Alguns quesitos são fundamentais para a garantia de uma obra segura e da otimização do projeto quando estamos falando do uso correto e prático dos ambientes desenvolvidos.

Por isso, a implantação adequada de calhas e rufos é uma das principais demandas da construção civil, oferecendo suporte e condução de águas pluviais no setor.

Mas você sabe como empregar corretamente esses itens? Além disso, quais são as opções oferecidas pelo mercado atualmente? No artigo que você acompanha a seguir, obtenha as respostas para essas e outras perguntas sobre o tema.

Calhas pluviais

A instalação de calhas é fundamental para garantir que as águas pluviais não fiquem estocadas, gerando problemas estruturais como infiltrações, que podem colocar em risco um projeto e comprometer a segurança no uso dos espaços.

Para definir qual o melhor modelo a ser empregado, é importante levar em conta aspectos como o tamanho do telhado, a distância entre os apoios a serem instalados e o destino da água em direção ao solo.

Além disso, é importante sempre contar com equipamentos de proteção na hora de realizar atividades relacionadas a esses itens, pois se trata de um trabalho em altura.

A dica mais importante é sempre realizar uma medição precisa do local, determinando os cortes de perfis e condutores para que eles possam apresentar o melhor desempenho e para que sejam estrategicamente localizados.

Já com relação ao suporte para calha, vale ressaltar a importância de começar pelo ponto mais alto, de modo que sua fixação deve sempre seguir o alinhamento mais correto. O espaçamento, por sua vez, deve ser de no máximo 60cm.

Ao fixar a calha em seu suporte, comece pela parte lisa (parte interna) e gire o perfil até que ele esteja totalmente apoiado, encaixando-o corretamente na presilha externa.

Os suportes são essenciais para que a drenagem de águas da chuva ocorra de forma eficiente, o que exige um espaçamento de acordo com as demandas do telhado, evitando o envergamento que pode ocorrer por conta do peso da água.

Recomenda-se, portanto, uma inclinação média de 1%, prevenindo contra o transbordamento decorrente do excesso de esforço dos componentes.

Eletrocalhas

O emprego de uma manta para telhado é uma das soluções mais práticas, eficientes e duradouras disponíveis atualmente no setor da construção civil, de modo que vale a pena consultar todas as alternativas que podem otimizar o projeto e tornar a drenagem de águas mais satisfatória.

Para que a distribuição e a condução dos cabeamentos de voz, energia, dados, etc, sejam feitas de modo seguro e possam proporcionar a alimentação de todas as áreas, o emprego da eletrocalha é primordial.

Existem modelos lisos e perfurados, de modo que a escolha varia conforme as demandas do circuito em questão. As eletrocalhas lisas são empregadas para que seja possível passar fios e cabos:

  • Distribuição de energia;
  • Telefonia;
  • Dados;
  • Sistemas de voz;
  • Instalações elétricas no geral.

Sua maior vantagem é a instalação simples e a manutenção prática e rápida, de modo que a inspeção periódica oferece uma série de benefícios nesse sentido.

Já quando há a necessidade de proporcionar ventilação na condução dos cabos e a remoção de resíduos, o que é muito comum em ambientes mais úmidos e em locais abertos, a utilização das eletrocalhas perfuradas é mais indicada.

Para soluções mais efetivas, impermeabilizar o espaço é ideal.

A impermeabilização de telhados preço pode variar bastante conforme aspectos como o tamanho da área a ser coberta, o tipo de instalação elétrica ali presente, entre outros fatores, de modo que é sempre necessário contar com a avaliação de um profissional devidamente capacitado para determinar as melhores soluções.

A busca por instalações de qualidade também é fundamental para aumentar a vida útil do procedimento, sem falar que a relação custo-benefício deve ser sempre vantajosa, gerando resultados mais satisfatórios tanto no aspecto funcional quanto de rentabilidade.

Cobertura prática

Para garantir a proteção de ambientes diversos contra intempéries climáticas como a irradiação solar, neblinas, chuvas e ventos, optar por uma cobertura basculante é ideal. As estruturas de metal cobertas com vidro são muito encontradas em piscinas, garagens, terraços, etc.

A principal vantagem desse sistema é que ele possibilita a abertura e o fechamento conforme as preferências do usuário, sem falar no seu fácil manuseio, na instalação rápida e também na vida útil prolongada.

O mais importante é sempre contar com materiais de procedência garantida, evitando transtornos e decepções futuras, e também procurar pela mão-de-obra especializada que irá garantir a segurança duradoura e prevenir contra acidentes ou prejuízos que podem ser graves.