empilhadeiras

As empilhadeiras são equipamentos de uso corriqueiro tanto em ambientes industriais quanto em negócios que operam na área da logística.

O motivo por trás disso é o ganho de eficiência proporcionado por ela: tal máquina permite a movimentação de cargas de forma rápida, ágil e segura.

O segredo é que sua plataforma elevatória se encaixa perfeitamente tanto ao pallet de contenção quanto os modelos regulares, sejam eles de madeira ou plástico.

Entretanto, ao procurar um modelo para comprar ou alugar, muitas pessoas se deparam com uma escolha muito mais complexa do que imaginavam. Afinal, há muitos modelos disponíveis no mercado, cada qual com suas particularidades.

Entre todas as opções, há a da empilhadeira manual. Confira algumas vantagens dela a seguir:

Empilhadeiras têm um valor atrativo

Grande parte das empilhadeiras disponíveis no mercado são motorizadas. Seja o equipamento movido a diesel ou a eletricidade, ele dispensa o uso de força humana ao mover, elevar e abaixar os itens em questão. Se isso, por um lado, gera uma conveniência, por outro, há um problema: o custo pode ser elevado.

Já no caso dos modelos elétricos, os paletes são erguidos de forma manual. Isso normalmente é feito por meio de uma alavanca, que aciona um sistema de roldanas responsável pela elevação.

Como não há motor, o custo de montagem é mais baixo. Da mesma forma, não há gastos com combustível (como no caso dos aparatos a diesel) nem com recargas (algo necessário em itens elétricos).

Há modelos com tecnologia mais avançada

Há quem relute em adquirir ou alugar empilhadeiras manuais por conta do temor em perder eficiência – afinal, não há motor para dar apoio às tarefas.

A boa notícia é que existem versões que não são totalmente manuais, e que contam com mecanismos hidráulicos ou pneumáticos para reduzir a força humana necessária para mover a carga.

Seu funcionamento é análogo ao de outro mecanismo muito comum no cotidiano: a direção hidráulica de automóveis. Normalmente, os motoristas percebem que ela é mais macia, exigindo menos esforço para manobrar o carro. O mesmo se aplica às empilhadeiras.

Elas também podem ser alugadas

O aluguel empilhadeira é um serviço cada vez mais procurado por empresas dos mais diversos ramos. Além de ser uma opção mais em conta que a aquisição de uma peça própria, nesses casos é a prestadora de serviços que se responsabiliza por manutenções e substituições de equipamentos defeituosos, caso as máquinas disponibilizadas apresentem algum defeito.

Normalmente, os estabelecimentos que fornecem esse tipo de serviço têm um portfólio de produtos amplo, que inclui:

  • Empilhadeiras elétricas;
  • Empilhadeiras a diesel;
  • Empilhadeiras a gás;
  • Empilhadeiras a gasolina.

Entretanto, nem todas as pessoas que se interessam pelo serviço cogitam a possibilidade de alugar empilhadeiras manuais – elas também são disponibilizadas por tais estabelecimentos.

Vale ressaltar que este modelo tem outras vantagens além do custo mais baixo. O primeiro deles é que, como não há queima de combustível, tampouco há a emissão de gases poluentes – e potencialmente tóxicos.

Consequentemente, ele pode ser usado em locais fechados sem maiores problemas. Além disso, seu porte também é reduzido, o que permite que ela seja operada em áreas determinadas.

Empilhadeiras também precisam de manutenção

Por mais que o seu mecanismo de funcionamento seja mais simples que o de outros modelos, as empilhadeiras manuais também precisam de manutenção.

O ideal é investir em vistorias preventivas periódicas, de modo a identificar defeitos antes que eles se convertam em problemas maiores.

Caso seja detectada a necessidade de substituir algum componente, é importante que ele seja adquirido de uma marca renomada, como no caso das peças para empilhadeira paletrans.

Da mesma maneira, a troca deve ficar a cargo de um profissional qualificado para tal. Do contrário, pode haver defeitos ainda maiores na máquina.

É preciso seguir normas de segurança

Assim como qualquer outro equipamento, este tipo de máquina deve ser operado em consonância com as normas de segurança da área. Do contrário, pode haver acidentes e danos às cargas.

O primeiro passo para um trabalho tranquilo é contar com um operador que conheça o funcionamento do equipamento, bem como seus controles.

Além disso, ele deve se certificar de que a carga está perfeitamente equilibrada nos garfos, de modo a evitar quedas. Por fim, é preciso tomar cuidado com a capacidade máxima da máquina: ela não deve ser excedida em hipótese alguma.