A estrutura de um canteiro de obras deve ser, certamente, organizada. Assim, é possível garantir um melhor andamento da construção.

Inclusive, é na estruturação do canteiro que são consideradas as instalações provisórias de:

  • Escritório;
  • Banheiros e vestiários;
  • Depósito;
  • Alojamento.

Tudo isso para garantir o conforto dos trabalhadores, além de serem essenciais para uma melhor organização e execução da obra.

1 – Elaboração de um plano para a estrutura 

O primeiro passo é realizar o planejamento do canteiro, pensando no que será construído, seja um projeto residencial ou comercial, como empresa predial limpeza.

Assim, as mobilizações serão minimizadas para o mínimo possível, o que consequentemente leva a um menor impacto no desempenho da construção como um todo. 

2 – Priorize uma boa gestão

É importante que um gestor seja capaz de definir estratégias e rotinas que garantam o andamento correto das atividades do canteiro, ao mesmo tempo em que ele se mantenha limpo e organizado.

Além disso, deve haver o acompanhamento da saúde e do uso de equipamentos de segurança pelos profissionais na obra.

Isso porque o MTE determina um Sistema de Gestão em Segurança do Trabalho nos serviços de construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que administra uma obra com piso cozinha industrial.

3 – Uso de equipamentos elétricos

Diversas especificidades, como a quantidade de energia necessária para mover um elevador cremalheira é capaz de impactar no canteiro.

Nesse sentido, o recomendado é observar a voltagem do aparelho, para analisar a necessidade de utilizar uma grua ou mini grua.

4 – Sobre a armazenagem dos materiais

Quando há a estocagem incorreta de materiais de piso concreto polido e demais etapas de um canteiro, pode haver falta de organização, além de perdas e prejuízos financeiros.

Ademais, pode acabar gerando perdas para a empresa responsável, sem contar que o armazenamento pode ocasionar acidentes.

Por isso, para realizar um descarte correto, é recomendado estudar tanto o terreno como o empreendimento, analisando como é possível posicionar diversos elementos, de maneira a causar a menor colisão possível.