condomínio

A organização de um condomínio depende de uma boa gestão por parte do síndico, que na maioria dos casos, possui uma rotina repleta de atividades.

No entanto, para que tarefas como as de serviço terceirizado de portaria ocorram de forma ordenada, a adoção de alguns cuidados básicos faz-se necessária.

Realização de assembleias

Em um condomínio, diversas decisões importantes são tomadas em assembleias, sendo:

  • Aprovação de contas;
  • Previsão orçamentária;
  • Eleição de síndicos;
  • Alterações no regimento interno.

Para a realização, o mais recomendado é agendar a assembleia, pelo menos, 10 dias antes, garantindo que os condôminos estejam cientes do acontecimento.

Portanto, encaminhe mensagens, e-mails, ou envie convites impressos e avisos aos moradores, e, caso necessário, conte com auxílio jurídico para condomínios.

Previsão orçamentária e fundo de reserva

Em complemento ao tópico anterior, tanto a previsão orçamentária quanto o fundo de reserva são realizados pelo síndico e aprovado pelos condôminos na assembleia.

Aqui, é vital que as taxas de aumento e os salários não sejam deixados de lado. Já para o fundo, a porcentagem é definida na convenção.

Ele será usado para possíveis imprevistos, como quando há a necessidade de alguma reforma no condomínio ou algum item precisa de conserto.

Segurança nas entregas

Para evitar a entrada de pessoas estranhas no condomínio, recomende aos moradores que a entrega de encomendas, compras, alimentos, entre outros, sejam realizadas na portaria.

Isso ajuda a manter a segurança do local, principalmente quando os porteiros e seguranças estão devidamente capacitados para realizar o controle de acessos.

Organização da coleta de lixo no condomínio

Além da coleta individual em cada apartamento, é ideal que latas de lixo sejam espalhadas pelas áreas de uso comum, sendo que para uma gestão sustentável, uma dica é implementar latas específicas para coleta individual de recicláveis e não recicláveis.

Caso necessário, conte com o auxílio de uma empresa de limpeza de condomínio para que o lixo receba o destino adequado.

Crianças no condomínio

Em todo condomínio há crianças, sendo necessário haver um espaço em que elas possam brincar, especialmente no período de férias.

Uma opção é construir uma brinquedoteca, ou até mesmo um parquinho no jardim. Nesse sentido, tenha em mente que o gasto é pequeno, mas o benefício é grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *