Quando passamos pelas ruas e observamos as grandes obras que estão sendo construídas, ficamos pensando na grandiosidade daquela construção, na quantidade de pessoas trabalhando, nas toneladas e mais toneladas de concreto, ferro e todos os outros materiais que são utilizados para tirar os empreendimentos do chão.

O que é importante antes de iniciar uma obra?

Mas tem algo vital nessas obras que muitas vezes nem prestamos atenção: as diferentes máquinas gigantes utilizadas em todas as fases do projeto, desde o alicerce, até o último retoque no acabamento.

Sem o maquinário utilizado nas obras de construção civil, não seria possível realizá-las. Esses equipamentos são muito importantes.

Antes de iniciar qualquer obra é importante realizar a terraplanagem.

Em solos do interior, por exemplo, onde o chão é conhecido como “terra vermelha”, esse processo é muito comum, pois faz toda uma investigação minuciosa do ambiente.

Por isso, é importante buscar por prestadoras de serviços especializadas em cada região, como empresa de terraplenagem em Valinhos, Campinas, Itatiba, Hortolândia, Itupeva, Jundiaí, Paulínia, Louveira, Indaiatuba, Jaguariúna e aí por diante, afinal, a terraplanagem é uma importante técnica construtiva que tem como principal objetivo deixar o terreno mais liso, por meio do aterramento ou planagem.

Para começar a explicar a função dos principais equipamentos utilizados, iniciaremos com o guincho de obra, utilizado para facilitar a elevação e deslocamento de materiais muito pesados, como vigas, latas, blocos de concreto, entre outros.

Por estarem disponíveis em tamanhos diferentes, os guinchos podem ser utilizados em obras de grande, médio ou pequeno porte.

Por isso, é importante sempre estar atento às especificações do equipamento para saber se ele corresponde à capacidade certa de carga e tipo de elevação que será exigido na sua obra.
Esse equipamento é todo construído em aço inox, pois é mais durável e não oxida.

Existem dois tipos de guincho: o guincho eletrico pórtico, um equipamento maior e mais resistente, com capacidade para suportar materiais mais pesados; e o de coluna, utilizado principalmente em espaços pequenos e para elevações exclusivamente verticais.

Mas, como mesmo as construções verticais precisam começar no chão, o mercado civil precisa contar com outros equipamentos que conseguem cavar o solo até atingir grandes profundidades. Afinal, um bom alicerce é a base de tudo.

Para isso, é possível contar com Aluguel de Retroescavadeira, um dos equipamentos mais utilizados em construções e obras em geral, sendo úteis para cavar “buracos” ou trincheiras.

Para ampliar sua utilização, ainda é possível contar com acessórios que tornam o equipamento ainda mais funcional como: garras, brocas, rotadores de inclinação, e demolidores.

Mas, para saber qual equipamento utilizar a fim de atender melhor a necessidade da obra, é preciso saber identificar a diferença entre a retroescavadeira e a escavadeira hidraulica.

A principal diferença entre essas duas máquinas está na relação da cabine com o chassi. As escavadeiras têm um chassi próprio, acoplado logo abaixo da cabine; já as retroescavadeiras contam com uma estrutura anexa de um veículo separado.

Além de utilizadas no setor industrial, as escavadeiras também são ótimas para dragar rios, fazer limpezas de terrenos, na demolição de estruturas, além de auxiliar na mineração.

Utilizar pisos para áreas externas ou pavimentos?

Essa escolha pode impactar diretamente no resultado estético e financeiro da obra.

Outro processo muito utilizado em obras é o uso de pavimentos, afinal todo espaço precisa de uma área de entrada.

A escolha do pavimento adequado para aquela área é muito importante, inclusive por conta do tipo de solo do terreno. Além disso, essa escolha pode impactar muito no preço final da obra.

Conheça alguns tipos de pavimentação utilizados:

  • Asfalto;
  • Bases granulares;
  • Base cimentada;
  • Revestimento flexível;
  • Pedra portuguesa ou paralelepípedos;
  • Bloquetes;
  • Placas de concreto.

Para auxiliar nessa escolha, o trabalho integrado de um engenheiro civil, um profissional de paisagismo e a supervisão do mestre de obras pode ser fundamental para garantir o melhor resultado técnico e estético da obra.

E não se esqueça: todo projeto precisa contar com a maneira correta de descartar materiais.
Por isso, antes de dar o primeiro passo rumo à construção, é importante contar com locação de caçamba para descartar os entulhos da maneira correta.

Quando um serviço desse é contratado, a partir do momento em que os materiais são descartados nas caçambas, a empresa contratada é responsável por levar os materiais até os aterros específicos e dedicados a este fim.
Por isso, muita atenção na hora de assinar o contrato de serviço e tenha certeza de que está contando com uma empresa idônea e responsável.