O concreto é um dos materiais mais usados na construção civil. A soma do fator preço com o fator desempenho é a responsável por essa popularidade.

O concreto conta com características como a resistência à água, facilidade de fabricação, versatilidade de formatos, resistência e custo baixo. Nesse sentido, é uma opção muito mais interessante do que o aço, por exemplo.

Para formar concreto, utiliza-se água, cimento e agregado graúdo e miúdo, misturando-os. Essa fórmula é utilizada há séculos e se mostrou tão eficiente que permanece atual.

Dentro do mercado da construção civil, é possível separar o concreto em duas grandes categorias: o concreto feito in loco e o concreto usinado.

O concreto usinado vem das grandes empresas concreteiras, transportado dentro de caminhões betoneiros. O outro é feito no canteiro de obras, o que pode ser um processo manual ou com auxílio de máquina.

Embora seja mais caro, o concreto usinado passa por um controle de qualidade mais rígido e acaba sendo um material mais confiável. Já sobre o concreto feito in loco, o melhor é sempre se valer de uma máquina para auxiliar o processo.

Isso garante uma viscosidade satisfatória e homogeneidade. Além dessas categorias, pode-se dizer que existem os seguintes tipos de concreto:

  • Concreto armado;
  • Concreto pretendido;
  • Concreto estrutural leve;
  • Concreto de alta resistência;
  • Concreto auto-adensável;
  • Concreto de alto desempenho (CAD).

Perfurações em concreto

Justamente por conta da dureza, as Perfurações em concreto acabam sendo difíceis. Elas exigem a utilização de máquinas especiais para isso, com perfuratrizes de grande potência e outros equipamentos.

O concreto pode precisar de perfurações para a instalação elétrica, para a tubulação hidráulica, em busca de uma demolição controlada e em outros contextos.

A demolição controlada é necessária quando apenas um trecho de uma construção de concreto precisa ser demolida, o que é comum em reformas.

É uma demolição que tenta manter a área em sua volta intacta. Um ótimo exemplo de demolição controlada é aquela usada para abrir janelas e portas em construções de concreto, uma reforma comum.

O Furo técnico em concreto funciona com o cálculo exato de cada milímetro da estrutura, tendo o uso conhecido na perfuração de rochas. É um furo que acontece com material diamantado, para que consiga vencer a dureza elevada desses materiais.

O uso de um fio diamantado também é comum nesse meio, sobretudo para a operação de Corte em concreto. Além dos discos e fios, também é há uso frequente de brocas diamantadas para esse tipo de trabalho.

O corte de concreto acaba sendo uma ação sustentável. Gera menos resíduo e permite que as estruturas retiradas de uma construção sejam reutilizadas.

É um trabalho que demanda pouca mão de obra e muito seguro, visto que evita trabalhadores em áreas de risco permitindo o corte à distância.

Saiba mais

Furo em concreto armado é mais desafiador, pois se trata de um concreto reforçado com aço. Basicamente, preenche-se uma malha de aço com o concreto, conseguindo mais dureza e resistência.

Esse tipo de concreto, porém, é mais pesado que o comum e pode acabar implicando em problemas para a construção de modo geral. Além disso, a atividade de perfuração se torna mais mais difícil.

O Furo em viga de concreto pode ser feito para a passagem das tubulações de rede elétrica, para a instalação de um sistema de ar condicionado, para a tubulação hidráulica do local e outros.

São furos feitos com brocas diamantadas e com equipamentos elétricos que reduzem as vibrações e os impactos da atividade nas estruturas adjacentes. Seu grande diferencial é que é uma obra de reforma limpa, não produz tanta poeira e não gera entulho.

Já o Furo em laje preço é necessário para que a passagem dos cabos do elevador seja possível. Como o elevador é pesado, é necessário que um material resistente faça sua sustentação.

Assim, o concreto é indispensável nesse tipo de aplicação. É preciso ter cuidado com a espessura da laje na projeção, respeitando as cargas informadas no projeto, na planta de instalação.

Esse projeto varia de acordo com o elevador. os furos também devem possuir bordas de pelo menos 5 centímetros, evitando quedas de objetos na caia do elevador.

Em conclusão, o concreto é um material muito útil na construção civil e, mesmo tendo dureza elevada, permite trabalhos de perfuração e corte com precisão e limpeza. É sempre importante que esse tipo de serviço seja feito por uma empresa especializada e profissionais capacitados.