Construções civis, especialmente quando feitas próximas a ruas e avenidas, precisam contar com telas de proteção, que dificultam que materiais caiam e machuque quem está passando por ali.

Essas medidas de proteção também são válidas para obras, realizadas em casas ou apartamentos, em estilo de reforma e que também precisam prevenir acidentes como quedas de objetos ou resíduos.

As telas não são só utilizadas nesse sentido, elas têm utilidade no processo de construção e outros procedimentos durante a construção civil.

Ou servem também, como medida de segurança em casa e apartamentos, ou até em terrenos. Confira, ao longo desse texto, alguns dos usos mais comuns desses materiais.

Entenda melhor a função dos tipos de telas

A tela expandida é, normalmente, fabricada em aço inox ou aço carbono. Tem esse nome pois, para ser produzida, o material passa por um processo de expansão para que seja possível chegar no resultado.

Esse tipo de tela, pode ser utilizada em diversas frentes na construção, possibilitando a cobertura de uma grande área, sendo uma vantagem na relação custo-benefício com outros materiais.

Já a tela eletrosoldada, são malhas compostas por fios de aço, sobrepostos em direções opostas e soldados nos nós – regiões em que se encontram.

Essa soldagem é feita de forma diferente, por meio do caldeamento, ou seja, por resistência elétrica. Seu uso é muito indicado para compor armações de concreto.

E podem ser produzidas com medidas e especificações padrão ou de acordo com uma necessidade específica do projeto.

Servindo como medida de proteção, a tela de proteção feita de nylon, serve para evitar queda de pessoas ou animais em casas e apartamentos.

Para impossibilitar acidentes, como a queda de pessoas, idosos ou crianças, as redes de proteção mais utilizadas, são aquelas com uma distância maior entre os nós, com aberturas de até 10 (dez) centímetros entre eles.

Já para o proteger portas, janelas e sacadas contra queda acidental de animais, as telas precisam ter malhas de tamanho menor: de cinco a três centímetros de distância entre os nós.

Onde instalar as telas?

Confira alguns lugares onde é possível fazer a instalação de redes de proteção de nylon:

  • Janelas;
  • Áreas de serviço;
  • Escadas;
  • Coberturas;
  • Sacadas;
  • Varandas;
  • Brinquedos altos.

Por serem bastante resistentes e capazes de aguentar pesos muito altos, as telas duram muito tempo, trazendo uma ótima relação custo-benefício.

Também são altamente versáteis e podem ser encontradas em várias cores, como o verde, o amarelo, o azul e o vermelho, apesar das mais comuns serem a branca ou a preta.

Hoje, algumas empresas já trabalham com opções de tela de proteção para janela removível, ideal para o uso em basculantes de banheiros ou lavanderias.

Pois, protegem o ambiente, mas também facilitam o processo de limpeza, além de viabilizar que o basculante seja aberto e fechado, sem grandes dificuldades.

Esse tipo de rede é indispensável para quem tem gatos, cachorros, pássaros ou qualquer outro animal dentro de casa. Mas ela não é necessária apenas para manter os animais da porta para dentro.

As redes e telas de proteção são vitais, para evitar quedas de pessoas mais idosas ou crianças pequenas e bebês.

Até mesmo para pessoas que tenham doenças que mexam com o equilíbrio, ela é importante para garantir a segurança. Em alguns casos, a tela de alambrado também pode ser utilizada para cobrir esses espaços.

Isso acontece pois seu custo de instalação é menor. Porém, dê preferência para utilizá-la em ambientes externos, pois por ser um material menos flexível, seu acabamento é mais rústico.

Para quem quer aliar proteção e segurança e ainda deixar mosquitos e outros insetos apenas na parte de fora da casa, também é possível contar com a tela mosquiteira.

Que, além de ser muito fácil de instalar, tem um custo baixo, e pode ser fixada a portas e janelas, também na versão removível.

Esse tipo de tela, diferentemente das redes de proteção que citamos acima, precisam de uma estrutura de madeira para serem instaladas.

Afinal, suas malhas são muito pequenas e finas. Normalmente, ela pode ser encontrada na cor padrão: verde escura. Mas ainda há opções diferentes na cor preta, azul ou cinza.

É importante lembrar que na hora de contratar um serviço para a fixação de redes e telas, a qualidade do trabalho tem que ser primordial.

Procure por empresas com boa reputação no mercado, idôneas e que façam um serviço que trará mais segurança e conforto para a sua obra e depois, para a sua casa ou ambiente de trabalho.

Segurança é algo vital a todos e não deve ser subestimada. Existem várias empresas e fornecedores de telas, que podem auxiliar, inclusive, na instalação desses materiais.

Evite fazer o serviço por conta própria, pois pode ser perigoso. Conte sempre com a ajuda de um profissional, pois além de uma dinâmica mais tranquila, o acabamento sempre será melhor e mais bonito.