O Steel frame é um sistema de construção industrializado e racionalizado feito com estruturas de perfis de aço galvanizado e o seu fechamento é realizado por placas que podem ser cimentícias, de madeira ou de outro tipo.

No geral, sua composição de estrutura tem: fechamento externo, isolantes termoacústicos e fechamento interno.

Sua principal diferença é com relação a limpeza dos canteiros de obras, porque não necessita do uso de água, assim, transformando em uma construção seca e com mais sustentabilidade, ele também tem o nome de sistema construtivo.

Outro aspecto que esse sistema tem é sua precisão, tanto nos cálculos sobre a quantidade de material que será usada quanto em sua execução.

Esse tipo sistema gera praticamente 0% de resíduos, pois a estrutura é fabricada já com as dimensões definidas no projeto. A ferramenta ainda dispensa o corte de peças que consequentemente gera a possibilidade de construir uma casa barata ou qualquer outro empreendimento, de forma, rápida e limpa.

Quando a construção tem mais de um pavimento em sua estrutura, a separação é realizada por lajes leves. As divisórias são constituídas por perfis de aço galvanizado com revestimento de madeira, placa cimentícia ou outro tipo de placa ou pôr forro.

Os forros, acima mencionados, podem ser de drywall, PVC ou outro tipo de material para forro. Ainda é possível usar lajes pré-moldadas de concreto.

Conheça algumas vantagens do Steel Frame

O steel frame é uma tecnologia sustentavel que facilita e agiliza muito uma construção, pois permite que a construção seja efetuada de forma rápida. Isso ocorre porque a maioria dos seus componentes são pré-fabricados, ou seja, eles já vêm prontos para usar e, normalmente, são usadas as fundações superficiais do tipo radier.

Ele também tem alta precisão na execução e isso resulta em uma redução de erros, o que faz da técnica do steel frame um sistema construtivo mais confiável para a construção de casa rapida ou prédio.

Sua edificação é sustentável, pois não usa recursos naturais como a água para efetuar a obra, produzindo pouco lixo e resíduo na obra.
A ferramenta ainda proporciona um melhor isolamento térmico e acústico para as edificações.

Ele apresenta também menor custo, principalmente se comparado com o sistema de concreto e estruturas metálicas. Quanto menor a edificação mais barato será a construção. No entanto, a mão de obra deve ser especializada, com treinamentos específicos.

Seu fechamento externo, apresenta em sua estrutura:

  • Perfis de Aço galvanizado;
  • Painel estrutural de OSB;
  • Isolante termo-acústico;
  • Placa cimentícia.

No caso da aplicação da placa, pode-se adicionar o acabamento desejado. O fechamento interno é feito por perfis de aço galvanizado também, isolante termo-acústico, placa de drywall (gesso acartonado) e acabamento (colocar pintura, cerâmica, entre outros).

Sua fundação, comumente, é no estilo radier, pelo fato de o steel frame ser uma estrutura leve.

Seu cálculo estrutural precisa ser realizado por um engenheiro para analisar qual é o modelo mais adequado à edificação ser efetuada. Já no radier, as tubulações das instalações hidráulicas já estão instaladas.

Conheça alguns materiais sustentáveis

Atualmente existem materiais sustentaveis que podem ser usados na construção civil, pois é uma alternativa mais benéfica para a humanidade e meio ambiente.

Isso porque o objetivo desses materiais é dar um equilíbrio harmônico entre o meio ambiente e a indústria da construção e, este conceito, está dentro das etapas do projeto construtivo.

Os materiais sustentáveis promovem um menor impacto no meio ambiente. Entre os materiais pode-se destacar a utilização de madeira de reflorestamento; tijolo de adobe; blocos de concreto feito com isopor e pet.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura só considera uma construção sustentável quando ela atende as seguintes características:

  • Eficiência energética;
  • Diminuição de resíduos;
  • Aproveitamento do meio natural sem prejuízo ao meio ambiente.

Existem alguns materiais que ajudam nesse processo. O replast, por exemplo, é um tijolo sustentável feito a partir de resíduos plásticos removidos do mar de qualquer parte do mundo. Ao usá-lo não há a necessidade do uso de cola ou adesivo, porque podem ser encaixados.

Outro material é o ecotop, que são telhas, placas e cumeeiras econômicas, que estão alinhada com os aspectos ambientais. São compostos de 25% de alumínio e 75% de plástico proveniente de tubos de pasta de dente e demais embalagens.

Já o isopet é um material desenvolvido de isopor e garrafas pet recicladas em formato de blocos com encaixe no sistema de macho-fêmea. Com esse encaixe, não há a necessidade de cola ou produto adesivo. Mas, para dar acabamento é necessária uma fina cobertura de concreto de baixa densidade, mas sem precisar da areia.

Apesar de termos elencado alguns materiais, o mercado da construção oferece muito mais opções sustentáveis, pesquise sobre ou consulte um profissional ou uma loja especializada no assunto antes de realizar uma obra ou reforma.