A construção civil é um dos setores que mais emprega mão de obra no Brasil. Também é um dos setores mais atuantes e influenciadores da economia brasileira.

Pertencente ao segundo setor, o que transforma matéria-prima oriunda do setor primário, em bens de consumo e outros. Essa é justamente um das áreas que mais utiliza a tecnologia como uma importante aliada no desenvolvimento e crescimento do setor.

Abaixo, é possível observar uma lista com alguns materiais de extrema importância e amplamente utilizados no setor.

Alguns dos equipamentos importantes para a construção

Existem diversas ferramentas e maquinários importantes neste segmento de atuação, isso pode até mesmo gerar dúvidas entre as pessoas que precisam utilizá-los. Por isso, separamos alguns dos mais comuns e importantes:

Projetor de argamassa

O projetor de argamassa, é um dos exemplos de evolução tecnológica que facilitou a vida do profissional da construção civil, economizando tempo e aumentando a produtividade.

O projetor permite ser utilizado na fase de acabamento da obra, esse aparelho permite ao pedreiro conseguir rebocar entre 302 a 60m2 de parede por dia, enquanto manualmente o alcance seria de, no máximo, 20m2.

Misturador industrial

Uma característica interessante do misturador industrial é sua ampla funcionalidade. Além de ser muito conhecido em diversos segmentos, ele possui enorme importância no ramo industrial, homogeneizando sólidos industriais.

Ele não é utilizado somente na construção civil, mas em outras segmentos que prestam serviços fundamentais para a sociedade. Sua função é homogeneizar materiais sólidos.

Lixadeira

Esse instrumento possui uma gama de modelos e variações interessantes que atendem a diversos tipos de necessidades, em situações diferentes dentro de uma obra.

Lixadeiras são utilizadas na fase de acabamento das construções. A mais comum é a lixadeira de parede, utilizada para dar acabamento em áreas que receberão pintura.

Lixadeira orbital

A lixadeira orbitral é um instrumento que realiza movimentos circulares e orbitais, é utilizado para acabamento em superfície plana, em materiais como aço e metal.

Além disso, a ferramenta também é muito importante para remover verniz, tintas e para arredondar arestas.

Lixadeira orbital pneumática

A lixadeira orbital pneumática, é uma ferramenta recomenda, principalmente, para quem busca acabamento muito fino e preza pela qualidade final do trabalho.

Essa lixadeira possui uma vantagem: vem como uma tipo de aspirador de pó acoplado, que ajuda a manter a superfície de trabalho limpa durante a realização do serviço.

Lixadeiras orbitais têm a vantagem de serem muito mais leves e com formato anatômico, facilitando o manuseio do aparelho pelo operador.

Lixadeira de cinta na construção

A lixadeira de cinta é utilizada pra aparar superfícies diversificadas. Essa ferramenta é indicada para trabalho maiores e mais pesados, pois elimina bastante resíduo.

Além disso, ela é potente e mais pesada. diferentemente das lixadeiras orbitais que são muito mais leves.

Dicas de segurança para utilização de lixas na construção

Um ponto extremamente importante a ser analisado é a segurança no trabalho. Existem procedimentos importantes que devem ser cumpridos “à risca”, para evitar acidente ou mesmo vítimas fatais. Veja algumas medidas de precaução:

  • Sempre utilize equipamentos de segurança exigidos para realização dos procedimentos;
  • Não permita que as lixas sejam manuseadas por outras pessoas;
  • Sempre leia o manual de instruções do fabricante;
  • Sempre verifique a integridade do equipamento.

Investir em segurança no ambiente de trabalho é um gesto de respeito e comprometimento com os funcionários. Procedimentos de segurança do trabalho nunca são demais.

No Brasil ainda são altos os registros de acidentes de trabalho em obras e em uma construção. Se as medidas de proteção forem seguidas a risca, muitos danos serão evitados.

O Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), registrou um dado alarmante: entre os anos de 2012 e 2018, 17 mil pessoas morreram em acidentes de trabalho e mais de 4 milhões de registros de acidentes de trabalho.

Assim, pode-se concluir, que o trabalhador nunca deve abrir mão de seu bem-estar e sua segurança. Por isso, não deve aceitar ofertas de trabalho que não ofereçam as condições necessárias para trabalhar com segurança e dignidade.

Afinal, vida e saúde são os maiores bens que um trabalhador pode ter e deve conservar durante a construção. Portanto, é de responsabilidade exclusiva da empresa contratante, oferecer as melhores qualidades de ambiente de trabalho aos seus funcionários, que vão responder com maior produtividade e respeito pela instituição.