Há cada vez mais casos de estresse, depressão, ansiedade e outros transtornos entre as pessoas. A OMS diz, ainda, que esses casos aumentaram cerca de 80% durante a pandemia de Covid-19.Quando o ambiente de trabalho traz esgotamento mental, é hora de procurar um local para relaxar. Esse espaço pode ser dentro da sua casa. Quer saber como montar um ambiente em casa para relaxar? A gente conta!

A importância da descompressão

Viver ou trabalhar sob pressão pode gerar uma grande carga de estresse. Diante desse cenário, o corpo pede um tempo. É preciso descomprimir, ou seja, aliviar a pressão.

A prática de esportes é uma tática de descompressão. Uma outra dica envolve deixar o ambiente mais agradável para que você possa relaxar, respirar melhor e desacelerar.

Você conhece o design biofílico?

O design biofílico é uma forma que arquitetos e designers encontraram para levar elementos naturais para dentro dos ambientes. A biofilia pode ser entendida como o amor à vida e fala sobre a importância dos seres humanos terem contato com elementos naturais.

Em um mundo urbano, em que as pessoas passam o dia inteiro dentro de escritórios, muitas vezes sem acesso à luz natural e ao ar puro, o design biofílico tenta trazer um pouco da natureza para perto de nós.

Como dificilmente poderemos interferir no ambiente de trabalho, a ideia é levar esse espaço para dentro de casa.

Dicas para montar um ambiente em casa para relaxar

Você não precisa fazer uma grande reforma para ter um espaço de relaxamento em casa.

A ideia é aproveitar aquilo que já está disponível, como um quarto sem uso, uma varanda, um jardim ou mesmo um pequeno espaço de um cômodo.

Continue a leitura e veja como deixar esses espaços mais agradáveis para se livrar do stress do dia a dia!

Leve água para o ambiente

O barulho da água nos traz muitas sensações agradáveis porque nos leva para perto da natureza. Cientistas dizem, ainda, que o som da água nos lembra do tempo em que estivemos no útero materno e que isso também traria relaxamento e bem-estar.

A dica é escolher uma fonte que produza um som agradável aos seus ouvidos e que possa se destacar entre os outros sons da casa e da rua. Um umidificador de ar vai tirar a secura do ambiente e deixar a respiração mais suave.

Coloque elementos naturais

Além da água, outros elementos vão ajudar a compor o ambiente para relaxar em casa. Escolha plantas que você goste, coloque pedras, se o local permitir. Você pode escolher materiais naturais como madeira para paredes e móveis.

As plantas tem o poder de diminuir o estresse dos seres humanos, além de deixarem o ambiente mais bonito e acolhedor.

Faça uma playlist relaxante

Se você é do tipo de pessoa que gosta de ouvir música o tempo todo, colocar música no ambiente de relaxamento é uma ótima pedida. Porém, você não vai ouvir as músicas que escuta no trânsito, músicas dançantes ou podcasts que façam você se irritar.

Opte por sons da natureza ou música de yoga e meditação. O silêncio também é um ótimo aliado.

Coloque cheiros agradáveis

Outra poderosa ferramenta antiestresse, são os cheiros! Aromas também são capazes de produzir sensações agradáveis em nosso corpo. É com isso que a aromaterapia trabalha. Escolha óleos essenciais com propriedades calmantes e de relaxamento, como por exemplo, o óleo essencial de lavanda e deixe seu corpo sentir os benefícios.

Um aromatizador vai levar a fragrância para todos os cantos do ambiente. Se você preferir também existe o difusor pessoal, um colar que você pode levá-lo para onde quiser e desfrutar dos benefícios da prática. O aromaterapeuta é o profissional que vai saber indicar os melhores óleos essenciais para você.

Deixe a luz entrar

A luz do sol é responsável por ativar a vitamina D no organismo, que é importante para a regulação de várias funções corporais. A vitamina D também aumenta a sensação de bem-estar e ajuda a combater a depressão.

Busque o conforto

Escolha poltronas, almofadas ou tapetes confortáveis. Esses elementos são importantes para que você se sinta bem enquanto estiver no ambiente de relaxamento. Se puder contar com alguém para fazer uma massagem relaxante neste ambiente agradável, melhor ainda.

Deixe a tecnologia de fora

No ambiente de descompressão, a TV e os aparelhos tecnológicos não são bem-vindos.

Esse não é o momento de ver séries ou ler notícias, o que pode aumentar o seu nível de irritação.

Aproveite o momento para ler um livro ou fazer alguma atividade manual.

A exceção é para a playlist no celular. Nesse caso, você tem que se comprometer a deixar o aparelho longe e sem barulho de notificação, ok?

Curtiu o artigo sobre como montar um ambiente em casa para relaxar? Você tem um em casa? Deixe um comentário com as suas impressões e as suas ideias para esses ambientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *