Você sabe o que é um pergolado de madeira? Além de ser um elemento para a decoração de jardins e halls de entrada de residências, essa estrutura, feita com pilares de madeira ajuda na iluminação do ambiente e é uma peça muito agradável.

Na prática, os projetos de construção e arquitetura, geralmente recomendam que esse item seja colocado no teto desses ambientes, mas podem haver variações conforme os elementos complementares de decoração.

Mas não basta escolher a madeira para pergolado ideal, é preciso instalar esse acessório da forma correta para que a sua função estética seja cumprida.

Geralmente esse serviço é feito por profissionais especializados na decoração, mas se você quer saber mais sobre como funciona a instalação e o que não pode faltar para ter uma estrutura bonita e funcional, esse artigo é para você!

Formato do pergolado x instalação

A instalação desse acessório pode ter orientações específicas conforme o formato da madeira para pergolado.

Madeiras como Ipê e Cumaru, por exemplo, são as mais indicadas para a montagem dessa estrutura e fáceis de instalar em qualquer modelo.

Ao escolher esse material, você deve analisar não só o estilo da madeira, como também as condições do material, a partir das seguintes análises:

  • A madeira está empenada ou torta?
  • As peças são certificadas?

A partir disso, você já tem uma noção se a madeira é capaz de resistir às intempéries do clima.

Afinal, se elas forem colocadas em uma varanda ou no jardim, ficarão a céu aberto e precisarão resistir as mais diversas temperaturas.

É a partir do formato, da cor e da espessura que você consegue escolher o melhor Pergolado de madeira preço e a escolha faz toda a diferença na hora da instalação.

Medidas exatas x instalação do pergolado

Após a escolha da madeira, é hora de escolher as ferramentas certas para instalar a estrutura, sem errar.

De acordo com especialistas no assunto, as medidas das madeiras devem ser feitas cuidadosamente. Não existe um pré-requisito específico para a montagem do pergolado de madeira, mas especialistas em paisagismo recomendam que o espaço de instalação tenha em uma média 6,00 m ² de área e 2,00 m de altura.

Para se certificar dessas medidas, você pode usar algumas ferramentas como lixas e réguas.

Não esqueça também de usar produtos como verniz ou impermeabilizante para deixar a superfície lisa. Esses cuidados são essenciais para você ter um pergolado perfeito, pois:

  • Madeiras uniformes são esteticamente mais agradáveis;
  • Fica mais fácil encaixar as estruturas;
  • Medidas exatas facilitam o acabamento;
  • Proporciona maior segurança para a estrutura e pessoas;
  • Previne que a madeira se desgaste por intempéries ou e o ataque de pragas.

Marcações da madeira e encaixe

Após escolher a Madeira para pergolado certa e lixar as ripas, é preciso prepará-las para um encaixe perfeito.

Você pode usar barbantes para marcar as vigas no chão que vão estruturar as sapatas (estrutura da fundação) de concreto. É importante que as marcações estejam alinhadas às medidas do seu projeto.

Para reforçar a segurança da estrutura, projetistas recomendam que a sapata tenha no mínimo 60 cm de profundidade. Vale frisar que essa estrutura deve ser feita em todas as vigas.

Após esse procedimento, é hora começar o encaixe e a fixação da madeira dentro da estrutura.

Esse passo é feito depois da sapata estar devidamente seca e firme, para evitar que a madeira fique mole.

Para fixar as colunas, mais uma vez é preciso verificar o alinhamento da madeira, pois depois que o pergolado madeira estiver pronto, não é possível corrigir defeitos sem derrubá-lo. Argamassa e cascalho são materiais de construção que ajudam nessa fase.

Ainda pensando no nivelamento da estrutura, você deve fixar as vigas de madeira no formato de T. Os caibros por sua vez, devem ser encaixados em cima das vigas no formato L.

Para facilitar esse processo, você pode usar uma broca de madeira que serve para marcar os pontos de encaixe e reforçar a estrutura.

Acabamento do pergolado

Uma das partes mais esperadas é o acabamento do Pergolado de madeira preço. Como citamos no início do post, essa estrutura é uma combinação perfeita para espaços externos como jardins e quanto mais criativo o projeto, mais bonito o resultado.

Você pode fazer uma cobertura com bambus, plantas, palha ou vidro. Sem dúvidas, esses elementos vão destacar ainda mais seu ambiente e o pergolado madeira.

Se você gostou das dicas e quer dar uma inovada no ambiente, optar por essa estrutura é uma ótima escolha, pois ela é uma peça decorativa que valoriza o seu projeto e, além de proteger as áreas do projeto de forma adequada, é uma combinação perfeita para quem gosta de paisagismo.