforçar os processos de impermeabilização e também verificar se todos os outros elementos não precisam ser trocados.

Empresas

As empresas de engenharia civil ou construção são empreendimentos com um vasto campo de atuação. Com a acirrada competitividade do mercado, a maioria delas são especializadas em uma determinada área.

Assim, conseguem uma profissionalização e expertise maior na área, conseguindo um bom posicionamento no mercado.

As empresas também são compostas por profissionais capacitados e habilitados, principalmente as empresas de construção civil que oferecem serviços de consultoria e inspeções.

Isso porque elas precisam ser atualizadas e bem informadas, acompanhando sempre as alterações na legislação, tanto no que rege as construções quanto em demais áreas que podem afetar um projeto de construção, como as leis ambientais e de segurança.

Atuando na esfera pública ou particular, na construção de infraestruturas de serviço ou residencial, a empresa de construção precisa atuar com profissionais capacitados e atendo as normas e obrigações legais.

Assim, o setor consegue crescer e desenvolver os seus serviços com qualidade, atendendo as demanda e auxiliando sempre na evolução da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *