Os arames são caracterizados como fios feitos em latão, ferro ou cobre e, normalmente, utilizados para fazer cercas. Existem alguns tipos de arame e cada um é utilizado para exercer uma função.

O uso do arame farpado

Um modelo comumente utilizado para delimitar territórios, é o arame farpado para cerca, esse tipo foi inventado no século XIX nos Estados Unidos.

E tinham um maior poder de reter o gado dentro dos limites das fazendas, apesar de causar diversos acidentes.

Posteriormente, foram feitas novas adaptações até chegar no material que conhecemos hoje como, por exemplo, a utilização de dois fios.

O arame farpado foi também símbolo de guerras, tendo suas aplicações desde o fim do século XIX, por militares britânicos.

Hoje em dia, ele é muito usado para proteger instalações de vários tipos e fronteiras, além de limitar ambientes.

Quando utilizar o arame laminado?

Existem diversos outros modelos de arame, que servem para delimitar e proteger os territórios de invasões, é o caso do arame laminado, popularmente conhecido como ouriço.

Esse arame forma uma rede, feita com tiras metálicas e pontas afiadas, sendo mais eficiente que o arame farpado para essa finalidade.

Pois é muito mais afiado que o farpado tradicional. As múltiplas pontas, são projetadas para causar cortes profundos a qualquer um que tente ultrapassar a cerca.

O arame laminado vem substituindo o modelo farpado nas instalações de segurança, já que o modelo farpado pode ser ultrapassado com maior facilidade.

Ultrapassar as barreiras de arame laminado sem utilizar ferramentas, é uma tarefa quase impossível, além de ser demorada.

A instalação do arame galvanizado

Mas, não é só para impedir a passagem de pessoas e animais, que serve os arames, um tipo muito comum utilizado no nosso dia a dia, é o arame galvanizado preço que varia de fornecedor para fornecedor.

O processo de galvanização, reveste o arame com uma liga de zinco, proporcionando ao produto maior resistência à oxidação, além de esteticamente conferir um brilho maior ao material.

Eles podem ser utilizados em muitas aplicações domésticas, na construção civil, agricultura, indústria ou até mesmo pela agropecuária.

Na construção de cercas eletrificadas, em substituição do arame farpado, quando não se deve ferir o couro do animal.

Esse tipo de arame é versátil e altamente resistente, existem também alguns modelos que possuem uma capa de PVC para uso especial, como em varais de roupa.

Outros modelos utilizados na construção civil

Existem diversos tipos de arame para uso comercial e industrial, conheça alguns modelos e a sua utilização.

Os arames podem ser classificados pela sua forma, composição química ou pelas suas aplicações comerciais. Conheça a seguir alguns modelos encontrados no mercado:

  • Arame farpado: indicado para contenção de animais em pastos e para delimitar espaços urbanos como quintais, lotes e obras;
  • Concertina simples: feita em material plano, é muito utilizada para proteção de locais onde a largura não pode ultrapassar as dimensões do muro ou da cerca;
  • Arame liso: possui uma alta maleabilidade, ideal para contenção e proteção do gado e delimitação de áreas rurais;
  • Arame revestido: recebem uma camada de PVC para aumentar sua vida útil, garantindo maior proteção contra a corrosão;
  • Arame recozido: é utilizado em armações na construção civil, devido ao seu alto grau de maleabilidade;
  • Arame MIG: feitos para o processo de soldagens, através do processo de fio de arame, destaca-se pela versatilidade, resistência e durabilidade;
  • Arame ovalado: de alta resistência e maleabilidade, é indicado para cercas que abrangem uma grandes área.

Além da agropecuária e a indústria de segurança, os arames podem criar diversas formas e objetos, pesquise sobre como você pode utilizar o arame com criatividade em diversos locais.

Não é só para as cercas, tela galinheiro ou para soldagem que servem os arames, eles podem ter diversas finalidades como, por exemplo, a criação de peças de artesanato.

É muito comum encontrar peças prontas, feitas em arame em lojas de decoração, os objetos decorativos com arame podem ser bonitos e deixar o ambiente bem mais moderno.

Ele pode ser encontrado em diversas cores e também, em diferentes espessuras que oferecem mais leveza ou durabilidade ao material.

Existem diversos trabalhos artesanais feitos com arame, dentre eles; bijuterias, enfeites, luminárias, letreiros, entre outros.

O arame é um material leve, fácil de trabalhar e pode criar peças que encantam pelo charme e a beleza.

Desta forma, é possível utilizar o arame, além na construção civil, em diversos objetos e estruturas. Por isso, pesquise e encontre fornecedores confiáveis.