O piso de madeira sempre esteve presente em diversas casas. Antigamente, era muito comum o uso desse tipo de piso, sendo empregado de diversos modos, seja formando desenhos e padrões no piso ou de forma paralela e retilínea.

Os cuidados para com a manutenção do piso eram extremamente minuciosos: consistiam no tratamento do mesmo com verniz e constante uso de cera e de materiais para promover a manutenção do brilho.

Caso houvesse algum dano ao piso, como riscos e desgaste, seria necessário realizar a Raspagem de piso de madeira e, novamente, realizar todo o processo de manutenção.

Atualmente, o piso de madeira maciça é menos comum, seja por questões ambientais ou de renda.

No entanto, o encantamento pelo efeito da madeira no chão não diminuiu, o que fez com que as pessoas buscassem por alternativas mais viáveis, como, por exemplo, o Carpete de Madeira Preço, que é mais rentável e usa uma quantidade menor de madeira para sua produção.

Mas, sem levar em conta a parte estética, quais são as vantagens do piso de madeira?

Por ser um material nobre, possui alta resistência, principalmente quando devidamente tratado. Também possui baixa reflexibilidade, ou seja, dependendo do tratamento que recebe, pode refletir mais ou menos o ambiente ao seu redor. Outras vantagens também podem ser observadas, como, por exemplo:

  • Valorização do imóvel – Por ser, como dito anteriormente, um material nobre, a madeira tem o potencial de valorizar seu imóvel, conferindo-lhe grande status. Isso porque o piso de madeira dá certo charme a qualquer ambiente em que seja inserido;
  • Beleza – Inquestionavelmente belo, o piso feito do material em questão confere estilo ao ambiente. Seu aspecto e sua variação natural de cores permite “brincadeiras” na hora da instalação que resultam em belos desenhos no chão, conferindo um visual personalizado, a gosto do cliente;
  • Elegância – Apesar de também compor espaços despojados, modernos e rústicos, o fato de a madeira ser um material nobre faz com que confira um toque de elegância a qualquer ambiente. O charme de um assoalho de madeira é inegável, uma vez que é capaz de criar espaços diferenciados sem perder sua essência;
  • Conforto térmico – Por ser naturalmente uma má condutora térmica, a madeira não transporta frio ou calor. Isso faz com que sua temperatura se mantenha estável ao longo do ano inteiro, proporcionando maior conforto térmico;
  • Isolamento acústico – Assim como não conduz bem a energia térmica, as ondas sonoras também são malconduzidas pela madeira. Isso faz com que o som não se propague através do piso, o que o torna ideal para apartamentos e casas com mais de um andar;
  • Fácil de limpar – Para manter seu assoalho limpo é preciso pouco esforço. Por ser um piso liso e sem muita textura, é extremamente fácil realizar a limpeza de seu ambiente, evitando o acúmulo de poeira, ácaros e outros. Muitas vezes, basta um pano úmido para que seu piso fique livre de qualquer sujeira;
  • Cuidado com a saúde – Uma vez que mantém a temperatura do ambiente mais agradável e evita o acúmulo de poeira e ácaros, esse piso é ideal para pessoas que sofrem com forte alergia e crianças.

Existe opção melhor para seu piso do que esta, que é resistente, durável, charmosa, elegante, prática em sua limpeza e ainda fornece conforto térmico e acústico? Dificilmente. Como se isso não bastasse, existem diversas opções de modelos para ter um piso de madeira em casa.

Conheça outras opções

Uma opção muito popular é o uso de tacos. Essa alternativa conserva todas as vantagens do piso feito de madeira, e também conserva seu método de manutenção.

Para conferir ou reparar a aparência natural da madeira aliada ao brilho que só é alcançada através da aplicação de verniz, é preciso realizar a Raspagem de tacos, para, em seguida, polir os tacos e realizar a aplicação do verniz. A secagem deste produto é demorada, por isso é necessária paciência.

Para manter o aspecto brilhoso, é preciso fazer uso de cera e de produtos que sejam capazes de lustrar seu piso. Também é preciso tomar cuidado ao mover móveis, para evitar que possam haver riscos nos tacos, fazendo com que o processo de manutenção tenha que ser realizado novamente.

Não é recomendado o uso de produtos abrasivos ou ácidos, pois os mesmos podem comprometer não apenas o verniz, mas a própria madeira.