condomínio

Certamente, a segurança é um dos elementos de grande importância em um condomínio, tanto para os moradores, quanto para os funcionários e visitantes.

Para um síndico, a proteção desse ambiente vai muito além de simplesmente instalar um circuito de câmeras. Afinal, é necessário elaborar todo um sistema de segurança.

Posição da guarita

Para começar, já na projeção de um prédio ou conjunto habitacional, é necessário pensar na posição da guarita, visto que ela significa segurança para os condôminos.

O responsável por ficar nessa cabine deve controlar quem está entrando, saindo, visitando e passando na rua, devendo estar posicionada em um local de maior campo visual.

Além disso, é ideal que o vidro esteja instalado de maneira que a visão seja de dentro para fora, e não de fora para dentro.

Controle de entregas no condomínio

Boa parte dos condomínios já possuem regras que proíbem a entrada do entregador no condomínio, sendo que o morador deve ir até a portaria buscar o seu pedido. 

Trata-se de uma medida de segurança de empresas para condomínios, uma vez que não há um controle efetivo sobre os entregadores. 

No entanto, há situações em que é preciso que eles façam a entrega no prédio, como para pessoas de idade avançada ou que têm a mobilidade reduzida. 

Assim, uma opção é cadastrar os entregadores mais frequentes para garantir maior segurança, ou o síndico pode sugerir regras especiais para a entrega de pedidos mais comuns, como compras de supermercados, água, e assim por diante.

Instalação de câmeras de segurança

Quando o assunto é tecnologia, existe uma gama de possibilidades que podem ser agregadas à proteção de seu condomínio, sendo as principais as câmeras, que podem ser instaladas em ambientes como:

  • Entrada de pedestres;
  • Garagem;
  • Elevadores;
  • Escadas.

Assim como em uma instalação de piso elevado ardosia, estes tratam-se de pontos de acesso e são estratégicos para o registro de possíveis acontecimentos.

Por si só, as câmeras possuem um fator de inibição, portanto, não é somente a quantidade de câmeras que irá determinar bons resultados para a segurança, mas sim, os locais em que foram instaladas.

No caso dos condomínios horizontais, a instalação deve ocorrer nos pontos em que é possível observar qual é a direção que um veículo ou uma pessoa levou em determinado ponto, para fazer o monitoramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *