Construção

Realizar uma construção não é uma tarefa fácil, pois envolve uma análise de vários fatores que vão desde o terreno, o local ao redor, o investimento e orçamento para a obra, disponibilidade de funcionários, segurança do local, compra de matérias, dentre outros.

Quando uma construção precisa ocorrer, geralmente, as empresas de construção civil são acionadas para elaboração do projeto assim como sua execução.

Geralmente, essas empresas são compostas por engenheiros civis que são responsáveis pela elaboração do projeto e coordenação da obra, engenheiro elétrico para monitorar de forma mais precisa as instalações elétricas, assim como o arquiteto que consegue tornar o projeto mais harmônico, design de interiores, e equipe de construção.

Essas pessoas estão tecnicamente aptas para a realização das atividades e podem desempenhar um trabalho excelente. No entanto, antes da obra iniciar, de fato, o cliente precisa realizar um orçamento de obra junto à empresa, pois isso influenciará na elaboração do projeto, que é o “guia” para a realização da obra.

Feito isso, o engenheiro consegue entender melhor o que o cliente deseja e criar um projeto em parceria com o arquiteto.

Nesse artigo, vamos explicar sobre outros elementos que também são importantes durante uma construção.

Elementos importantes durante uma construção

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre a importância da investigação confirmatória de passivo ambiental. Esse processo consiste em uma avaliação preliminar dos impactos ambientais que determinada obra pode causar naquele ambiente.

Com isso, leva-se em consideração tanto o solo, como água e até mesmo, possíveis impactos no ar. Esse processo também verifica aspectos de contaminação já existentes no local, podendo uma amostra daquele solo ser recolhida para análise.

É importante ressaltar que as obras de construção civil também devem respeitar medidas ambientais de segurança e não contaminação.

Após essa avaliação realizada é possível verificar se o local está contaminado, para uma recuperação ou se a obra pode ser feita, visando minimizar os impactos ambientais.

Outro detalhe importante diz respeito à limpeza do terreno. Antes de construir é feito uma análise do solo assim como do terreno. O mesmo é limpo e pode acontecer uma remoção de terra para facilitar o seu nivelamento.

Para isso, é contratada uma empresa de caçamba, que disponibiliza o caminhão munk que pode auxiliar na remoção dessa terra assim como em seu deslocamento.

A presença de uma caçamba durante a construção também é fundamental para garantir que o local esteja sempre limpo. A construção acaba gerando muito entulho e isso precisa ser removido de forma segura.

O levantamento planialtimétrico: o que você precisa saber?

De modo geral, existem três levantamentos topográficos que são muito utilizados dentro do ramo da construção civil. Um deles é o modelo altimétrico que verifica o relevo e o planimétrico que realiza uma análise horizontal, contribuindo para delimitar a terra.

No entanto, existe também o levantamento planialtimétrico, que é considerado mais completo. Esse levamento consegue trazer detalhes sobre o terreno por meio de um documento.

Nele, é possível ter noção:

  • Das partes de um terreno;
  • Seu ângulo;
  • Relevo;
  • Medidas planas;
  • Alturas do terreno;
  • Projeções horizontais;
  • Distâncias de um ponto a outro.

Esse procedimento é feito por um técnico e inclusive consta com um documento de responsabilização técnica. Além disso, esse documento pode ser utilizado pelo dono do terreno e apresentado em órgãos públicos, como na prefeitura. Esse profissional, inclusive, precisa de capacitação e registro profissional.

Esse procedimento de conhecimento do terreno é necessário para quem pretende construir e por isso, não pode ser rejeitado.

O momento da reforma

Após um tempo, os imóveis precisam de reforma para o reparo de alguns elementos técnicos e importantes para a manutenção. Esses reparos são importantes para aumentar ainda mais a vida útil do imóvel.

Se a sua residência apresenta pisos de madeira, provavelmente entre 5 a 10 anos eles precisarão de uma reforma.

A reforma piso de madeira é um elemento comum, pois com o passar dos anos, esse piso pode ficar exposto ao desgaste, ação de insetos como os cupins e até mesmo, ao mofo ou umidade. Isso afeta a durabilidade do piso assim como sua beleza.

Por isso, realizar essa reforma pode ser tão importante para deixar o piso com um aspecto de novo além de protegê-lo de elementos externos.

A reforma pode consistir na raspagem do piso, assim como de tacos, aplicação de verniz e se houver peças soltas, causar um novo encaixe. Essa ação deve ser realizada por uma empresa técnica e qualificada para as atividades.