Escolher a varanda e os detalhes ideais para a sua varanda pode ser um desafio, ainda mais quando no mercado existem tantas opções e possibilidades. Isso porque essa é uma indústria que vem se reinventando cada dia mais.

É preciso muita atenção em pequenos detalhes para garantir o ornamento de cores, de peças, materiais e, inclusive, na segurança de certas áreas. Assim, é preciso entender a necessidade do ambiente, saber se aquela área terá uma grande circulação de pessoas ou se será um local criado para o lazer ou descanso. Após entender esses pontos é possível desenhar de forma correta os pontos para a sua varanda.

Vamos entender durante este artigo como ter uma varanda ideal, apresentando algumas possibilidades para você entender qual irá se adaptar melhor para seu gosto e suas necessidades.

Existe um material ideal?

Quando vamos decorar ou mudar um ambiente da casa é preciso pensar em qual material optar para atender as nossas necessidades. Para a varanda o mais recomendado é o uso de vidro temperado.

O vidro já é um material extremamente elegante e fino, que combina com qualquer ambiente. No entanto, usá-lo na varanda pode trazer ainda mais benefícios, como:

  • Permitir a entrada de luz natural;
  • Reduzir o consumo de energia;
  • Ter uma visão ampla mesmo da parte interna da casa;
  • É um material leve e casa com qualquer ambiente.

Optar por esse material, ainda mais se for temperado, irá contribuir ainda mais para a resistência desse material.

O vidro temperado se refere a um processo que o torna mais resistente por meio do superaquecimento do vidro pré-pronto e, logo após, o resfriamento rápido, processo que garante uma alta resistência e rigidez ao material.

Vidro refletivo

O vidro refletivo é uma moda atual do mercado. O ramo da vidraçaria tem se reinventado muito, principalmente com esse tipo de material para varandas.

Entre as principais características do item, vale destacar que eles entregam todos os benefícios do vidro comum e ainda aumentam a privacidade na área interna da residência.

A fabricação desse modelo de vidro pode ser feita para que ele seja mais ou menos refletivo, conforme for mais confortável para a sua casa.

A principal função desse vidro é permitir a visão clara de dentro para fora e impedir a visão no sentido contrário, uma ótima estratégia para apartamentos em que as janelas ficam de frente umas para as outras.

Guarda corpo para varanda

Um guarda corpo de vidro para a varanda, além de beneficiar na parte estética, entrega a segurança necessária para esse tipo de ambiente, principalmente se houver crianças e animais.

Esse material deve atender as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para garantir um maior rendimento e segurança, pois a ABNT antes de regulamentar a aplicação desse material se embasou em estudos da altura mais adequada para implementação, resistência do material e quais apoios devem ser utilizados para garantir a qualidade do guarda corpo.

A escolha do vidro para esse equipamento deve ser muito bem pensado, afinal ele irá suportar certos impactos e resistências mecânicas – e a varanda geralmente fica exposta a intempéries e outros materiais que podem ser arremessado.

Desse modo, é importante optar por um material seguro e que, em caso de quebra, arranhões ou fissuras, seja de fácil manutenção.

O mais recomendado é realizar o >fechamento de varanda com vidro temperado pois oferecem proteção contra esses possíveis problemas e evitam manutenções constantes que podem ser trabalhosas e desconfortáveis.

Móveis para a varanda

Investir na decoração da varanda também é uma ótima dica. O importante neste momento é pensar que essa é uma área externa e que estará sujeita a mudanças climáticas. Assim é bom fazer o investimento em peças resistentes a esses tipos de mudanças, assim como os panos e tecidos que devem ser impermeáveis.

A criatividade é o que manda nessa hora, pois as opções são variadas: cadeiras, guarda-sóis, mesas e etc.

Como vimos, é possível investir de forma adequada em um vidro de varanda agradável aos olhos e que evite um gasto constante com reformas ou manutenções.

Nos últimos anos essa parte da casa tem sido alvo de constantes mudanças e, atualmente, é considerada um ambiente moderno que pode ser mais descontraído e elegante. O investimento na varanda nunca é desperdiçado, pois se torna uma área de lazer muito apreciada pelos moradores além de valorizar o imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *