Todo tipo de edificação precisa contar com instalações seguras, especialmente, quando estamos falando da distribuição da eletricidade, que é um dos fatores mais essenciais para o bom funcionamento estrutural e, ao mesmo tempo, oferece riscos de alta potência quando há negligência em sua manutenção.

No artigo que você acompanha a seguir, fique por dentro de algumas medidas importantes para viabilizar e otimizar as instalações elétricas em variados ambientes prediais e saiba como cada uma delas contribui diretamente para a promoção de mais bem-estar e segurança.

O que são as instalações elétricas?

Basicamente, as instalações elétricas de uma estrutura predial é constituída por uma série de sistemas e dispositivos que transferem energia elétrica por meio de uma fonte de geração de eletricidade.

Desse modo, a execução física das ligações elétricas deve ser feita de forma segura e com precisão, garantindo seu bom funcionamento e a segurança no uso dos espaços.

Definir os tipos de uso que serão dados à energia elétrica obtida, portanto, assim como os pontos onde isso acontecerá, é uma das principais demandas quando falamos das instalações elétricas prediais, pois isso aponta a distância percorrida pelos condutores e condutos de modo a se calcular o emprego de dispositivos de proteção, por exemplo, e procedimentos como comandos, medições de eletricidade, etc.

Contar com Empresas de Instalações Elétricas Prediais de qualidade e boa procedência no mercado é a melhor garantia para obter os resultados mais satisfatórios nesse sentido.

Isso porque essas empresas oferecem equipes qualificadas de profissionais habilitados para prestar serviços corretos e resolutivos nesse tipo de demanda primordial quando estamos falando em construção civil.

De olhos nas normas

Existe uma série de normas que visam o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais seguros e otimizados, garantindo a integridade física de todas as pessoas que fazem uso dos ambientes e também um ciclo de produção mais ativo e seguro.

Dessa forma, é importante se atentar às obrigações legislativas com relação a esse tema.

Todo estabelecimento e procedimento que faz uso de maquinas e equipamentos industriais, como é o caso da elaboração de instalações elétricas e da construção predial, precisa atender a algumas exigências específicas que evitam penalidades, interdição e, claro, situações de risco para as pessoas.

A chamada Norma Regulamentadora 12 tem como objetivo, portanto, diminuir a incidência de acidentes ocorridos nos variados ambientes de trabalho industriais e da construção civil, exemplos de segmentos que fazem uso de máquinas pesadas e processos que podem oferecer risco aos trabalhadores.

Sendo assim, a nr 12 exige que todos os operadores possuam treinamento e qualificação para lidarem com os processos do ambiente de trabalho. Além disso, destina-se a:

  • Fabricantes;
  • Empresas;
  • Engenheiros de segurança;
  • Operadores de máquinas;
  • Auditores de fiscalização.

Isso garante a segurança dentro dos canteiros de obra e otimiza os estudos de risco e as avaliações técnicas com relação a diversos tipos de projeto. A norma prevê, nesse sentido, que os equipamentos e as máquinas não podem oferecer risco à vida de quem as opera.

A partir da implantação desse sistema, as máquinas entram em estado de emergência de forma automática e imediata no caso de ocorrência de falhas e situações que podem gerar acidentes, o que significa que todas as funções do maquinário integrado são desligadas e o risco é evitado.

Para obter um laudo nr 12, é importante contar com empresas e profissionais habilitados. Isso porque as normas regulamentadoras não são despesas, mas sim uma obrigação legal e uma forma de preservar a vida, tornando-se um investimento no patrimônio humano, que é o mais caro.

Itens importantes

Muitos itens são extremamente fundamentais para a viabilização da segurança com relação às instalações elétricas, pois a estrutura deve sempre contar com fiações em bom estado e conduítes devidamente protegidos.

Por isso, um dos componentes mais empregados nesse segmento é a caixa de luz para laje, que protege contra desgastes em geral.

Ela deve ser produzida com base em rigorosos padrões de qualidade. Além disso, os sistemas selados e a compatibilidade em suas entradas também auxiliam na obtenção de resultados mais satisfatórios em seu uso nas instalações prediais.

Vale sempre procurar por itens de procedência garantida e que suportem a concretagem realizada no local. O caixa de luz preço  pode variar de acordo com o modelo, a distribuidora e outros aspectos.

O mais importante é sempre garantir a segurança, especialmente ao se falar em instalação elétrica, que, quando mal protegida ou reparada, pode gerar uma série de prejuízos graves e, até mesmo, acidentes fatais.