A decoração de ambientes pode ser um processo prazeroso e compensador. Principalmente, quando é possível renovar o visual e a personalidade. Para isso, nem sempre é necessário reformar completamente os cômodos, pois muitas vezes pequenas mudanças podem fazer bastante diferença.

Paredes lisas, de cores claras e sem qualquer enfeite podem fazer com que a casa pareça inabitada. A falta de utensílios e objetos decorativos pode dar a impressão de que falta vida. Outras vezes, o piso está tão desgastado, que o lugar parece ter sido abandonado, com aspecto mal cuidado.

Felizmente, todos esses problemas são comuns e podem ser resolvidos com ações relativamente acessíveis. As mudanças podem ser feitas aos poucos ou de uma só vez, dependendo da disponibilidade de recursos.

Uma ideia para diminuir os custos é apostar em tutoriais espalhados pela internet e investir até mesmo no reaproveitamento de móveis e objetos.

Paredes sem graça?

A pintura das paredes é uma intervenção relativamente simples, mas que pode revolucionar os ambientes, principalmente, com a escolha de cores. Além disso, há uma infinidade de acabamentos e qualidades de coberturas disponíveis no mercado.

O uso de papel de parede importado ou nacional é outra opção com variedade de estampas, cores, estilos e texturas. Os principais benefícios em comparação com a pintura dos ambientes são a facilidade de aplicação, maior diversidade de efeitos com menor custo e a durabilidade da superfície, que pode chegar a 12 anos.

Uma terceira forma de acabar com paredes sem graça é decorar os ambientes com combinações de quadros. Assim, cômodos que antes pareciam simples e vazios podem garantir um visual aconchegante e charmoso, seguindo o gosto dos moradores.

Neste caso, uma dica é investir em quadros grandes, vários pequenos, alinhados ou descombinados, criando composições interessantes, descoladas ou divertidas para o espaço. Porta-retratos dão ainda mais personalidade e vida, principalmente, para os quartos ou salas familiares.

Piso gasto e sem vida?

Quando os revestimentos são a principal fonte de insatisfação na decoração de um ambiente, a renovação vai depender das possibilidades de reforma ou revitalização dos pisos.

No caso do piso de madeira, alguns processos devolvem a vitalidade e o brilho ao remover as marcas do desgaste do tempo. Já os pisos em cerâmica ou porcelanato podem ser trocados ou sobrepostos.

O tratamento de pisos de madeira tem melhores efeitos quando é feito por profissionais especializados. Entretanto, é possível fazer a raspagem de tacos e assoalhos seguindo o passo a passo:

  • Raspar a camada superficial para eliminar verniz antigo;
  • Lixar a superfície, removendo irregularidades e desníveis;
  • Limpar a superfície, retirando os resíduos;
  • Aplicar o verniz ou resina escolhidos;
  • Aguardar o tempo correto para a secagem do produto.

É importante destacar que a aplicação do verniz ou resina deve ser feita de acordo com as recomendações dos fabricantes, assim como a limpeza da superfície após a renovação do piso.

Decoração sem personalidade?

É possível incrementar a decoração de ambientes investindo em itens como tapetes, cortinas, almofadas, plantas e outros objetos. Uma dica quando a troca de alguns itens não for possível, é conferir a possibilidade de reforma ou restauração de estantes, mesas, sofás, camas e outros móveis que compõe os espaços.

A escolha de novos tapetes e cortinas deve harmonizar com os móveis de maior destaque nos espaços: que no quarto seria a cama, e na sala, o sofá.

Para os tapetes, uma dica é observar se a peça faz uma moldura entre os móveis e objetos, encaixando cadeiras, poltronas, mesas e outros móveis.

É possível, até mesmo, disfarçar o piso, na impossibilidade de reforma ou revitalização, com a sobreposição de tapetes lisos e estampados, de diferentes espessuras.

Vale a pena conhecer diferentes modelos de persianas, para escolher o estilo e material que mais se adapta ao ambiente. Para cômodos mais arejados, uma sugestão é investir em transparências, enquanto que cortinas mais encorpadas são feitas em tecidos mais pesados. O uso de cortinas de duas cores dá ainda mais destaque para o item decorativo.

A dica final é sempre atentar-se para a harmonia dos espaços, com peças proporcionais ao cômodo, que não comprometam a circulação e, principalmente, que façam sentido para os moradores.

Ao pesquisar o máximo de referências e tendências de decoração, os os donos da casa podem descobrir os estilos, cores e materiais que mais combinam com seu gosto particular, tornando os processos de decorar ainda mais gostosos.