Sem dúvidas, a construção de uma casa, além de um sonho, envolve também muito trabalho, esforço, tempo e, principalmente: dinheiro. Isso porque, esse processo costuma ser lento e um tanto quanto caro.

Afinal, muitos procedimentos são realizados desde o lançamento dos alicerces, até o acabamento final e todos eles envolvem mão de obra e diversas matérias-primas.

Mas, embora não existam maneiras de levantar um imóvel sem nenhum custo, a boa notícia é que, com algumas dicas simples, é possível economizar uma boa quantia. Quer saber quais são elas? Então, siga com a gente e confira a seguir:

 

1. Planejamento é essencial
Se você já está no processo prático de construção de uma propriedade, provavelmente, deve saber que sem planejamento, não é possível nem tirar a edificação da planta, quanto mais, economizar em alguns pontos.

Então, se você pretende poupar dinheiro, deve contar com planos prévios e atenção redobrada. É preciso considerar o período para conclusão do projeto e colocar no papel o valor que pretende gastar.

Nesse momento, é indicado ampliar a margem de valores, assim, caso haja algum imprevisto, você não será surpreendido (a).

Além disso, atualmente, a tecnologia é uma grande aliada da economia na construção de casas. Existem alguns softwares que auxiliam no controle da gestão e no acompanhamento do andamento de todas as fases de uma obra.

Essas soluções, além de integrar projetos, engenheiros e arquitetos, ainda evitam desperdícios e permitem a incorporação de um processo colaborativo, capaz de prevenir possíveis prejuízos.

 

2. Fique de olho nos entulhos e nos materiais de construção
Embora os entulhos sejam inevitáveis, é necessário considerar que eles também são responsáveis pela elevação dos custos de uma construção.

Por isso, é preciso prestar muita atenção e garantir o descarte adequado de todos os materiais. Além disso, é essencial pesquisar os preços dos materiais de construção como cimento, tijolos e telhas e escolher itens econômicos e resistentes.

Nesse momento, vale à pena buscar por avaliações de marcas e usar as infinitas possibilidades da internet a seu favor. Investir em materiais reutilizados como madeira, pisos e granitos também pode ser uma alternativa interessante.

Para controlar os gatos, faça uma planilha digital e especifique todos os custos dentro do documento.

3. Aposte no “faça você mesmo”!
Se você já trabalhou na área de construção civil, tem habilidade nata, talento específico ou apenas gosta de colocar a mão na massa, aproveite a sua disposição e invista no “faça você mesmo” para garantir uma considerável economia no processo.

Mas, antes de tudo, pesquise sobre o que pode ser feito sozinho. Normalmente, as partes que envolvem o acabamento de uma propriedade, como pintura e decoração costumam ter execução mais simples.

Nessa hora, vale à pena arregaçar as mangas, chamar os amigos para ajudar e oferecer um bom churrasco para recompensá-los quando tudo estiver pronto.

 

4. Selecione a sua mão de obra cuidadosamente
Antes de mais nada, é imprescindível levar em conta a qualidade da sua construção, afinal, um imóvel bem construído, além de mais segurança, também garante mais economia no futuro. Por isso, escolha muito bem as pessoas que irão integrar a sua mão de obra.

Do servente ao arquiteto, selecione pessoas habilidosas, experientes e bem treinadas. De fato, esses profissionais cobrarão um pouco mais caro do que os iniciantes, mas a expertise que eles têm, acelera o tempo de obra e, consequentemente, te ajuda a poupar dinheiro.

 

5. Não abra mão de um arquiteto
Por fim, se você deseja realizar uma construção eficiente e econômica, não deixe de contratar serviços especializados de arquitetos, engenheiros ou construtores.

Esses profissionais dominam as melhores técnicas, conhecem diversos fornecedores de materiais e ainda podem indicar bons prestadores de serviços para realizar a mão de obra, levando em conta a relação custo-benefício.

Ou seja, por mais que envolva um tipo de contratação, contar com o auxílio desses especialistas faz toda a diferença.

 

Enfim, curtiu as dicas para reduzir gastos no processo de construção? Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe-o em suas redes sociais, com certeza, essas informações podem ser muito úteis para quem está buscando por terrenos à venda no Xaxim para construir a sua casa própria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *