O setor da construção civil precisa contar diariamente com uma série de itens que compõem, de forma eficiente e segura, as instalações hidráulicas de edificações em geral, promovendo qualidade nos empreendimentos e assegurando o funcionamento ideal desses componentes essenciais.

Dessa forma, é importante conhecer de perto alguns dos equipamentos mais utilizados e como eles podem contribuir para as obras, possibilitando uma série de procedimentos necessários.

Para ficar por dentro do mundo hidráulico e conhecer mais detalhes sobre válvulas, bombas e mangueiras, acompanhe o artigo a seguir.

Válvulas: regulagem de fluidos

As válvulas são exemplo do quanto é importante empregar bons produtos e sistemas na composição de uma instalação hidráulica comprometida com a segurança e com a otimização das atividades relacionadas com sua aplicabilidade.

Elas permitem uma série de procedimentos relacionados com a regulagem de fluidos e, ainda, podem apresentar vantagens variadas.

A Válvula globo é um dos tipos mais conhecidos por possuir uma taxa de desgaste por erosão significativamente reduzida, tanto no seu obturador quanto na sua sede, regulando de forma precisa e eficiente os fluidos que fazem parte da instalação do prédio, da residência ou de demais empreendimentos da construção civil.

Especialmente quando há demandas pelo fechamento e abertura em operações diversas, ela pode ser utilizada com a garantia da obtenção de bons resultados.

Além disso, esse tipo de valvula também pode ser encontrado em controles de vazão, seja qual for a graduação exigida.

Entre suas principais características podemos destacar as extremidades flangeadas e as soldas de topo, sem falar no acionamento, que pode ser a partir de um volante de impacto para válvulas de alta pressão ou mesmo de um volante ascendente ou redutor.

Seus diâmetros podem variar conforme a demanda, geralmente podendo chegar a 24 polegadas e partindo do mínimo de duas polegadas. Composta de aço fundido, ela pode ser encontrada em distintos segmentos do mercado, tais como:

  • Indústria petroquímica
  • Indústria siderúrgica
  • Indústria de mineração
  • Indústrias de papel e celulose
  • Fabricação de açúcar e álcool
  • Geração de energia

Mangueiras: condução dos líquidos

As mangueira,s por sua vez, são indispensáveis por realizarem a devida condução de fluidos e líquidos através da tubulação de uma instalação hidráulica de qualidade. Desse modo, sua composição deve ser resistente e maleável ao mesmo tempo.

Com a Mangueira de pvc, por exemplo, é possível obter o máximo desempenho nessa união de fatores necessários. Isso porque o pvc é constituído de substâncias especiais que são produzidas a partir de processos sintéticos e derivam diretamente do plástico.

Uma de suas maiores vantagens é a transparência, permitindo que a condução do fluido no interior da estrutura seja visualizado, o que pode facilitar o trabalho dos profissionais no canteiro de obras.

A variedade de colorações, modelos e tamanhos, porém, é muito ampla. As mangueiras podem, ainda, oferecer superfícies lisas ou mesmo trançadas, de modo que é possível escolher o tamanho e a composição mais adequada para cada tipo de demanda na construção.

A alta taxa de maleabilidade está entre suas características mais especiais, sem comprometer a resistência e possibilitando seu uso não apenas na construção civil, mas também nas indústrias e nas atividades agrícolas.

Os tubos de pvc também são muito empregados em demandas cotidianas nos canteiros de obras, já que oferecem alto desempenho em resistência, o que beneficia diretamente as instalações hidráulicas de uma edificação.

Bombas: gerando energia por meio da água

O que mais chama a atenção no uso e na aplicação das bombas hidráulicas é que esses equipamentos, desenvolvidos para atuarem em conjunto com outros itens, possuem a capacidade de receber a energia potencial e transformá-la em energia cinética, ou seja, em deslocamento ou movimento.

Isso sem falar na energia de pressão, que corresponde à força, outro trabalho realizado pela bomba de água que é indispensável na composição das instalações hidráulicas.

Seu funcionamento se dá por meio do bombeamento de um fluido que recebe a energia enviada pelo movimento e pela força no sistema, de modo que isso pode acontecer por meio de:

  • Aumento da velocidade;
  • Aumento da pressão;
  • Aumento da elevação;
  • Combinações entre energias distintas.

O Bomba hidráulica preço pode variar de acordo com o desempenho e a qualidade do produto, de modo que é importante consultar com precisão a demanda existente e, com isso, realizar a escolha mais correta do dispositivo a ser empregado.

O mais importante é contar sempre com produtos de qualidade garantida e também com profissionais capacitados para lidar com todas as operações específicas que são parte da rotina de um canteiro de obras, em especial quando estamos falando da construção de instalações hidráulicas duradouras e eficazes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *